Comercial da Prefeitura de SL

Comercial da Prefeitura de SL

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sinal de alerta ligado na campanha eleitoral em São Luís

O candidato Eduardo Braide aparece na frente com 54% na pesquisa Ibope, enquanto Edivaldo surge com meros 46%
Não resta dúvida que  o assunto mais comentado nas rodas de conversas deste fim de semana foi a divulgação da pesquisa Ibope de intenções de votos, que elevou o grau da disputa do segundo turno da eleição em São Luís. É que na sexta-feira passada (14), o candidato e deputado estadual Eduardo Braide (PMN) apareceu na liderança com 54%, enquanto o concorrente e prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) surgiu com meros 46%. 

O próprio site da revista Veja considerou o resultado do levantamento uma grande surpresa, já que Braide, ainda no primeiro turno, saiu de 5% das intenções de voto para 21% nas urnas, o que acabou levando a eleição para um segundo turno com o atual gestor municipal. A divulgação da pesquisa Ibope fez acender o sinal vermelho na campanha do candidato do PDT e gerou mais expectativa nas hostes da campanha do candidato do PMN, que intensificou sua campanha nos bairros neste fim de semana.

No levantamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exclui votos brancos e nulos e considera apenas os votos válidos na apuração das eleições. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. No cenário com os votos totais, considerando brancos, nulos e indecisos, Eduardo Braide tem 51% da preferência ante 43% de Holanda Jr., com 4% de brancos e nulos e 2% de eleitores que não sabem ou não responderam.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre 11 e 13 de outubro. A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante, afiliada local da TV Globo, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MA-04580/2016. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário