Rádio Web Conexão

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Mais três empresários depõem à CPI dos Combustíveis

Mais três empresários depuseram na tarde desta quinta-feira (24) na Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa. A CPI investiga as causas do aumento na gasolina em postos de São Luís. Para o deputado que preside a comissão, Othelino Neto (PCdoB), as testemunhas ouvidas até agora confirmam a suspeita de formação de cartel na capital maranhense.

No terceiro dia de depoimentos de testemunhas à CPI dos Combustíveis o tom dos depoimentos foi o de que o mercado é regulado pelos preços “do vizinho” e de é um negócio sem prosperidade e fadado ao fracasso. Os três foram multados em R$31 mil no ano passado, após o Ministério Público ter confirmado a existência de cartel em 2011.

O primeiro a depor foi Carlos Moacir Lopes Fernandes. Dono de apenas um posto na capital, o empresário chegou a afirmar aos deputados que o posto era uma desgraça em sua vida. Sua família o criticava pelo negócio mal sucedido. Moacir disse que não participava de acerto de preço e que se baseava nos concorrentes da área. Ele chegou a propor a venda a quem estivesse interessado em pagar o mesmo preço pago por ele, quando da compra do estabelecimento.

Em seguida, foi a vez de Thiago Morais Lima, sócio-arrendatário em três postos e cuja atuação no ramo é de aproximadamente 10 anos. A exemplo de seu antecessor, Thiago disse que seus preços são baseados conforme seu concorrente direto. Ele desconheceu a prática de cartel, mesmo com o deputado César Pires, relator da CPI, lendo trechos de conversas suas acertando valores de gasolina, Ele disse que não se recordava dos diálogos e que assinou o acordo proposto pelo MPMA “inocentemente”.

O terceiro, e último empresário, a depor foi Herbeth de Jesus Costa dos Santos. Ele também é sócio-arrendatário em dois postos e além de afirmar que não participa de cartel,não acredita na prática do crime na cidade. Para ele, o fato de, praticamente todos os postos, terem aumentado seus valores de forma simultânea se deve a uma “coincidência”.

Para o deputado Othelino Neto, até agora, nenhum dos depoimentos de empresários foi capaz de mostrar que o mercado seja livre. Ao contrário, o parlamentar acredita que as versões para a alta apresentadas só confirmam a tese que originou a proposição da CPI. “Nenhum deles (empresários) pode mostrar que não há cartel. Todos os depoimentos só mostraram que os indícios são fortes.”

Sobre as contradições nos depoiemtos prestados nesta CPI e durante a investigação do MPMA, o parlamentar foi enfático. “A CPI está sendo assessorada também pelo MPMA. A investigação de 2011 não é alvo desta comissão, mas ela auxilia em seu entendimento,” finalizou.


Nesta sexta-feira (25) são esperados mais dois empresários e, na próxima semana devem depor o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combutíveis,Orlando dos Santos e seu antecessor no cargo, Dileno de Jesus Tavares. Os dois já deveriam ter prestado depoimento à CPI, porém problemas de saúde impossibilitaram a presença de Orlando dos Santos à comissão. Dileno Tavares não justificou sua falta e caso não compareça a próxima sessão, será conduzido à força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira, 26, o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do En...