Rádio Web Conexão

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Polícia Federal cumpre mandados de prisão em São Luís


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 29, a Operação Lázaro nos estados do Maranhão, Piauí e São Paulo. A operação objetiva desmantelar uma organização criminosa voltada a saques fraudulentos de precatórios da Justiça Federal, em diversas localidades da Federação. Cerca de 50 policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nos municípios de Diadema, Jundiaí, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e São Paulo (SP), Teresina (PI) e São Luís. 

Todos os mandados foram expedidos pela Vara Especializada em Lavagem de Dinheiro, da Justiça Federal de Campo Grande (MS). A operação faz parte da segunda fase da Operação Triângulo dos Precatórios, iniciada no fim de 2015, para desmantelar o grupo criminoso. Para realizar o esquema, o grupo selecionava precatórios disponíveis para saques, preferencialmente de pessoas já falecidas, ressuscitando-as mediante a falsificação de documentos.

Estima-se que a organização criminosa tenha, desde que as investigações foram iniciadas, realizado mais de 10 milhões de reais em saques fraudulentos - valor este que, de acordo com a PF, era movimentado e ocultado por meio de contas bancárias em nome de pessoas físicas e jurídicas laranjas. Segundo a investigação, o dinheiro ilícito teria sido utilizado na aquisição de veículos esportivos importados e de alto luxo.

Operação Lázaro - O motivo do nome da operação é em alusão à passagem bíblica do retorno de Lázaro à vida, já que o grupo criminosa utilizava de pessoas falecidas para se beneficiarem desses precatórios. Apenas os materiais objeto das buscas e apreensões serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande, enquanto os presos e conduzidos para depoimentos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moraes conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

O ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quarta-feira, 24, que não há provas de que o ex-president...