banner prefeitura

banner prefeitura

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeita 'ostentação' de Bom Jardim é destaque internacional


Se a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), queria chamar a atenção de todos, ela conseguiu. Tanto que passou a ser destaque internacional. No último domingo, 30, a página eletrônica da BBC News de Londres destacou a procura da Polícia Federal pela prefeita: “Prefeita brasileira que comanda cidade via WhatsApp é procurada por corrupção”, destaca a manchete.

“Uma prefeita no Brasil está foragida após ter sido acusada por desviar fundos do sistema escolar e comandar a cidade remotamente, por meio do WhatsApp. Lidiane Leite, 25, vivia uma vida de luxo na capital do Estado do Maranhão, disseram os promotores. Eles dizem que seu único contato com sua cidade, Bom Jardim, foi através de mensagens diárias WhatsApp para o seu gabinete”, informa trecho inicial da reportagem.

A BBC destaca, ainda, a eleição precoce, “em seus 20 e poucos anos”; a inexperiência de Lidiane; e o caos na cidade. “O sistema de ensino da cidade já era precário e, agora, entrou em colapso. Os professores não estão sendo pagos”, diz a reportagem, que finaliza situando o leitor que o “Maranhão, no Nordeste do Brasil, é um dos Estados mais pobres do país”.

A procura pela prefeita Lidiane Leite também foi destaque em outros meios na Inglaterra e Estados Unidos. A edição eletrônica de Telegraph publica nesta segunda-feira (31): “Polícia brasileira à procura de prefeita de 25 anos acusada de corrupção e que comandava cidade pelo WhatsApp”.

Disputa interna no PSB acirra clima entre aliados do governo

Senador Roberto Rocha
Secretário Bira do Pindaré

Ganha atenção especial a disputa interna nas hostes do PSB entre o senador Roberto Rocha e o secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré. No fim de semana, as tensões na sigla se acirraram durante a realização do Encontro Estadual do partido.

É que de um lado, o senador Roberto Rocha espera ter seu nome chancelado para disputar uma eventual campanha a prefeito de São Luís. No entanto, o secretário Bira também aguarda ser guinchado à condição de eventual candidato ao cargo majoritário.

A briga interna na sigla promete ter desfechos inusitados. Vale aguardar novos desdobramentos, já que os dois políticos fazem parte da base aliada do governo Flávio Dino.

Edivaldo terá militância forte do PDT em 2016

Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e o deputado federal Weverton Rocha, irão marchar unidos no PDT
Sem dúvida a ida do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, para o PDT foi o marco histórico de largada na disputa para a campanha à reeleição em 2016. Sua filiação na nova legenda dará mais autonomia para um partido que se encontrava no ostracismo político desde o falecimento do ex-governador Jackson Lago.

A ida de Edivaldo para as hostes brizolistas começa a incomodar os adversários políticos que também pretendem entrar na corrida sucessória ao Palácio La Ravardière, sede do governo municipal na capital maranhense. O PDT também foi palco, na sexta-feira passada, 28, para a filiação de outros 18 prefeitos maranhenses e diversos vereadores.

Edivaldo foi vereador de São Luís por dois mandatos e deputado federal pelo PTC, tendo chegado à Prefeitura em 2012, tornando-se o mais novo ocupante do cargo para o qual se elegeu com o apoio do PDT. 

Em seu discurso de filiação no PDT, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior exaltou as origens do partido. "Não tem como falar do PDT sem lembrar de líderes como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Jackson Lago, que sempre defenderam essa bandeira. E foi com essa militância que o partido cresceu e fez história. Agora, é PDT", exaltou Edivaldo, aplaudido pela Juventude do partido.

Rose Sales anuncia saída à francesa do PP


A vereadora Rose Sales (foto) informou nesta segunda-feira, 31, na tribuna da Câmara de São Luís, que não se encontra mais nas fileiras do Partido Progressista (PP) por questões meramente "éticas". A afirmativa foi feita da tribuna da Casa durante o horário regimental do Pequeno Expediente.

Apesar disso, a parlamentar ressaltou não ser uma mulher covarde e que manterá seu propósito de disputar uma pré-candidatura à Prefeitura de São Luís. "Brevemente todos irão saber qual o novo partido que iremos ficar. Fazemos política por convicção, sempre estando ao lado do povo e não por quem esteja no poder", declarou.

Rose Sales se elegeu vereadora por duas vezes pelo PCdoB do governador Flávio Dino, tendo deixado as hostes comunistas para se filiar no PP comandado pelo deputado Waldir Maranhão, que é um dos parlamentares investigados na Operação Lava Jato da Polícia Federal. 

Há quem diga que a nobre parlamentar pode vir a se filiar no Partido Verde (PV), sob as bênçãos do deputado estadual Adriano Sarney.

Prefeita continua brincando com a cara da Polícia Federal

A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP/foto) continua foragida e nesta segunda-feira, 31, faz 12 dias que ela abandonou o município. Na sexta-feira passada, 28, a Justiça deu posse à vice-prefeita Malrinete Gralhada (PMDB), no Fórum de Bom Jardim. 

Pela Lei Orgânica do município, o gestor municipal não pode se afastar por um período superior a dez dias sem o consentimento da Câmara de Vereadores, fato que poderia culminar na cassação do mandato de Lidiane. 

Com a posse de Malrinete Gralhada este dispositivo legal não tem mais efeito. “Nós estávamos esperando passar esse prazo para cassar o mandato de Lidiane Leite, mas a Justiça se antecipou e deu posse à vice-prefeita. A meu ver essa medida, provocada pela própria vice-prefeita, não foi boa, foi precipitada”, disse o presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jardim, Aarão Silva (PTC).

A posse foi dada a Malrinete Gralhada pelo juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca. “O uso da câmara é político, não sei se eles iriam caçar o mandato da Lidiane ou não. A vice-prefeita procurou a Justiça e nós acatamos seu pedido por entender que a cidade estava sem um governante”, disse o magistrado.

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, na quinta-feira passada, 27, duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedido de liminar, que pedem a indisponibilidade de bens e o afastamento de Lidiane Leite do cargo da prefeita de Bom Jardim.

Ainda na sexta-feira, 28, o advogado de defesa de Lidiane Leite, que havia assumido o caso informou  que estava se desligando do caso. O advogado Carlos Sérgio de Carvalho justificou dizendo que o escritório foi contratado exclusivamente para a impetração de habeas corpus perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). "O que foi efetivamente realizado, não nos tendo sido informado seu paradeiro, pois nossa intervenção era estritamente jurídica”, disse.

Com informações do G1 MA

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Advogado diz que problemas no sistema penitenciário está na falta de concurso

O advogado João Damasceno (foto), um dos grandes criminalistas atuante na justiça maranhense, disse hoje que o governador Flavio Dino (PCdoB) precisa intervir pessoalmente no Sistema Penitenciário do Estado. 

Se realmente existe um compromisso de efetivamente se fazer mudanças com transformações para melhorar todo o sistema e de um modo especial o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, precisa-se acabar com seletivos, o que nada mais é  uma terceirização em que o próprio Estado, contrata pessoas sem qualificação adequada, lhes paga um salário muito aquém dos servidores públicos que estão nas unidades prisionais e naturalmente concorre para a criação de problemas de diversas ordens. 

