banner prefeitura

banner prefeitura

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ministra do TSE anula processo contra Beto Castro


A ministra Rosa Weber do Tribunal Superior Eleitoral resolveu anular o processo que cassou o mandato do vereador Beto Castro, por 6 votos a 1 , no TSE, em maio deste ano. A ministra decidiu que a decisão passada não tem validade, pois foi algo monocrático e sem direito a defesa.  O parlamentar que sempre se demonstrou muito confiante na justiça, disse que agora o trabalho vai continuar firme e prol da sociedade e do mais desfavorecidos.

O pau quebrou na Capela de São Pedro

As festividades do Largo da Capela de São Pedro terminaram debaixo de muita briga entre brincantes de bumba-meu-boi, na última quarta-feira 29. Nem mesmo homens da Polícia Militar que se encontravam no local conseguiram minimizar ou impedir o "quebra pau" e a confusão que formou na área, onde milhares de pessoas curtiam as toadas dos grupos de boi do sotaque de matraca que passaram por lá. A própria matraca acabou sendo usada como instrumento de ataque.

Veja abaixo três flagrantes do repórter fotográfico Biné Morais do jornal O Estado do Maranhão




PSDB ainda não apresentou nome para ser vice de Eliziane

A deputada federal Eliziane Gama espera um nome de peso do PSDB para compor chapa a vice nas eleições de outubro
Até o momento, o PSDB ainda não definiu qual será o nome indicado para ser o pré-candidato a vice na chapa a ser encabeçada pela deputada federal Eliziane Gama (PPS), na disputa pela Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano.

Primeiramente, foi apresentado à mesa o nome da ex-deputada estadual Gardeninha Castelo, por ter o ex-prefeito e atual deputado federal tucano João Castelo ter abdicado de concorrer ao pleito municipal, em favor da aliança da deputada Eliziane. Em seguida, foi citado o nome do suplente de senador Pinto Itamaraty, depois o do vereador José Joaquim e até agora nenhum vingou.

Nos bastidores, outra indicação vem ganhando força nas hotes do PSDB, que passa agora pelo nome do vereador Dr. Gutemberg Araújo, que já foi secretário municipal de Saúde, na gestão do ex-prefeito da capital, João Castelo.

Programa da Câmara será suspenso por questões eleitorais

Presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), anuncia a suspensão do programa da Câmara
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), informou nesta quinta,30, que nos próximos três meses o programa Câmara em Destaque, transmitido pela rádio Difusora AM 680 Khz ficará suspenso, por questões de legislação eleitoral. O programa vai ao ar de segunda a quinta-feira das 10h às 13h e das 10h às 12h às sextas-feiras. A apresentação fica por conta dos comunicadores Mario Carvalho, Adriana Nogueira e Ademar Monteiro.

Hoje pela manhã, último dia de veiculação do programa, o presidente do Legislativo fez um balanço de sua gestão à frente da Casa e também dos avanços conquistados, ressaltando a votação do projeto de lei que trata da licitação dos transportes públicos, da correção salarial de 10,67% dos professores da rede municipal de ensino e da relação amistosa entre a Câmara Municipal e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Conforme o presidente Astro de Ogum, o programa Câmara em Destaque, que traz ao vivo as informações direto do plenário da Casa só irá retornar após as eleições do dia 2 de outubro. "Tudo está sendo feito para cumprir a legislação eleitoral e evitar embates com a Justiça Eleitoral", declarou o chefe do Legislativo.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Polícia Federal cumpre mandados de prisão em São Luís


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 29, a Operação Lázaro nos estados do Maranhão, Piauí e São Paulo. A operação objetiva desmantelar uma organização criminosa voltada a saques fraudulentos de precatórios da Justiça Federal, em diversas localidades da Federação. Cerca de 50 policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de condução coercitiva nos municípios de Diadema, Jundiaí, São Bernardo do Campo, São José dos Campos e São Paulo (SP), Teresina (PI) e São Luís. 

