Rádio Web Conexão

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Professores denunciam ex-prefeito de Turiaçu ao Ministério Público e Polícia Federal

Professores da rede municipal de Turiaçu deram entrada com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão contra o ex-prefeito Raimundo Nonato Costa Neto, o Costinha, por desvio de recursos e má aplicação de verbas de programas federais que deveriam ser aplicados na educação do município.

Segundo os educadores, o ex-gestor teria desviado recursos dos programas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Mais Educação, que tem por finalidade dar assistência financeira às escolas públicas da educação básica dos municípios.

De acordo com depoimento do professor Raimundo Henrique Costa ao MPF, o ex-prefeito de Turiaçu era quem determina com os recursos eram empregados, sempre direcionando a compra a empresas de seu interesse pessoal. “Sem que houvesse cotação de preços ou processos licitatórios, os gestores escolares eram arrebanhados em reuniões para assinarem os cheques em branco, com a finalidade de aplicação indevida das verbas ou o beneficiamento de terceiros, que sequer entregavam as matérias adquiridas, violando o interesse público”, declarou.

Conta ainda na representação ao Ministério Público Federal que dentre as firmas beneficiadas com o preenchimento dos cheques em branco estava a J.M.Furtado Naziazeno, que teria participado diretamente dos ilícitos. Esse procedimento ilícito fora, inclusive, denunciado perante um membro do Ministério Público da comarca de Turiaçu através do Ofício nº 01/2013, pelo ex-gestor da escola municipal Articlinio Gonçalves, unidade escolar do povoado Porto Santo, no município de Turiaçu.

Na representação o MPF destaca que o ex-gestor incorreu em crimes de improbidade administrativa, gerando “prejuízo irreversível” ao patrimônio público e em última análise à sociedade do município, pois os objetivos perseguidos pelo programas federais PDDE e Mais Educação foram frustrados em patente ilegalidade.

A professora Maria do Socorro Cardoso Sousa também confirma as denúncias contra o ex-prefeito e pede ao Ministério Público a instauração de competente procedimento investigatório. “Diante do que foi exposto, está demonstrada a presença de fortes indícios de lesão ao erário”, frisou.

As denúncias também foram formuladas à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão contra o ex-prefeito Costinha. A Polícia Federal deve investigar o caso para saber se houve ou não desvio de verbas federais. Em documento a PF destaca que os indícios apontados são fortíssimos e devem ser tomadas providências urgentes, ante a ofensa ao patrimônio público do município de Turiaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

"Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional", disse nesta s...