RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Criação de mais vagas impulsiona candidaturas a vereador

Plenário da Câmara de São Luís
Já era esperado que as eleições municipais de 2012 tivesse um crescente nas candidaturas a vereador em todo o Brasil. Isso se deve a decisão do Congresso Nacional, que em 2009, alterou a Constituição Federal, permitindo um maior número de cadeiras nos Legislativos Municipais.

Só para se ter uma ideia, a ampliação nas Câmaras de Vereadores cresceu em 5.045 vagas em todo o país, com relação ao pleito de 2008. Também estão no páreo 87 mil candidatos a mais do que na eleição municipal passada.

Especialistas afirmam que esse aumento no número de cadeiras nas Câmaras Municipais chamaram a atenção para que outras pessoas pudessem lançar suas campanhas nas ruas.

Nas cidades em que a Câmara cresceu, o número médio de candidaturas subiu 45%. Nos municípios sem aumento de vagas, a alta foi de 19%. Também pode ter pesado no crescimento de candidaturas a evolução nos últimos anos dos salários de vereador, que subiram na esteira dos reajustes do Congresso.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, as novas vagas são a maior razão do boom dos candidatos. Com mais cadeiras no Legislativo cresce também o teto dos candidatos que cada partido pode inscrever. Uma coligação pode candidatar duas vezes a quantidade.

Pelo visto, o eleitor terá mais alternativa para escolher seus representantes para os próximos quatro anos no Legislativo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...