Os exemplos do passado recente servem como referências, e de maneira alguma se pode insistir em ações idênticas que destruíram a imagem do Maranhão em todo o mundo, em que o Estado ainda é referência de violência dentro dos cárceres.

João Damasceno, bastante conhecido nos meios jurídicos e políticos como “Bazar”, diz que a solução para o Sistema Penitenciário do Maranhão, está primeiramente em acabar com a superlotação e a realização de concurso público para no mínimo 600 agentes e inspetores penitenciários. 

Há necessidade urgente resolução dos problemas insalubres, com respeito aos direitos e dignidade humana de todos os presos indistintamente.  Nenhum preso será ressocializado encarcerado, e em condições desumanas, dai que o governador Flavio Dino, que já foi magistrado e tem conhecimento da problemática brasileira e mundial poderá fazer importantes transformações no Maranhão, registrou o advogado João Damasceno.

Do blog do Aldir Dantas

Vereador do PSB vistoria obras da prefeitura

Vereador Roberto Rocha Jr vistoria obras de pavimentação

Após solicitação do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está realizando serviços de recuperação asfáltica em vários bairros da capital. O parlamentar já havia solicitado ações de melhoria na infraestrutura do bairro Vila Vicente Fialho e região próximas, que contempla principalmente a Rua do Aririzal.

Além da Rua do Aririzal, Rocha Júnior também conseguiu junto à Semosp a recuperação das ruas Deputado Luiz Rocha, Coronel Eurípedes Bezerra II, Laerte Santos, Rua Principal e a Avenida Brasil, todas localizadas no bairro Vicente Fialho. Os recursos para recuperação das ruas foram obtidos por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF).

Roberto Rocha Júnior, que também é morador do bairro, afirma que a pedido da própria comunidade, já havia encaminhado vários requerimentos na Câmara Municipal solicitando melhorias de infraestrutura para ruas da Vicente Fialho e adjacências. Ele disse que recentemente reiterou o pedido ao secretário da Semosp, Antonio Araújo, para que essas ruas fossem contempladas com os serviços de asfalto que a Prefeitura iniciou nos principais bairros de São Luís.

 “Além das solicitações feitas na Câmara Municipal, nas reuniões que tive com o secretário da Semosp Antonio Araújo, relatei as dificuldades enfrentadas pelos moradores da Rua do Aririzal e do bairro Vicente Fialho, devido aos problemas de falta de infraestrutura das ruas. Ele atendeu o nosso pedido e hoje a comunidade já está sendo beneficiada com o asfalto que começou nessa região, mas que se estenderá para os outros bairros de nossa cidade”, disse.

 De acordo com o secretário da Semosp, Antonio Araújo, a pedido do vereador, as ruas que interligam grandes avenidas receberão também nova iluminação e serviços de drenagem.

“A reestruturação dessas ruas é uma demanda antiga do vereador Roberto Rocha Júnior, que está sempre buscando levar benefícios para a população de São Luís. Ele solicitou a recuperação delas ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, e o prefeito determinou que o pedido dele fosse atendido”, afirmou.

Feriado bancário nesta sexta-feira no Maranhão


Os consumidores que têm contas a pagar vencendo nesta sexta-feira, 28, podem fazer sem susto na próxima segunda-feira (31). É que as instituições bancárias estarão fechadas em todo o Maranhão devido ao feriado bancário instituído pela Lei Estadual nº 10.100 de 2014. 

Conforme o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), não haverá expediente nas agências e postos bancários nesta sexta-feira, e informa que já enviou ofício comunicando sobre o feriado aos bancos e à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Mesmo no feriado, canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente.

Polícia Federal de 'boca aberta' esperando Lidiane


Será que a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), deve se apresentar nesta quinta-feira, 27, na sede da Polícia Federal do Maranhão? Isso porque a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o pedido de habeas corpus da gestora. 

Ela está foragida desde quinta-feira passada, 20, quando foi decretada sua prisão preventiva em desdobramentos da Operação Éden, que investiga fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares.

Prefeita Lidiane Leite
A defesa da prefeita, que é feita pelo advogado Carlos Sérgio de Carvalho, protocolou desde a última terça-feira, 25, pedido de habeas corpus, solicitando a revogação da prisão preventiva da prefeita ao STJ. A estratégia pretendida era avaliar o melhor momento para que ela preste seu depoimento à Polícia Federal.

“Vamos apresentá-la o mais rápido possível, pois ela se considera injustiçada e nós entendemos que não há elementos para o pedido de prisão preventiva, mas a ministra entendeu de outra maneira. Agora nos resta acatar a decisão e traçar a melhor estratégia”, disse o advogado.

Caso Lidiane permaneça foragida e não se apresente no município de Bom Jardim até o próximo domingo,30, ela pode perder o mandato, pois a legislação municipal vigente não permite afastamento do prefeito por um período superior a 10 dias.

Quem deve ser empossado no cargo é a vice-prefeita Malrinete Gralhada (PMDB).

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Defesa da 'prefeita ostentação' aguarda revogação da prisão


O advogado Carlos Sérgio de Carvalho, que defende a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (foto), aguarda apenas a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o pedido de habeas corpus protocolado na terça-feira, 25, solicitando a revogação da prisão preventiva da gestora.

Na tarde desta quarta-feira, 26, o advogado dela terá uma audiência com o ministro relator do caso para apresentar seus argumentos. “É uma prisão desnecessária já que Lidiane não põe em risco as investigações”, disse o advogado.

A prefeita está foragida desde quinta-feira passada, 20, quando foi decretada sua prisão preventiva em desdobramentos da Operação Éden da Polícia Federal, que investiga e fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares.

Ela é investigada também por transferências da conta da prefeitura para sua conta pessoal no valor de R$ 40 mil  e por transferências para o advogado da prefeitura, Danilo Mohana, que somam mais de R$ 200 mil em pouco mais de um ano.

Edivaldo agora é 12


Julgamento interrompido no TSE dá fôlego à Dilma


A presidente Dilma Rousseff (PT) foi salva ontem, 25, pelo gongo. Isso porque a ministra Luciana Lóssio, ex-advogada eleitoral de Dilma, pediu vista e interrompeu o julgamento que pode levar à cassação do mandato da presidente e do vice, Michel Temer (PMDB).

Apesar disso, a ministra Maria Thereza Assis Moura, que é relatora do caso, negou seguimento à ação que questiona a legalidade da eleição de Dilma, considerando frágeis as provas apresentadas pelo PSDB do senador Aécio Neves.

No entanto, o caso voltou ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após recurso dos tucanos.

Os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves consideraram que a ação contra a chapa Dilma-Temer deve continuar na Justiça Eleitoral.

PDT se fortalece para as eleições de 2016

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (foto), praticamente já é o mais novo integrante do PDT. Basta apenas acontecer a solenidade oficial de filiação, que está marcada para sexta-feira, 28, na Patrimônio Show, no Centro Histórico da capital maranhense. Assim como o gestor da capital, o prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), secretários e vereadores devem migrar para a sigla brizolista.

