Rádio Web Conexão

sábado, 21 de março de 2015

Deputada constata superlotação nas UPAs

A deputada Andrea Murad (PMDB), titular da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, visitou a UPA do Itaqui Bacanga na quinta-feira (18), e ficou impressionada com a quantidade de doentes que superlotam a unidade.

Segundo a parlamentar, a calçada da UPA continua servindo de assentos para quem busca atendimento. Andrea relatou, ainda, que ao entrar na recepção, o espaço estava completamente lotado e em muitos momentos, a triagem era feita na própria recepção.

"Vi o desespero de muitos pacientes por causa da demora no atendimento. Superlotada, com pacientes aguardando atendimento sentados na calçada, recepção alagada, pacientes tomando soro em pé nos corredores, mais de 7 horas de espera e crianças quase convulsionando de febre na porta dos consultórios. Para minha tristeza, uma situação totalmente diferente do que eu vi ano passado quando visitei a mesma UPA. Infelizmente as Upas estão virando Socorrao", avaliou Andrea Murad.

A deputada falou também sobre a existência de salas onde o piso está infiltrado e que, na ala de classificação de risco, onde acontece a aferição da pressão e da temperatura, os doentes estavam em pé, sendo que uma delas, estava envolta de cobertores sem ter onde sentar. Por conta da situação, a deputada solicitou uma cadeira para a paciente.

A direção da UPA explicou que a unidade atende com plantão 2 clínicos gerais, 2 pediatras e 1 médico intensivista, chegando a receber até 600 pessoas por dia. Ao se reunir com a diretoria, a deputada lamentou que a qualidade no atendimento tenha caído consideravelmente e disse que que pretende estar mais perto das demandas da saúde até para cobrar do governo o que vem presenciando nas unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dino quer ouvir Congresso sobre suposta ilegalidade em emendas do orçamento secreto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino , concedeu nesta sexta-feira, 19, prazo de 15 dias para o Congresso Nacional se ma...