RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Em nota, Secretaria de Saúde explica fechamento da UTI do Hospital Infantil Juvêcio Matos

Desde quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou nota informando o fechamento da UTI do Hospital Infantil Juvêncio Matos até esta segunda-feira, 31. O secretário Ricardo Murad (foto), que assina a nota, culpa a Prefeitura de São Luís pelo problema.

Ele informa que um recém-nascido com quadro de varicela neonatal, associada a outras doenças altamente contagiosas, foi encaminhado pelo Hospital da Criança, administrado pela prefeitura, ao Juvêncio Matos por volta das 2h20 sem os procedimentos de praxe, o que teria gerado a contaminação da UTI. Leia a íntegra:

NOTA OFICIAL – SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que a UTI do Hospital Infantil Juvêncio Matos ficará interditada até a segunda-feira (31 de outubro) por ter sido contaminada, em função da internação indevida de um paciente recém-nascido, encaminhado irregularmente pelo Hospital da Criança, da Prefeitura de São Luís, às 02h20 (madrugada) do dia 25 de outubro de 2011, apresentando um quadro de varicela neonatal infectada, associado a estafilocóccia, pneumonia, septicemia, fasceite necrotizante em coxa direita e insuficiência respiratória aguda.

A SES esclarece que a internação não atendeu aos protocolos exigidos para esse tipo de encaminhamento. O recém-nascido foi encaminhado sem que a Central de Regulação da Prefeitura de São luís solicitasse o leito à Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com as normas estabelecidas para esse tipo de ocorrência.

Diante da gravidade do caso, imediatamente todos os pacientes internados na UTI receberam profilaxia com imunoglobulina anti-varicela, conforme protocolos de infectologia pediátrica. Todas as medidas de isolamento foram prontamente estabelecidas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, determinou de imediato o afastamento dos funcionários envolvidos no caso e a abertura de sindicância para apurar as responsabilidades e falhas no sistema de regulação.

São Luís, 27 de outubro de 2011 .

Ricardo Murad
Secretário de Estado da Saúde.

Um comentário:

  1. Nota de esclarecimento :A criança de 13 dias de vida foi internada após ter sido solicitado leito pelo CRONP(Central de Regulação Obstétrica, Neonatal e Pediátrica ). Não passou pelo Hospital da Criança, veio diretamente do interior do Estado. À admissão ,a criança estava em estado grave , em insuficiência respiratória, foi admitida na UTI , isolada e suspeitado clinicamente de tratar-se de varicela. Administrado Imunoglobulina anti-varicela em todas as crianças internadas na UTI e suspensas as internações até segunda ordem ( respeitando período de incubação da doença)!Comunicada a direção do Hospital e SES. Todos os procedimentos médicos foram absolutamente corretos, éticos e responsáveis! A vida da criança ( que é o mais importante) e o seu direito de receber assistência médica foram resguardados!

    ResponderExcluir

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...