Com a ida do prefeito Edivaldo para o PDT, quem sai perdendo é o PTC, sigla em que o gestor de São Luís começou na política, tendo sido eleito por duas vezes vereador da cidade e deputado federal, com mais de 100 mil votos conquistado nas urnas.

Corre nos bastidores que o PDT deve fechar aliança com o PCdoB do governador Flávio Dino para as eleições de 2016. A ideia é que na eventual campanha à reeleição, o prefeito Edivaldo tenha como companheiro de chapa um membro comunista, cujo nome mais cotado nesse momento é o do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Justiça determina retorno de Helder Aragão à Prefeitura de Anajatuba


O relator substituto da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Almeida Filho, determinou, na tarde desta terça-feira, 25, a recondução do prefeito Helder Lopes Aragão (PMDB/foto) à Prefeitura de Anajatuba. Ele havia sido afastado da administração municipal por 180 dias desde a sexta-feira passada, 14, por decisão liminar da juíza Mirella Cezar Freitas.

A decisão judicial favorável ao gestor municipal decorre de Agravo de Instrumento (Nº 41677-2015), com pedido de efeito suspensivo, interposto pela defesa do prefeito contra a liminar da magistrada, reconduzindo o gestor ao cargo no Executivo. “Diante de tais considerações, DEFIRO O PEDIDO DE EFEITO SUSPENSIVO postulado no vertente agravo de instrumento para suspender a decisão agravada e determinar o retorno imediato do Agravante ao cargo de prefeito municipal de Anajatuba/MA e às suas funções, tornando-se sem efeito todos os atos porventura praticados em razão do cumprimento da decisão agravada, até o final julgamento do presente recurso pelo órgão colegiado competente” 

Conforme parecer do relator substituto, fica constatada que as eventuais provas das práticas ímprobas atribuídas ao agravante (Helder Aragão) e aos outros citados no processo, já foram todas levantadas pelo Ministério Público Estadual (MPE). “A presente ação pelo órgão ministerial revela a injustificada permanência do afastamento do agravante (prefeito) do cargo eletivo”, justifica o juiz Luiz Gonzaga.

“Sempre me mantive tranquilo, acreditando na Justiça, diante de todo trabalho transparente que temos realizado no município em prol da população de Anajatuba”, declarou o prefeito Helder Aragão. Ele disse ainda que o seu retorno é uma vitória de todos aqueles que confiaram seu voto e nunca deixaram de acreditar na sua gestão. 

O prefeito ressaltou que com a sua volta ao cargo será dado o devido andamento às obras que estão em fase de conclusão no município. “Iremos intensificar ainda mais os serviços e obras nos quatro cantos de Anajatuba”, complementou o prefeito Helder Aragão.

Vereador do DEM pede correção de semáforos


O líder do DEM na Câmara de São Luís, vereador Sebastião Albuquerque (foto), apresentou requerimento solicitando que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) determine à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) a criação de uma equipe de fiscalização e correção de semáforos que apresentam problemas técnicos.

“É comum encontramos pela cidade semáforos com problemas de ordem técnica, como parados em determinada sinalização na cor vermelha, oscilação da luminosidade entre as cores ou então totalmente sem funcionar. Tudo isso causa grandes transtornos para os motoristas, além de contribuir para o aumento do índice de estresse”, disse o parlamentar democrata.

Sebastião Albuquerque destacou que com a providência os vereadores contribuem para a diminuição dos acidentes provocados pelo mau funcionamento dos semáforos. "Estamos fazendo a nossa parte de buscar soluções para os problemas estruturais que se apresentam no dia a dia da cidade e da saúde da nossa população”, frisou.

Me engana que eu gosto: "Ela sequer sabia do que estava acontecendo", diz advogado da prefeita de Bom Jardim

O advogado Carlos Sérgio de Carvalho (foto) disse que a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), está "depressiva, doente e sofrendo muito". A declaração do advogado se deve ao fato da gestora estar foragida desde quinta-feira passada (20), quando sua prisão foi decretada pela Justiça e agora, ela está sendo caçada pela Polícia Federal, acusada de desvio de recursos públicos do município.

De acordo com o advogado da prefeita, que assumiu a causa na última segunda-feira, 24, a decisão de se esconder da polícia não foi premeditada e que a gestora estaria assustada com a repercussão do caso na mídia. “Ela é uma jovem de 25 anos e se escondeu em um momento de pânico, sequer sabia exatamente o que estava acontecendo. Teve sorte de não ser localizada até agora”, disse.

Ele considera o caso delicado, porém, acredita que não haja argumentos suficientes para que seja decretada a prisão da prefeita. “Espero que a decisão seja revogada pela Justiça, mesmo porque, ela é absolutamente desnecessária e galgada em elementos produzidos unilateralmente. Esperamos que em pouco tempo os fatos sejam esclarecidos e as responsabilidades de cada um colocadas no seu devido lugar”, explicou o advogado Carlos Sergio.

Roseana Sarney faz planos para 2016


Deu no site da revista Veja, na coluna de Lauro Jardim, que a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB/foto), já estaria negociando uma eventual candidatura à Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro de 2016.

A coluna destaca ainda que o único problema momentâneo, é que a ex-governadora estaria enfrentando resistência dentro do próprio PMDB.

A resistência teria ligações com pesquisas internas da legenda que apontam fraca intenções de voto na capital, porém a ex-governadora já apareceu em pesquisas anteriores como citada em voto espontâneo dos entrevistados.

Vale aguardar!

Algo mais no PRTB de São Luís


Agora é pra valer! A apresentadora Paula Studart Quintas Lobão, mais conhecida por Paulinha Lobão (foto), já é a mais nova filada do PRTB em São Luís. Há quem diga que a comunicadora deve disputar, nas eleições de outubro de 2016, uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital maranhense.

Paulinha Lobão teve participação bastante efetiva na política, nas eleições ao governo do estado, no ano passado, quando seu esposo, o suplente de Senador, Edison Lobão Filho (PMDB), concorreu ao cargo majoritário. 

Na oportunidade, coube a Paulinha Lobão coordenar a campanha do marido, que perdeu para o atual governador Flávio Dino (PCdoB).

Agora, a apresentadora pretende "algo mais" da política.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Vereadora sente a traição do PP de Waldir Maranhão

Vereadora Rose Sales
A ex-comunista vereadora Rose Sales se mostrou traída pela direção do Partido Progressista (PP), comandado no Maranhão pelo deputado federal Waldir Maranhão.

Em entrevista nesta segunda-feira, 24, ao Programa "Câmara em Destaque", da Rádio Difusora AM, apresentado pelos jornalistas Adriana Nogueira e Mario Carvalho, a parlamentar deixou bem claro que está com o pé fora do PP.

Ela alega que se sentiu traída após o deputado Waldir Maranhão ter sentado à mesa com a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB). Essa sinalização favoreceria apenas a deputada Eliziane, que é virtual pré-candidata à Prefeitura de São Luís, em 2016.

Só que a direção do PP esqueceu que a vereadora Rose Sales também é pré-candidata à sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Agora, resta saber qual será o novo partido da nobre parlamentar. 

