Banner da Prefeitura de São Luís

Banner da Prefeitura de São Luís

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cresce o número de mulheres candidatas a cargos proporcionais no Maranhão

É cada vez crescente o quantitativo de mulheres interessadas em ocupar vagas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal no Maranhão. Segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quase triplicou o número de postulantes aos cargos legislativos no estado, enquanto que, em 2010, apenas 94 pessoas do sexo feminino haviam demonstrado interesse de participar de forma mais efetiva da política, neste ano, este total chegou a 223. Os dados levam em consideração todos os cargos em disputa entre os anos de 2010 e 2014.

A maioria das mulheres, em termos percentuais, pleiteia uma vaga no legislativo estadual: são 146 contra 390. Já as interessadas em compor a bancada federal são 72, enquanto que os homens são 184.Comparando os mesmo cargos entre as duas eleições majoritárias, há um claro aumento. Em 2010, apenas 61 mulheres tentaram eleger-se ao parlamento estadual e, na esfera federal, um número ainda menor: 21.

O abismo entre os percentuais de homens e mulheres candidatos não existe quando se é observado o gênero do eleitorado maranhense. Ainda segundo o TRE, dos pouco mais de 4,3 milhões de eleitores, 2,2 milhões são mulheres. Homens compõem 2,1 milhões de eleitores. O que corresponde a uma relação de 50,9% de mulheres, contra 48,9% de homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário