Rádio Web Conexão

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Secretário afirma que Socorrões não recebem pacientes e UPAs estão sobrecarregadas

Secretário Ricardo Murad
O secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, esteve reunido ontem, no Hospital Geral, com diretores das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de São Luís e do Hospital de Alta Complexidade Taquínio Lopes Filho (Hospital Geral), que relataram à procuradora federal dos Direitos dos Cidadão, Ana Karizia Teixeira Nogueira, a sobrecarga da rede de saúde pública estadual.

Segundo Ricardo Murad, isso ocorre devido a ocorrência de absorção da demanda de pacientes que não estão conseguindo atendimento em hospitais de urgência mantidos pelo município, os Socorrões I e II.

Ricardo Murad destacou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) teve de suspender cirurgias eletivas realizadas no Hospital Geral para que fossem instalados 10 leitos de enfermaria para atender pacientes vítimas de traumas que não conseguiram atendimento na rede de saúde pública municipal.

"Os Socorrões I e II não têm médicos, remédios e estrutura para atender. E as UPAs estão absorvendo a demanda de pacientes, porque não podem se negar a prestar atendimento médico", informou o secretário Ricardo Murad.

A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Ana Karizia Teixeira Nogueira, afirmou que segundo foi exposto pelo secretário Ricardo Murad, as UPAs estão tendo de absorver pacientes com classificação de risco vermelha, demanda que não é de sua competência.

"A Secretaria de Saúde ficou de nos enviar um relatório sobre a sobrecarga no atendimento das UPAs por causa do encaminhamento de pacientes dos Socorrões. Vamos analisar a situação e não descartamos a possibilidade de uma ação judicial do Estado contra o Município, caso a situação não seja resolvida extrajudicialmente", declarou a procuradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...