O problema não era dinheiro em Bom Jardim


Somente neste ano de 2015, no período de janeiro a agosto, o município de Bom Jardim, da prefeita Lidiane Leite (PP), que está sendo caçada pela Polícia Federal por desvios de recursos públicos, foi agraciado com repasses do Governo Federal da ordem de R$ 350.580.086,17 (Trezentos e cinquenta milhões, quinhentos e oitenta mil, oitenta e seis reais e dezessete centavos).

Somente de Fundeb o município recebeu mais de R$ 10 milhões, mais precisamente R$ 10.704.786,72; De Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a gestão da prefeita Lidiane já recebeu do Governo Federal recursos da ordem de quase R$ 8 milhões (7.931.021,49); Do Programa Saúde da Família (PSF) mais de R$ 2 milhões (2.196.151,00).

Isso só para citar alguns repasses federais.

Quem quiser acompanhar, basta acessar o site: transparencia.gov.br

Prefeita de Bom Jardim dribla a Polícia Federal


A Polícia Federal ainda não tem pistas de onde está a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), 25 anos. Ela é suspeita de desviar dinheiro da educação no município e se encontra foragida há quatro dias. A Polícia Federal lançou um alerta no fim de semana: quem estiver ajudando a prefeita a se esconder vai ser tratado como integrante de organização criminosa.

“Pelo tempo que ela está desaparecida, é muito provável que ela esteja recebendo o auxílio de outras pessoas. Isso pode fazer com que essas pessoas sejam incluídas na organização criminosa que se investiga", diz o superintendente da PF no Maranhão, Alexandre Saraiva.

A expectativa da PF é conseguir prender Lidiane ainda nesta semana. "A população tem ajudado com outras informações, nós estamos montando esse quebra-cabeça”, afirma Saraiva.Lidiane está foragida desde que foi iniciada a Operação Éden, da PF, que apura fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares na cidade que tem 39.049 habitantes e fica a 275 km da capital maranhense, São Luís.

A investigação em Bom Jardim começou após denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e do Ministério Público Federal (MPF).

Prefeitura de São Luís apresenta potencial turístico em rodada de negócios em Belém


A diversidade cultural da capital maranhense vai ser apresentada em terras paraenses. Diretamente de São Luís para Belém, representantes do trade turístico do Maranhão participarão na próxima quinta-feira, 27, da Rodada de Negócios promovida pela Prefeitura de São Luis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). 

A rodada tem o intuito de facilitar o acesso e contato de empresas entre os dois estados e fortalecer os produtos do turismo, como os pacotes de viagem. A rodada será realizada a partir das 18h30 no restaurante da Federação da Indústria do Estado do Pará (Fiepa). A expectativa é de que o evento reúna cerca de 70 empresários entre agências de viagens, operadoras e profissionais da imprensa de Belém. "É uma oportunidade para identificar parcerias comerciais e aumentar as vendas, melhorar a carteira de fornecedores e trocar experiências", enfatizou a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A estratégia integra o plano de negócios na área do turismo da gestão municipal, que é proporcionar ambientes amplamente favoráveis para a propagação de parcerias entre empresas do trade turístico nacionais e estrangeiras na promoção do destino maranhense.

A Setur conta com parceiros como a Azul Linhas Aéreas, a Associações Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih), Agências de Viagens (Abav), das Federações da Indústria dos Estado do Maranhão (Fiema) e Pará (Fiepa), pelo Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares (Siama), e o restaurante Mar e Sol, de São José de Ribamar.

Sarney com pitadas de Collor


Da Veja

Muito se fala que o segundo mandato de Dilma Rousseff caminha rumo à sarneyzação – ou seja, repetirá os anos de crise que o país viveu entre o fracasso do Plano Cruzado até o final do governo Sarney.

É pouco. A comparação fica mais justa se juntar as crises política e econômica do período Sarney com a queda violenta do PIB no primeiro ano de Collor no poder – um tombo de 4,35% em relação ao ano anterior. Pelo andar da carruagem, a queda do PIB do Brasil em 2015 deve roçar os 3%. O pior resultado desde Collor.

Aliás, na sexta-feira, foi divulgado pelo IBGE o dado de queda de 157 000 empregos formais em julho. É é mais uma prova da relação entre os dois governos no desastre econômico.. Foi o pior julho neste quesito desde 1992, quando o Brasil era governado por Collor.

A propósito, tanto um quanto o outro são apoiadores de Dilma.

Por Lauro Jardim

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Justiça pode decidir sobre reajuste de 21% aos servidores estaduais

Existe a expectativa de que o Tribunal de Justiça do Maranhão possa decidir, ainda nesta sexta-feira, 21, o episódio envolvendo os servidores públicos estaduais que buscam o pagamento de 21% já concedidos aos servidores, inclusive com decisão já transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, circula nos bastidores que o governador Flávio Dino (PCdoB/foto) já se articula não só para evitar pagar os 21%, mas também para cortar também o percentual das categorias que já foram beneficiadas.

Vale aguardar a definição deste imbróglio!

Policiais federais caçam prefeita de Bom Jardim


A Polícia Federal reforçou a vigilância em aeroportos e rodoviárias do Maranhão para capturar a prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), foragida desde a última quinta-feira, 20, quando foi deflagrada a "Operação Éden", que investiga denúncias de desvios de verbas da educação no município.

"Solicitamos a todos os cidadãos de bem do Estado do Maranhão que cada um deles se torne um agente da Polícia Federal e nos auxilie na captura dessa pessoa", disse o superintendente regional Alexandre Saraiva, em entrevista coletiva concedida na quinta-feira. Foram presos o ex-secretário de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como "Antônio Cesarino", e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, que seria ex-namorado da prefeita.

Segundo o delegado Ronildo Lajes, a repercussão nacional do caso acelerou a deflagração da operação."Acontece que, com a publicação da reportagem, por decorrência da repercussão até nacional, nós percebemos no monitoramento que os alvos estavam se movimentando muito, tentando conversar com testemunhas e há rumores no local de que eles estavam tentando evadir-se", explicou.

"Mesmo sendo policiais federais, somos humanos e estamos absolutamente indignados porque chegou ao nosso conhecimento que as crianças estavam sendo dispensadas mais cedo das aulas por falta de alimentação", revelou o delegado Fabrizio Garbi.Desvios

A polícia investiga transferências de cerca de R$ 1 mil realizadas da conta da prefeitura para a conta pessoal de Lidiane que chegam a R$ 40 mil em um ano. Também foram feitas transferências para o advogado da prefeitura, Danilo Mohana, que somam mais de R$ 200 mil em pouco mais de um ano.

Além da prefeita, secretários, ex-secretários e empresários também estão sendo investigados por causa de irregularidades encontradas em contratos firmados com "empresas-fantasmas". Houve duas licitações para reformar 13 escolas, pelas quais a "Zabar Produções" obteve R$ 1,3 milhão e a "Ecolimp" recebeu R$ 1,8 milhão. Nenhuma das empresas foi encontrada.

Em 2013, a prefeitura firmou contrato com 16 agricultores para o fornecimento de merenda escolar nas escolas municipais, pelos quais cada agricultor receberia em média R$ 18 mil por ano. Os agricultores afirmaram que não receberam os pagamentos.

Com informações do G1 MA

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Roberto Rocha Jr quer criar o Parque Municipal das Dunas


O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) reuniu-se na tarde de terça-feira (18) com o secretário municipal de Meio Ambiente (Semmam), Marco Aurélio Diniz, para tratar sobre o andamento dos projetos que ele, como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, está trabalhando, e que visam à conservação e preservação das áreas verdes de São Luís. 

Entre eles, está o projeto de construção do parque Municipal das Dunas, uma área de 42 hectares, onde deverão ser construídos equipamentos públicos de preservação ambiental, que beneficiará toda a população do município.

A área fica localizada na Avenida Litorânea, próxima a Praça do Pescador, até a subida do hotel Pestana. O projeto do Parque das Dunas contemplará dois módulos temáticos.

O primeiro módulo é de segurança, onde será estabelecido o grupamento da Polícia Ambiental Municipal. O segundo, denominado módulo de visitação, será composto de auditório, museu marítimo e naval, além de um Centro de Ciências do Mar, que será conveniado com instituições acadêmicas. O projeto também prevê que todas as instalações do parque terão energia eólica e solar.

“O Parque Municipal das Dunas será construído em uma área importante para o controle ambiental, visto que ela serve como corredor ecológico para pássaros, réptil e outros animais pequenos. E o nosso objetivo é trabalhar para que haja no nosso município, uma política não só de reflorestamento, mas também de aproveitamento e de utilização sustentável dessas áreas verdes, de modo que a população se beneficie, tendo ao mesmo tempo a consciência de que é necessário saber preservá-la”, disse Roberto Rocha Júnior.

O secretário Marco Aurélio Diniz afirmou que todo o levantamento topográfico da área já foi realizado e que a secretaria já está fazendo o estudo da fauna e da flora da região.

“A idéia da criação desse Parque Municipal foi a partir de uma preocupação que o vereador Roberto Rocha Júnior teve com a revisão do plano diretor, mais especificamente no que se refere ao macrozoneamento. E nós abraçamos essa ideia, pois a nossa intenção é ajudar na preservação de uma área muito importante para o equilíbrio da nossa fauna e flora, que é bastante especulada pelo setor imobiliário”, afirmou.

Cadê a prefeita de Bom Jardim?


A Polícia Federal deu início nesta quinta-feira,20, a uma operação na cidade maranhense de Bom Jardim, distante 275 km de distância de São Luís, para cumprir mandados de busca e apreensão e a prisão de suspeitos por desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Foram presos os ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como 'Antônio Cesarino' – também presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim (STTR) – e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, namorado da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), que se encontra foragida.

Os desvios são investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e Ministério Público Federal (MPF). Nesta semana, o assunto ganhou repercussão nacional, em reportagem do 'Bom Dia Brasil'. A reportagem teve acesso, com exclusividade, ao conteúdo das investigações do Gaeco: são possíveis fraudes em licitações, desvio de dinheiro da merenda escolar e transferências bancárias irregulares.

"Eu não me importo, quero que investigue sim, quero que se puna o responsável, se houver, que eu não sei se há", disse a prefeita.A polícia investiga transferências da conta da prefeitura para a conta pessoal de Lidiane, feitas alguns meses depois da posse. São várias transferências de cerca de R$ 1 mil que chegam a R$ 40 mil em um ano.

Com informações do G1

Pereirinha solicita ordenamento do tráfego no Cohatrac

O crescimento populacional da área do Cohatrac, que compreende várias unidades residenciais, exige que seja realizado estudos técnicos para promover a mobilidade urbana. Para disciplinar o trânsito no conglomerado dos conjuntos do Cohatrac (I, II, III e IV) e bairros do entorno, o vereador Antônio Isaías Pereirinha (PSL/foto) está solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, a instalação de sinalizações horizontal e vertical em ruas e avenidas do Conjunto Residencial.

Na proposta, o vereador Pereirinha sugere que o prefeito de São Luís determine ao secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Francisco Canindé Barros, que viabilize, por meio de estudos técnicos, a ordenação do tráfego com sinalizações horizontal e vertical e de faixas indicativas para pedestres.

O requerimento do parlamentar será apreciado e votado pelo plenário da Câmara de São Luís. Após a tramitação a proposta do vereador Pereirinha será encaminhada ao prefeito de São Luís.

Dutra flerta com o ninho tucano

Já corre nos bastidores políticos que o ex-petista e ex-deputado federal Domingos Dutra (foto) deve desembarcar de mala e cuia no ninho tucano do PSDB, o que surpreende muita gente.

Dutra tem como proposta sair candidato a prefeito de Paço do Lumiar, nas eleições de 2016, onde mantém o seu domicílio eleitoral.

No entanto, Dutra que sempre combateu as velhas práticas conservadoras do PSDB, agora resolveu mudar radicalmente de rumo político.

Vale aguardar! 

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"O governador não faz outra coisa a não ser me perseguir", diz Andrea Murad


Após as notícias sobre as ações ajuizadas pelo Estado contra Ricardo Murad e os deputados Andrea Murad (PMDB/foto) e Sousa Neto (PTN), a parlamentar de oposição fez um discurso na sessão plenária de segunda-feira, 17, e desabafou sobre o clima de perseguição que vem sofrendo do governo Flávio Dino. No discurso, a deputada disse que “o governador não faz outra coisa da vida a não ser perseguir seus inimigos”. De imediato a deputada Andrea alertou o parlamento sobre a postura do gestor.

"Eu me pergunto se esta Casa acha normal o governador Flávio Dino colocar como réus no processo dois deputados estaduais por pura perseguição política. Ele acha que esta Casa não deve ter Oposição? Porque o governador Flávio Dino é um tirano. Ele não consegue entender que em todo lugar do mundo existe Oposição. E onde já se viu utilizar um órgão como a Procuradoria Geral do Estado para perseguir dois deputados? Para amedrontá-los? Para garroteá-los? Tenho pena do povo maranhense com o governo que aí está", disse. 

A parlamentar disse ainda que “o sonho de Flávio Dino é prender Ricardo Murad e tirar a oposição dos trilhos”, mas já avisou que a influência do ex-juiz não vai intimidá-la. Ela pretende continuar denunciando o caos e as ilegalidades praticadas na gestão primária praticada pelos comunistas que, de fato, trabalham para perseguir o passado e esquecem do futuro.

"Só pensa em perseguir seus adversários, em lugar de combater a corrupção que empesta o seu governo, só tem olhos para o passado. Ao invés de honrar os votos que recebeu, sendo trabalhador, renovador, simplesmente segue o caminho do ódio, da perseguição e por isso vai continuar sendo esse governador de quinta categoria, que não mostrou para o Maranhão a que veio e nem vai mostrar, porque não tem um pingo de competência para ser governador. Nunca administrou nenhuma quitanda, está brincando de governar, e está perdido, transformando o Maranhão nesse caos", discursou Andrea Murad.

Juiz manda soltar policial

O juiz da Central de Inquéritos de São Luís, Osmar Gomes dos Santos (foto), concedeu relaxamento de prisão e determinou a libertação, ainda na terça-feira (18), do policial militar Janilson Silva dos Santos, preso suspeito de atirar contra manifestantes durante a operação de desocupação na Vila Luizão, bairro da capital maranhense, que resultou na morte Fagner Barros dos Santos, de 19 anos, na última quinta-feira (13). 

O advogado Augusto Rabelo, que acompanhou a audiência realizada na manhã desta terça-feira, confirmou ao G1 que a decisão do magistrado ocorreu porque não ter sido possível verificar que efetivamente o projétil que vitimou Fagner saiu da arma do PM. Ainda de acordo com a decisão, o juiz afirmou que “o depoimento e as provas constantes nos autos levam a assertiva de que Janilson não possui conduta para pratica criminosa”.

Já o cabo Marcelo Monteiro dos Santos teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. No parecer do magistrado, existia a necessidade da segregação cautelar para resguardar a ordem publica, uma vez que o réu responde por outros crimes da mesma natureza.Entenda o caso

De acordo com Secretaria de Segurança Pública, os dois policiais militares participavam retirada de invasores do terreno quando houve um disparo contra Fagner Barros dos Santos, que morreu no local. Os militares foram presos e reconhecidos por testemunhas, que compareceram a Delegacia de Homicídios.

Em entrevista coletiva realizada horas depois do incidente, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, garantiu a apuração de responsabilidades sobre o caso. O comandante-geral da PM-MA, coronel Marco Antônio Alves, ressaltou que as forças de Segurança estão empenhadas em apurar as circunstâncias da ocorrência e que o ocorrido foi caso isolado.

Com informações do G1 MA

Gutemberg Araújo institui o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

A Câmara de São Luís já encaminhou para a sanção do prefeito o projeto de lei nº 015/2015, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSDB/foto), instituindo o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia”, a ser celebrado anualmente, no dia 12 de maio. A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dor crônica, que migra por vários pontos do corpo e se manifesta, especialmente, nos tendões e nas articulações.

Além de conscientizar a população a respeito da doença, a iniciativa de Gutemberg Araújo, como médico e vereador, busca estimular ações educativas e sociais, realizadas pela administração direta e indireta, entidades privadas e pela sociedade civil, com o intuito de difundir conhecimentos, facilitando, com isso, o diagnóstico precoce da fibromialgia.

“Muitas pessoas são acometidas pela fibromialgia, uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de eliminação da dor, que atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 a 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas. Mas ela pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico”, explica Gutemberg.

Não convide para a mesma mesa...


Está mais do que declarada a briga interna nas hostes do Diretório Municipal do PMDB em São Luís entre o deputado estadual Roberto Costa, presidente, e o vice, vereador Fábio Câmara. Tudo porque Costa deve trocar o domicílio eleitoral para Bacabal, município onde deve ser candidato a prefeito em 2016.

Com a provável licença de Roberto Costa do comando da sigla na capital, quem deveria assumir a direção do PMDB seria, automaticamente, o vice Fábio Câmara. Mas essa máxima ainda não está contemplada.

No entanto, quem deve assumir o comando da legenda em São Luís deve ser o ex-diretor do Detran da gestão da governadora Roseana Sarney, o bacharel em Direito, André Campos, que seria ligado ao deputado Roberto Costa e ao senador João Alberto.

Fábio Câmara discorda da posição de Costa, mas mostra-se pouco à vontade para polemizar. "É claro que, para alguém que começou no partido como zelador, e hoje é vereador, a possibilidade de chegar à presidência (do partido) é motivo de orgulho", disse o vice.

O vereador também defende candidatura própria do PMDB em São Luís.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vereador participa de expedição de segurança

O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) participou na manhã de segunda-feira, 17, na escola UEB- Professor Rubem Goulart, no bairro da Cohab, da primeira etapa da “Expedição de Segurança na Internet”, realizada pelo Google Brasil. O objetivo é ensinar de maneira interativa aos alunos de 8 a 14 anos, da rede pública de ensino, sobre a importância de proteger sua identidade on-line para que eles possam aprender além de navegar com mais segurança e também evitar que crimes virtuais ocorram.

A palestra foi ministrada pela analista sênior de políticas públicas do Google e coordenadora do programa no Brasil, Helena Martins, que ensinou aos alunos lições importantes de segurança na rede, como criar senhas seguras na internet, como identificar golpes on-line, configurações de privacidade em perfis de rede social.

“O que nos motivou a pensar nesse projeto, foi perceber que a faixa etária do ensino fundamental é onde as crianças começam a utilizar a internet para ficarem mais independentes dos pais. Além disso, percebemos também um maior déficit de informação em crianças com essa faixa etária, fazendo com que elas se tornem mais vulneráveis a pessoas mal intencionadas no ambiente virtual”, ressaltou a coordenadora do projeto no Brasil.

A vinda da expedição ao Maranhão foi articulada pelo senador Roberto Rocha (PSB), atendendo a um pedido do vereador Roberto Rocha Júnior. O senador participou do evento e em seu discurso, fez questão de ressaltar a importância dos novos meios de comunicação para a aquisição de novos conhecimentos.

“O objetivo desse encontro hoje é estimular o uso mais seguro dessas ferramentas de comunicação para gerar mais conhecimento”, disse.

Já o vereador Roberto Rocha Júnior aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa do Google Brasil em propiciar aos alunos da rede pública de ensino de São Luís mais oportunidade de aprenderem a protegerem sua identidade, a fim de evitarem possíveis crimes virtuais.
Ele ressaltou que São Luís é a primeira cidade do Nordeste a receber a expedição interativa do Google e que pretende levá-la para outras escolas da capital maranhense.

“O Google está de parabéns, pois está levando por meio de palestras aos jovens mais carentes de nosso estado, mais informações. Queremos que essas crianças tenham consciência, não somente das coisas boas que a internet nos proporciona, mas também dos perigos que ela pode nos trazer”, disse.

Além de um grande número de alunos, a palestra também contou com a presença do secretario municipal de Educação, Geraldo Castro; do superintendente de Ciência e Tecnologia da Seduc, Antônio Ferro e do supervisor de laboratório educacional da Seduc, Mário Alberto.

Paulinha Lobão e algo mais...


Causou surpresa a filiação da apresentadora de TV, Paulinha Lobão (foto), nas hostes do PRTB, a conviete do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, que assumiu a presidência regional do partido no Maranhão.

"O Maranhão sabe do potencial e do peso político que representa a apresentadora Paulinha Lobão, e eu estou muito feliz por ela ter aceitado o nosso convite , dizendo que chega para somar. Não posso deixar de adiantar que se trata de um excelente nome para disputar qualquer cargo eletivo, seja de vereadora ou de prefeita de São Luís", declarou Soliney.

Zé Reinaldo descobriu a roda


O recém artigo escrito pelo ex-governador e atual deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB/foto) e tão propalado nas redes sociais em nada me convenceu. Mostrou apenas que o parlamentar redescobriu a roda, num momento de turbulência política que atravessa o Brasil.

Depois de ter brigado de forma intestinal com o ex-presidente José Sarney (PMDB), seu padrinho político, agora Zé Reinaldo se volta para os braços do seu mentor político e a exaltar a figura impoluta do PMDB nacional para a manutenção do mandato da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), quando os adversários tucanos querem comer o fígado dela.

Em meio a tudo isso, aparece a figura do ex-senador José Sarney ao lado de caciques do PMDB e do ex-presidente Lula. Eis que aparece a figura de Zé Reinaldo decantando versos e prosas para o PMDB, o vice-presidente Michel Temer e afagando o ex-senador José Sarney com se nada tivesse acontecido.

Senadores José Sarney, MIchel Temer e Renan Calheiros (todos do PMDB)
Veja o que diz um trecho "profundo" do artigo de Zé Reinaldo:

"Em outras palavras, a situação política da presidente é muito grave e dificilmente mudará. Ela poderá estender a sua permanência no governo, mas quem terá de fato o poder será o PMDB. Basta olhar bem para a fotografia de que falei acima para entender o que digo. Assim vejo o momento atual. Será diferente daqui a alguns meses? Não sei, mas a perda de apoio de Dilma é tão grande que isso pode continuar até o final do seu mandato. Ou o PMDB pode, dentro da Lei, lhe tomar o cargo. Motivos não faltam. Tudo dentro da Lei".

A sorte está lançada!!

Qual será o novo destino de Rose Sales?

Desde ontem, 17, tem circulado nos bastidores políticos e nas redes sociais a notícia de que a ex-comunista, vereadora Rose Sales (foto), deve deixar as hostes do Partido Progressista (PP). A que pese, a nobre parlamentar foi convidada há pouco tempo a largar a foice e o martelo do PCdoB, tendo encontrado abrigo no PP, sob as bênçãos do deputado federal Waldir Maranhão.

Rose Sales entrou no PP com a proposta imatura de sair candidata a prefeita de São Luís, nas eleições de outubro de 2016. No entanto, os caminhos que levam a uma campanha eleitoral nesse sentido começam a mudar de rumo.

Apesar disso, a vereadora já até começou a gravar algumas inserções do PP com um discurso forte contra a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e se colocado como uma via alternativa para encabeçar uma candidatura de oposição ao sistema atual de gerenciamento do município de São Luís.

No entanto, o projeto de campanha pode não sair do papel, caso o PP não dê a sigla para que a nobre parlamentar possa deflagar seu intuito.

Há quem diga que a vereadora Rose Sales possa ingressar nas hostes do Partido Verde (PV).

Câmara destaca a reinstalação da justiça eleitoral

Presidente Astro de Ogum e o vice do TRE, Lourival Serejo
A Câmara de São Luís deu início a comemoração dos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil e no Maranhão, com a realização, ontem, 17, de um painel, proposto pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR). 

Ele destacou “a importância da Câmara de Vereadores ser escolhida para iniciar a comemoração da reinstalação da Justiça Eleitoral, já que esta Casa tem sempre procurado estar presente em atos importantes para nossa população e para nossa sociedade”.

O evento teve como painelista o vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Lourival Serejo, falando inicialmente sobre a escolha do Legislativo para o início das comemorações.

“Primeiramente se deu por uma justificativa histórica, porque as Câmaras Municipais foram os primeiros locais de exercício da cidadania, composta pelos homens de bem da localidade, hoje elegíveis, e também porque aqui estão estes homens que passaram por ficha limpa e outras exigências para estarem aqui”, disse o magistrado. 

Na oportunidade, foi detalhado um histórico da instalação da Justiça Eleitoral no Maranhão no dia 21 de outubro de 1932, sob a presidência do desembargador Alberto Correia Lima, tendo seu funcionamento interrompido em 1937. A sua reinstalação aconteceu em 6 de junho de 1945, com a presidência do desembargador Costa Fernandes.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Governador prega diálogo entre PT e PSDB para superar crise


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), postou nas redes sociais que uma das formas de superar a crise política que passa o país é fazer com que haja um diálogo entre os principais partidos do momento, o PT e o PSDB. Veja abaixo a íntegra do que disse o comunista governamental.

"A crise politica é impulsionada pela Lava-Jato. Mas a antecede, como passeatas de junho de 2013 demonstraram. Há uma crise de representação.

A sociedade se agarra a "magistrados-heróis" exatamente por conta da crise de representação política. Que é universal e pluripartidária.

Primeiro passo para superar a crise de representação é um diálogo sério e responsável entre os principais partidos do país: PT e PSDB".

Tucanos reprovam cobertura da Globo às manifestações


Da Veja

A cúpula do PSDB não gostou da cobertura que a Rede Globo fez das manifestações contra o governo nesse domingo. A emissora carioca concentrou o noticiário em seu canal da TV paga, a GloboNews, e fez inserções discretas sobre o assunto na programação dominical da TV aberta. 

Em 15 de março, quando o Brasil assistiu às maiores passeatas de sua história, a Globo mostrou desde cedo gente nas ruas das principais capitais do país, o que, na avaliação dos tucanos, estimulou a adesão às marchas de protesto. 

O jornal Folha de S.Paulo publicou neste domingo que o dono das Organizações Globo, João Roberto Marinho, circulou por Brasília na semana passada e se encontrou, entre outros líderes, com o vice-presidente Michel Temer e com o presidente do Senado, Renan Calheiros, que iniciou um movimento de reaproximação com o governo petista. 

Cresce a onda de violência em São Luís


A violência continua assustando a população do Maranhão e sendo um desafio cada vez maior para um governo que se elegeu sob a égide de mudar a triste realidade da segurança pública no estado. Basta observar o saldo negativo deste fim de semana quando foram registradas seis mortes na região metropolitana de São Luís.

Na sexta-feira, 14, foram contabilizados dois casos de homicídios no município de São José de Ribamar. O primeiro aconteceu no bairro Jota Câmara, onde Vicente Moura Silva Neto, de 27 anos, foi morto a tiros. A segunda vítima foi Gabriel José Lopes da Silva, 16 anos, também morto por arma de fogo no Residencial Nova Terra. 

No sábado, 15, houve mais dois casos. Josiel Silva Costa foi assassinado com mais de 30 golpes de faca, no bairro do Coroadinho. O quarto homicídio, no fim de semana, aconteceu no povoado Andiroba, em São José de Ribamar, onde Josilene Corrêa, de 29 anos, foi alvejada quando bandidos
passaram efetuando disparos em direção a um bar.

No domingo,16, um adolescente de 15 anos matou o próprio primo a golpes de faca no Centro de São Luís. A vítima foi identificada como Neilson Meireles Corrêa, de 20 anos. E, no Araçagy, Natanael dos Santos Barbosa, de 18, foi assassinado a tiros.

Como se vê pouca coisa mudou!

Vereador sugere ação para cuidar da saúde de servidores contra hepatite B

Na próxima quarta-feira, 19, está prevista para acontecer na Câmara de São Luís uma ação objetivando tratar da saúde dos servidores da Casa, solicitada pelo vereador Josué Pinheiro (PSDC/foto). A iniciativa visa disponibilizar uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com 100 doses de vacina contra a hepatite B.

A solicitação feita por meio de um requerimento, apresentado no Legislativo, sugere o encaminhamento de ofício à Superintendência de Vigilância Epidemiológica Sanitária, da Semus, e “inclui também a aplicação do Teste Rápido para a respectiva imunização e testagem, a serem aplicados em funcionários da Casa”, completa o parlamentar democrata cristão.

Josué Pinheiro ressalta que “a referida medida é de extrema importância para resguardar a saúde dos funcionários do Legislativo Municipal contra o risco de propagação e contágio desta doença silenciosa, cujo combate vem sendo alvo constante através de programas específicos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde”.

sábado, 15 de agosto de 2015

Vice-prefeito de Anajatuba foi investigado no esquema de empresa denunciada no Ministério Público

Governador Flávio Dino e o vice-prefeito 
Do blog do Luis Cardoso

O vice prefeito de Anajatuba, Sidney Pereira, mais conhecido por Sidney da Anavel, nome de sua empresa, passou batido durante todo esse tempo como se fosse um exemplo de honestidade e probidade na sua cidade pelo fato de ter sido o autor de denúncias contra a gestão daquela cidade.

Ocorre que o vice também foi investigado e para se livrar das investigações usou o recurso que os covardes utilizam para tentar limpar o nome ou evitar penalidades maior, como a cadeia, por exemplo.

Quando ele denunciou um suposto esquema nas licitações da prefeitura daquele município, esqueceu de apontar para si como um dos maiores beneficiários.

Sidney Pereira, ao perceber que as algemas estavam próximas de seus pulsos, procurou o Ministério Público, através do Gaeco, para fazer a delação premiada, nos mesmos moldes dos bandidos que desviaram os recursos da Petrobrás, no que foi prontamente atendido e, pasmem os leitores, ficou de fora das investigações, o que não ocorreu com os ladrões da petrolífera.

A Empresa A4, que ele disse no programa global Fantástico ser fantasma, é a mesma que sublocava seus equipamentos e máquinas pesadas. Seu maquinário ficava sempre estacionado na porta da casa de seu genitor, no povoado Bacabal.

Foi o vice-prefeito que alugou kombi, em lugar de caminhonete, para várias secretarias, usando da sua influência e poder pelo cargo que  ocupa.

Assim que denúncias de supostas irregularidades foram levadas a público, após investigações do Gaeco, o nome do vice-prefeito não apareceu, mesmo ele tendo usado a empresa M de J Ramos comissionária de veículos, mas conhecida por Anavel Motors, em negócios com a A4.

A iniciais da empresa que faturou no esquema da A4  significam Maria de Jesus Ramos, que vem a ser a sogra de Sidney Pereira, em razão do CPF do vice-prefeito ficar o tempo todo hospedado no SPC e Serasa por enroladas ou negócios que não são honrados.

Para completar o plano que foi montado pelo vice, ele se apegou ao Ministério Público e tenta na Justiça de todas as formas derrubar o atual prefeito de Anajatuba, Hélder Aragão. Por conta desse seu projeto, Pereira não dispensa esforços e utiliza de todos os meios para conseguir seu objetivo maior: ser prefeito.

São constantes os ataques a juízes e desembargadores por sites criados por fakes, sendo que na maioria das vezes antecipa decisões tomadas pelo MP de Anajatuba, além do juizado daquela cidade. Um dos sites, por exemplo, dava uma decisão em que a juíza Mirella Freitas não tomou.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prefeito se mostra surpreso com decisão liminar da justiça

O prefeito de Anajatuba, Helder Lopes Aragão (PMDB/foto), se mostrou surpreso com a decisão liminar da juíza Mirella Cezar Freitas, por ter determinado seu afastamento imediato por 180 dias da administração municipal. 

O gestor disse acreditar na Justiça e garantiu que buscará os meios legais competentes para reverter a determinação judicial, por entender que quem acaba perdendo com o seu afastamento é a população, cuja gestão vem mantendo inúmeras obras e serviços importantes em andamento.

“Sempre acreditamos no trabalho da Justiça e iremos provar que não estamos atuando com a existência de irregularidades e que a administração tem feito de tudo para atender às demandas da população da cidade”, disse o prefeito Helder Aragão.

O chefe do Executivo municipal também negou que haja envolvimento de membros de sua administração com um suposto esquema de desvio de verbas públicas. “Temos um clima de tranquilidade na gestão, com salários dos funcionários pagos em dia, nenhuma pendência com órgãos credores e total transparência com a coisa pública”, declarou.

Com relação à suposta existência de empresas que seriam de “fachada”, citada na decisão judicial, o prefeito ressaltou que todas as empresas denunciadas foram desligadas de contratos com a Prefeitura de Anajatuba e que, portanto, não caberia fazer parte da decisão judicial.

Helder Aragão destacou que a administração municipal vem implementando serviços importantes para a cidade com destaque para a recuperação asfáltica da sede, construção de quatro ginásios poliesportivos, construção de pontes e praças como a da Vitória e do Largo da Igreja, drenagem de ruas, novo sistema de abastecimento d´água com mais de 28 poços artesianos que atendem a população, melhoria da iluminação e serviços de limpeza pública e construção e reformas de escolas.

O prefeito disse acreditar que conseguirá reverter o quadro vigente desfavorável, por meios legais, e que continuará seu cronograma de obras e serviços, fruto de ações anunciadas ainda durante a campanha eleitoral e do compromisso com o eleitor da cidade.

"Tentar responsabilizar o Judiciário é má-fé", diz magistrado


O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Santos (foto), em face do episódio ocorrido na madrugada de quinta-feira (13), no município de Pedreiras, que resultou na morte de três pessoas e um ferido, lamentou a tragédia e esclareceu que a juíza Larissa Tupinambá Castro agiu em conformidade com os preceitos legais ao conceder a liberdade provisória ao autor dos delitos.

O autor da barbárie, Antônio Carlos da Conceição, já havia sequestrado, no início do mês de julho, a sua ex-namorada Maria Nilde Silva Sousa, mantendo-a em cárcere privado. Após ação da polícia, a refém foi liberada e o criminoso preso. Um mês depois, o autor do delito obteve liberdade.

Na madrugada de quinta-feira, ele voltou a sequestrar Maria Nilde, matando a tiros uma pessoa que tentou impedir o sequestro e ferindo outra. Após ser cercado pela polícia que tentava negociar a liberação da refém, Antônio Carlos matou a moça e depois se suicidou.

Diante da repercussão que o episódio gerou na imprensa, Gervásio Santos disse que tentar responsabilizar o Poder Judiciário pelo acontecimento beira à má-fé, pois a pessoa que cometeu tal barbárie e depois se matou atendia a todos os requisitos jurídicos para obter a liberdade.

Segundo Gervásio, o acusado Antônio Carlos da Conceição foi denunciado em julho por porte de arma, cárcere privado e ameaça. Permaneceu preso por 30 dias e ingressou com pedido de liberdade provisória, comprovando ser primário, portador de bons antecedentes, ter endereço fixo e a necessidade de se submeter a tratamento para depressão.

“No pedido foi anexado o comprovante de endereço em Coroatá (casa do irmão), local onde se submeteria a acompanhamento médico e certidão de antecedentes imaculados”, explicou o magistrado.