Todos os mandados foram expedidos pela Vara Especializada em Lavagem de Dinheiro, da Justiça Federal de Campo Grande (MS). A operação faz parte da segunda fase da Operação Triângulo dos Precatórios, iniciada no fim de 2015, para desmantelar o grupo criminoso. Para realizar o esquema, o grupo selecionava precatórios disponíveis para saques, preferencialmente de pessoas já falecidas, ressuscitando-as mediante a falsificação de documentos.

Estima-se que a organização criminosa tenha, desde que as investigações foram iniciadas, realizado mais de 10 milhões de reais em saques fraudulentos - valor este que, de acordo com a PF, era movimentado e ocultado por meio de contas bancárias em nome de pessoas físicas e jurídicas laranjas. Segundo a investigação, o dinheiro ilícito teria sido utilizado na aquisição de veículos esportivos importados e de alto luxo.

Operação Lázaro - O motivo do nome da operação é em alusão à passagem bíblica do retorno de Lázaro à vida, já que o grupo criminosa utilizava de pessoas falecidas para se beneficiarem desses precatórios. Apenas os materiais objeto das buscas e apreensões serão encaminhados para a Superintendência da PF em Campo Grande, enquanto os presos e conduzidos para depoimentos serão ouvidos nas respectivas cidades onde forem localizados.

Vedado às emissoras de rádio e TV


A Justiça Eleitoral informa que a partir desta quinta-feira, 30, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no § 2º do art.45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, art.45,§ 1º).

terça-feira, 28 de junho de 2016

Oposição é abafada na Câmara de São Luís

Os vereadores Fábio Câmara (PMDB) e Rose Sales (PMB) acabaram sendo votos vencidos pela maioria do parlamento
Apenas quatro vereadores de oposição à gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), votaram contra o projeto de correção salarial de 10,67% dos professores da rede municipal de ensino. Dos atuais 31 representantes no parlamento municipal, somente Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMB), Marlon Garcia (PTdoB) e Manoel Rego (PP).

Dos quatro vereadores contrários à proposta encaminhada pelo Executivo à Câmara Municipal, dois são pré-candidatos à Prefeitura da capital maranhense como é o caso de Fábio Câmara e Rose Sales, que se colocaram favoráveis à reivindicação dos professores que exigem 11,36% de reajuste salarial. Apesar disso, desde o dia 25 de maio uma parcela da categoria se mantém em estado de greve, deixando cerca de 80 mil alunos fora da sala de aula.

Apesar disso, a maioria dos vereadores considerou que o Legislativo fez a sua parte e cabe agora aos professores grevistas encerrarem o movimento paredista e voltar para a sala de aula.

Wellington não perde a ordem

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, ouviu as propostas apresentadas pelo deputado estadual  Wellington do Curso
O deputado estadual Wellington do Curso (PP), pré-candidato a prefeito de São Luís, tem montado uma agenda programática intensa. Depois de visitar o arcebispo da capital, Dom Belisário, o parlamentar esteve reunido com o presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz.

Na ocasião, Wellington ressaltou o papel de algumas comissões da Ordem, como a de mobilidade urbana, saúde, segurança e educação, fundamentais na fiscalização do trabalho feito pelo Executivo. Bem como a importância de coletar sugestões e ideias para formatação do plano de governo progressista.

“Essas comissões desempenham um papel fundamental na fiscalização dos serviços desempenhados pela prefeitura e governo. É um instrumento que garante a participação popular, ao receber denúncias, e permite um controle dos atos do Executivo. Nós defendemos isso. Defendemos que o povo deve ter acesso aos atos praticados pelo Prefeito ou Governador e tem o direito de cobrar, criticar, sugerir, fiscalizar e exercer aquilo que nos faz um Estado Constitucional de Direito: exercer a cidadania”, concluiu Wellington.

Nem deputados da Mesa conseguem achar Waldir Maranhão

Vera Magalhães
Radar On-Line


Brasília- A Mesa Diretora da Câmara vai fazer uma reunião nesta terça-feira para revogar atos de Waldir Maranhão (PP-MA), como o que permite pagamento ampliado de horas extras para funcionários da Casa.

Os integrantes da Mesa dizem que vão convidar Maranhão para a reunião, caso ele queira defender seus atos. Até agora, nem mesmo os deputados que dirigem a Casa sabem quantos foram assinados nem quais medidas foram adotadas pelo presidente interino.

A dificuldade de comunicação com Maranhão é tão grande que nem mesmo os telefonemas de integrantes da Mesa o interino tem atendido.

Câmara de Vereadores vota reajuste de 10,67% para professores


O plenário da Câmara Municipal de São Luís (foto) aprovou na sessão de segunda-feira, 27, projeto de lei encaminhado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que corrige em 10,67% o salário dos professores da rede de ensino da capital, sendo pagos 3,5% na folha de junho retroativo a janeiro e 4,9% em novembro. No entanto, uma parcela da categoria, que se mantém em greve desde o dia 25 de maio deste ano, exige um reajuste de 11,36% integral. Enquanto isso, mais de 80 mil alunos permanecem fora da sala de aula.

O líder da bancada do PDT na Câmara, vereador Pavão Filho, afirmou que a correção foi concedida pelo prefeito dentro da margem prudencial do índice de inflação do período. "Esse é o percentual que pode conceder o município, enquanto outras cidades do país estão parcelando o pagamento dos servidores (Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul)", comentou. 

Na sessão de ontem também foi apreciada e votada uma gratificação de 50% nos vencimentos do agentes de trânsito de São Luís.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Zorra da TV Globo faz paródia com mulher de Eduardo Cunha

O último episódio da temporada do programa Zorra, da TV Globo, foi ao ar no último sábado, 25, e aproveitou para surfar na onda da Operação Lava Jato, cuja personagem principal foi a esposa do presidente afastado da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), a jornalista Cláudia Cruz, que foi transformada na "Nova Loira do Trust". Veja!


Ex-deputado do PMDB defende aliança com o PPS ou PP e esquece Câmara

Ex-deputado Joaquim Haickel
O ex-deputado estadual Joaquim Haickel, que tem uma ligação muito próxima com o ex-presidente da República, José Sarney, e com a ex-governadora Roseana Sarney, defende que o PMDB em São Luís deve fechar aliança em torno ou da pré-candidata a prefeita da capital, deputada federal Eliziane Gama (PPS), ou apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Wellington do Curso (PP). 

Ele também se mostra contra uma eventual candidatura própria do PMDB na corrida sucessória à Prefeitura, por entender que o partido pode sair perdendo no resultado das eleições de outubro.

"Será um erro estratégico imperdoável apoiar o atual prefeito (Edivaldo Holanda Júnior- PDT) , podendo o PMDB apoiar Eliziane ou Wellington", frisou.

No entanto, em nem um momento o ex-parlamentar defende a pré-candidatura do vereador Fábio Câmara, único representante do partido na Câmara Municipal de São Luís e que faz oposição política à gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Para o vereador Fábio Câmara, não importam as divergências internas no âmbito do PMDB, por entender que existem várias correntes internas na legenda. Porém, no entendimento do parlamentar, sua pré-candidatura é irreversível.

Fábio Câmara dispara contra Roberto Costa e afirma que é pré-candidato do PMDB

O vereador Fábio Câmara disse que sua pré-candidatura é real, mesmo contra a vontade do deputado Roberto Costa
O vereador Fábio Câmara disparou sua metralhadora giratória na direção do deputado estadual Roberto Costa (PMDB), nesta segunda-feira, 27, em entrevista exclusiva ao programa Câmara em Destaque, transmitido das 10h às 13h pela rádio Difusora AM. Na oportunidade, o nobre parlamentar de oposição ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), garantiu ser pré-candidato pelo PMDB à Prefeitura da capital maranhense, mesmo a contra-gosto daqueles que se insurgem contra sua posição política. Ele aproveitou para agradecer a atitude da deputada estadual Andrea Murad (PMDB) por ter abdicado de sua pré-candidatura em favor de um consenso interno.  

"O deputado Roberto Costa renega São Luís, a cidade que acolheu ele. Portanto, qual a identidade que ele tem para ser candidato a prefeito de Bacabal e falar em nome do partido? A deputada Andrea Murad já disse que abriu mão para eu ser candidato. Acredito que o (suplente de) senador Lobão Filho, que defende outra candidatura, é apenas uma questão de entendimento. Mas não discordo daqueles que discutem outro nome. Já dizia (o jornalista e escritor) Nelson Rodrigues que toda unanimidade é burra", ressaltou Fábio Câmara.

Ele afirmou com todas as letras que sua pré-candidatura à Prefeitura, nas eleições de outubro deste ano, é irreversível pelo PMDB. "Sou pré-candidato a prefeito de São Luís. Não acredito que o maior partido do Brasil não tenha uma opção para dar a sociedade. Ele (o PMDB) nasceu nas ruas do povo, do movimento democrático brasileiro. Por isso que digo, o deputado Roberto Costa não entendeu a mensagem, pois nas últimas eleições (para governador), o povo nos colocou na oposição", frisou.

Fábio Câmara acrescentou que as discussões internas de um partido fortalecem a sigla. "Roberto Costa não pode mais discutir isso, porque ele está é em Bacabal, onde deve sair candidato a prefeito. Entendo que disputas internas sempre marcaram a minha vida e nunca fugir dela. Desde o primeiro dia nesta Casa estive na oposição. A política é um ponto de interseção entre o povo e o poder público", complementou. 

O vereador disse ter sido um gesto de extrema grandeza, a deputada Andrea Murad ter deixado o caminho livre para que ele pudesse ser o único pré-candidato do PMDB. "Agradeço a grandeza da deputada Andrea Murad por esse ato de grandeza", comentou.

Com relação aos avanços de sua pré-candidatura, Fábio Câmara garantiu que as discussões com outros partidos estão ocorrendo. "Já estivemos conversando com o PSB, com o PR, avançamos na discussão de forma silenciosa e tranquila. Estamos sem dúvida avançando. Ganhamos a presidência municipal do partido e, portanto, resolvemos o problema dentro de casa (no PMDB)", enfatizou o parlamentar.

domingo, 26 de junho de 2016

Fábio Câmara ouve comunidades para montar plano de governo


O vereador Fábio Câmara (PMDB), pré-candidato à Prefeitura de São Luís, está visitando as comunidades da zona rural da cidade, para buscar subsídios para elaborar seu plano de governo que será detalhado durante a campanha eleitoral.

O líder da oposição na Câmara Municipal de São Luís destaca, em suas andanças por bairros da capital, que "é preciso ouvir o povo" para a montagem de um plano de governo que atenda os anseios da população.

Segundo o vereador Fábio Câmara, só quem tem a disponibilidade de ouvir a população saberá os caminhos para que se tenha uma boa gestão pública, voltada acima de tudo para os mais carentes, além de garantir para os próximos quatro ano uma melhor qualidade de vida às comunidades de São Luís.

É PRECISO OUVIR O POVO

A líder comunitária Raimunda, da comunidade Matinha do Maracanã, região da zona rural, elogiou hoje a iniciativa da nossa primeira plenária para a construção do meu Plano de Governo:
"Só quem ouve a comunidade sabe o que ela quer, por isso, ninguém melhor que o povo para saber o que pode ser implementado para solucionar problemas e construir uma cidade que garanta qualidade de vida para todos os seus filhos".

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Wellington apela até para o representante de Deus

O arcebispo de São Luís, Dom Belisário, em recente conversa com pré-candidato e deputado Wellington do Curso
O deputado estadual Wellington do Curso (PP) tem demonstrado que não terá limites em sua busca como pré-candidato à Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano. Depois de ter sido o candidatável que mais cresceu nas últimas pesquisas de intenções votos na capital maranhense, Wellington, além de visitar eleitores pela periferia da cidade, mostra que não perde a fé e prontamente já esteve vistando até o arcebispo de São Luís, Dom Belisário, tendo recebido do representante da igreja católica sugestões para um eventual Plano de Governo para administrar o município.

Wellington tem afirmado que como pré-candidato está realizando uma série de visitas às entidades representativas e de classe. Nesta sexta-feira, 24, o nobre parlamentar conversou com o arcebispo Dom Belisário, no Palácio Episcopal, no Centro Histórico de São Luís.

De acordo com a agenda do pré-candidato do PP, o encontro serviu para debater vários temas, tais como: Campanha da Fraternidade de 2016, combate às drogas, turismo, saneamento básico, ocupação do solo, revitalização do Centro Histórico, reforma política, entre outros assuntos.

Nas redes sociais o deputado prefeitável Wellington falou o seguinte: 

“Podemos perceber que nem os próprios ludovicenses não estão vindo visitar o Centro Histórico, a insegurança toma conta; acúmulo de lixo em alguns locais devido à falta de limpeza regular; além da não preservação de alguns prédios, por isso, o Centro Histórico precisa ter mais investimento no turismo e mais zelo para que volte a ser mais frequentado”, disse Wellington do Curso.

"Isso é resultado de um trabalho forte", diz Marquinhos


O vereador Marquinhos Silva (DEM/foto) não se contém de tanta felicidade por saber que o seu nome está entre os mais bem avaliados parlamentares da Câmara Municipal de São Luís. Ele aproveitou para agradecer nas redes sociais pelo cenário espontâneo que o coloca com 1% nas intenções de votos divulgados pelo Instituto Prever- Pesquisa e Consultoria. Para Marquinhos, "isso é o resultado de um trabalho forte".

O que diz o vereador Marquinhos:

O levantamento realizado pelo Instituto Prever – Pesquisa e Consultoria revela como está a corrida para a Câmara Municipal de São Luís. 
Segundo o Instituto, em um cenário espontâneo, que os eleitores dizem quem votariam, o atual vereador Pereirinha alcançou 1,1% das intenções de votos, seguido de Chaguinhas, Marquinhos, e Chico Carvalho que surgem com 1%.
O vereador Marquinhos (DEM) aparece em quarto lugar entre os vereadores bem avaliados, em todas as pesquisas realizadas desde janeiro deste ano. Segundo o próprio vereador: “Isso é o resultado de um trabalho forte em sua base, e posicionamento firme, sempre buscando o melhor para a população de São Luis”.

PSB pode puxar o tapete de Bira do Pindaré


Desde a última segunda-feira, 20, o deputado estadual Bira do Pindaré (foto) ingressou com requerimento junto ao Diretório Nacional do PSB para forçar o partido a realizar o congresso municipal e discutir seu eventual nome na disputa pela Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano. Até o momento, o nobre parlamentar ainda não teve seu nome referendado pela legenda para ser candidato ao pleito.

Nos bastidores já se cogita a possibilidade do diretório municipal do PSB, que atualmente é presidido pelo vereador Roberto Rocha Júnior, fechar aliança com a pré-candidatura do deputado estadual Wellington do Curso (PP), mesmo a contra gosto de Bira do Pindaré.

Veja o que diz o deputado Bira do Pindaré nas redes sociais:

Ingressei, na tarde desta segunda-feira (20), com requerimento junto ao Diretório Nacional do PSB pedindo o cumprimento do estatuto com a convocação imediata do congresso municipal, espaço democrático onde nós, filiados do partido, decidimos sobre alianças e candidato a prefeito.
Veja o documento:


Prefeito amigo da criança


O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT/foto), usou as redes sociais para informar que a sua gestão foi agraciada com o criterioso título de "Prefeito Amigo da Criança", concedido pela Fundação Abrinq. Na oportunidade, o gestor municipal afirmou que o título é uma clara demonstração de que sua gestão é mesmo diferenciada e voltada para o mais carentes.

Veja o que diz o prefeito Edivaldo:

Quando eu digo que a minha gestão tem um olhar diferenciado para os pequenos ludovicenses não é apenas uma força de expressão. Esta atenção se traduz em políticas públicas e agora em um prêmio que muito nos honra. Ontem, recebi da Fundação Abrinq o criterioso título de Prefeito Amigo da Criança. Este prêmio é concedido a alguns poucos gestores brasileiros que obtiveram avanços importantes no Plano Municipal para Infância e Adolescência. Estou muito feliz com este reconhecimento e agradeço especialmente as crianças de São Luís, que com seus abraços e sorrisos, trazem inspiração à minha jornada.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O retorno do X da questão


O vereador Beto Castro (PROS) postou nas redes sociais (facebook) uma cópia do documento oficial (038/16) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Cartório da Terceira Zona Eleitoral, assinado pela juíza da 3ª Zona Eleitoral, Alice Prazeres Rodrigues. O documento, datado de 22 de junho, garante o retorno de Beto Castro à Câmara Municipal de São Luís. Com isso, Paulo Roberto Pinto, o Carioca, volta à condição de suplente. O reempossamento deverá ser oficializado pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR).

Vereador Beto Castro de volta ao plenário
Veja o que diz Beto Castro no facebook:

Com a benção de Deus, é legitimado pelo povo, quero agradecer mais uma vez a todas as pessoas que oravam por mim nesse momento conturbado em nossa vida, e dizer que sempre acreditei na justiça de Deus,é que esse é um momento de refletir e também um dos motivos que nos fazem ter mais combustível para trabalhar por nossa São Luís. É por fim! dizer que o trabalho continua porque somos o X da questão...

PT maranhense mais perdido que cego em tiroteio


O rolo compressor da Operação Lava Jato da Polícia Federal não só desnorteou a direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), como também fez vítimas pelo país, em especial no Maranhão. Depois de perderem a "boquinha" do Palácio dos Leões do ex-governo Roseana Sarney (PMDB), a legenda ainda vive uma séria crise de identidade política no estado, divido em grupos antropofágicos.

Só para se ter uma ideia, em São Luís, dois grupos ainda discutem para onde devem correr. De um lado, aliados da tese de apoio à pré-candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) se digladiam com o grupo do secretário-adjunto municipal de  Cultura, Marlon Botão, que entende que o PT deve fechar questão pela reeleição ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Além disso, existe ainda um movimento na hostes do PT local que pretende inscrever no contexto a pré-candidatura do ex-presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Mário Macieira, que não conseguiu nem eleger sua candidata Valéria Lauande. Há também o nome do deputado estadual Zé Inácio.

Portanto, pode observar que PT maranhense está mesmo mais perdido que cego em tiroteio.  

Pinto Itamaraty quer dar visão ao PSDB

Pinto Itamarty profere palestra para os pré-candidatos do PSDB na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão
O suplente de senador Pinto Itamaraty vem mostrando que deve coordenar os rumos do PSDB tanto em São Luís quanto em demais municípios maranhenses, nas eleições de outubro deste ano. Em recente evento, na sede da Assembleia Legislativa, o nobre parlamentar tucano proferiu palestra para pré-candidatos da legenda, ressaltando a importância do Marketing Político Digital na campanha eleitoral. O evento contou com as presenças do vice-governador Carlos Brandão, presidente estadual do PSDB, e do deputado federal João Castelo.

Veja a resenha do facebook de Pinto Itamaraty:

O presidente do diretório municipal do PSDB na capital, Pinto Itamaraty, palestra na Assembleia Legislativa do Maranhão para pré candidatos a vereadores e prefeitos do Maranhão sobre a importância do Marketing Político Digital nas campanhas de 2016.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Fábio Câmara garante que mantém pré-candidatura


O líder da oposição na Câmara Municipal de São Luís, vereador Fábio Câmara, demonstra nas redes sociais que sua pré-candidatura à Prefeitura da capital está mantida e ele não irá retroceder. A afirmativa do parlamentar surge paralela ao momento em que o PMDB vive um clima de crise interna, tendo até a ex-governadora Roseana Sarney declarado que pode existir "traidores" na legenda que querem entregar o partido de bandeja para o governo Flávio Dino (PCdoB).

Atualmente, a pré-candidatura Fábio Câmara conta fortemente com os apoios do ex-presidente e ex-senador José Sarney e de sua filha, a ex-governadora Roseana. Além disso, o vereador vem amargando índices de intenções votos bem abaixo do esperado pelo PMDB, ficando no patamar entre 2 e 2,3%.

Apesar disso, o vereador garante que não irá olhar para trás e seguirá seu curso normal nas eleições municipais deste ano, pleiteando um cargo majoritário na disputa pelo Palácio La Ravardière.

Governo Dino aumenta taxas do Detran/MA em até 47%


Desde o início deste mês, o governo Flávio Dino reajustou em até 47% as taxas de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), sem aviso prévio aos usuários, segundo informa o portal da Associação dos Servidores Estaduais de Trânsito do Maranhão (ASSETRAN).

A direção da entidade acredita que a mudança nos valores de serviços prestados pelo órgão público é de pleno interesse para todos os envolvidos direta ou indiretamente que, de alguma forma, sofrem consequências com tais reajustes. 

A ASSETRAN defende inclusive que a forma como os reajustes foram feitos caracteriza desrespeito para com a população de modo geral, cabendo, então, além da apresentação de justificativa para tais acréscimos nas taxas, um pedido público e formal de desculpas aos principais interessados, ou seja, os usuários dos serviços do Detran/MA, pela maneira não transparente e repentina dos aumentos.

A entidade ressalta ainda que, no mês de fevereiro do ano vigente, a direção geral do Detran/MA noticiou nos principais meios de comunicação que no mês seguinte, março, as taxas de fabricação de placas sofreriam uma diminuição nos valores cobrados. 

"A redução de algumas taxas cobradas foi prévia e amplamente divulgadas, enquanto que o aumento de outras sequer foi informado aos funcionários do órgão, o que mancha a imagem de transparência essencial ao bom funcionamento do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão".

Exemplo de taxas que sofreram aumento:


"Traidores do PMDB flertam com governo Flávio Dino", diz Roseana Sarney


"Sei que tem filiado do partido (PMDB) querendo agradar o governo (Flávio Dino- PCdoB). É inadmissível essa postura. É de político que não tem compromisso com o povo". A declaração indignada é de autoria da ex-governadora Roseana Sarney (foto), que por meio de mensagem de WhatsApp com um blogueiro de Barra do Corda alfinetou eventuais traidores que existem no PMDB e que querem a todo custo entregar o partido aos comunistas governamentais de plantão.

Nos bastidores o recado feroz da ex-governadora do Maranhão teria sido endereçado ao senador João Alberto, presidente estadual do PMDB, e seu afilhado político, deputado estadual Roberto Costa, por não engolirem a pré-candidatura do vereador Fábio Câmara à Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano.

Para Roseana, os atuais movimentos intempestivos do PMDB em São Luís tem revelado que a crise no partido não é só de identidade, mas sim de sobrevivência e que para isso vale tudo, até se vender para os comunas. Inicialmente foi até cogitada a possibilidade da legenda deixar de lado a pré-candidatura de Fábio Câmara para se aliar ao projeto de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que tem o apoio irrestrito do governador Flávio Dino.

Com a ascensão do senador João Alberto na presidência do PMDB maranhense e com o fogo cruzado da Lava Jato em torno do ex-presidente e ex-senador José Sarney e de sua filha, Roseana, o partido perdeu o rumo de oposição no Maranhão para ser mero coadjuvante da política no estado. 

terça-feira, 21 de junho de 2016

Funcionários do Detran sob pressão da Justiça


O Tribunal de Justiça do Maranhão concedeu medida liminar, na manhã desta terça-feira, 21, determinando que os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se abstenham de deflagrar a greve, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, a contar da decisão.

O desembargador Lourival Serejo, relator do processo, considerou esvaziado o motivo para deflagrar uma greve no órgão, tendo em vista que a Administração Pública demonstra estar aberta ao diálogo e informa que vem promovendo melhorias para a classe de servidores.

A liminar também foi concedida levando em consideração a ausência de entidade representativa dos servidores capaz de deflagrar greve, em razão da falta de registro sindical obrigatório no Ministério do Trabalho.

Apesar da decisão judicial, nesta manhã, foi realizada reunião entre a Diretoria do Detran e representantes dos servidores, onde foi entregue uma cópia do encaminhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), assim como, uma cópia do pedido de reajuste do auxílio alimentação e mudança de critério de concessão do benefício ao Secretário da Casa Civil, além das planilhas que serão encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho, acerca da contratação de terceirizados, cumprindo, desta forma, todas as reivindicações que eram de competência do Detran-MA.

Triste fim: Fábio Câmara pode ser vice de Eliziane

Já teriam começado as conversas entre o PMDB do vereador Fábio Câmara e o PPS da deputada federal Eliziane Gama
Diz um ditado popular quem em política até boi pode voar. E não é mentira! As recentes pesquisas de intenções de votos divulgadas pela imprensa (Econométrica e Exata) mudaram, de fato, o cenário eleitoral. Em especial dois partidos políticos já começam a fazer suas avaliações pontuais na corrida sucessória ao Palácio La Ravardière, sede do governo municipal, no pleito de outubro deste ano.

De um lado, o PPS da deputada federal Eliziane Gama, pré-candidata à Prefeitura de São Luís, que tem aparecido em todos os cenários pesquisados com uma média de 23% das intenções de votos, empatada tecnicamente com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que busca a reeleição para mais um mandato.

De outro, o PMDB que tem amargado um pífio percentual de 2% a 2,3% das intenções de votos, com a indicação do nome do vereador Fábio Câmara para disputar a cadeira número 1 do Executivo Municipal. Em decorrência desse quadro simplório, o próprio partido já discute a possibilidade de aliança ou com o prefeito Edivaldo ou com a pré-candidatura Eliziane.

Como Fábio Câmara não deve compor chapa a vice com o prefeito Edivaldo, o PMDB já estuda a viabilidade de fechar questão com o PPS da deputada Eliziane Gama, mesmo a contra gosto do vereador, que é o único representante peemedebista na Câmara Municipal de São Luís.

Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Edivaldo diz que a verdadeira pesquisa é no corpo a corpo com o povo

Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), tem dito em visitas a dezenas de comunidades na capital maranhense que não acredita em pesquisas virtuais e que "a verdadeira pesquisa está no corpo a corpo junto ao povo de nossa cidade".

Por meio do programa "Todos Por São Luís", Edivaldo tem afirmado que a luta pela melhoria da infraestrutura de São Luís está nas ações que a gestão municipal tem desenvolvido, como a recuperação de 20 unidades escolares por meio dos serviços de pintura, recuperação hidráulica e elétrica, telhado e piso.

Além disso, o gestor pedetista garante que a capital vem recebendo o maior programa de urbanização de sua história. "Bairros que foram fundados sem qualquer pavimentação, agora contam com a infraestrutura que todo morador merece", declarou o prefeito Edivaldo nas redes sociais.

Como se pode observar, Edivaldo espera minimizar qualquer índice de rejeição que ainda paira sobre sua cabeça. 

Deputada Andrea Murad na Playboy



A deputada estadual Andrea Murad (PMDB), considerada a musa do parlamento maranhense, surpreendeu a todos com uma postagem nas redes sociais que deixou muito marmanjo de boca aberta. A nobre parlamentar liberou algumas fotos de seu ensaio fotográfico na revista masculina Playboy, mas como ela mesmo adverte (vestida, gente!). Vale a pena conferir!

O que diz a deputada no facebook:

Acabei de olhar as fotos dos bastidores da minha sessão de fotos para a revista PlayBoy (vestida, gente!) Meu beijo todo especial a esse fotógrafo maravilhoso chamado Pablo Saborido. Muito obrigada a todos da @oficialplayboybrasil !

A volta de Beto Castro

O vereador Beto Castro está de volta ao plenário da Câmara Municipal de São Luís no lugar do suplente Carioca
A ministra Rosa Weber, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu na noite de segunda-feira, 20, liminar determinando a volta do vereador Beto Castro (PROS) ao plenário da Câmara Municipal de São Luís e a imediata saída do suplente Paulo Roberto Pinto, o Carioca (PHS), que assumiu o mandato há duas semanas.

No dia 3 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por 6 votos a 1, o mandato do vereador Beto Castro. Na oportunidade, o parlamentar disse que a decisão de cassar seu mandato foi injusta e que entraria com recurso. “Eu acompanhei o julgamento em Brasília. Foi uma decisão injusta”, declarou.

O vereador Beto Castro foi acusado por Carioca, suplente na Câmara dos Vereadores, de usar duas identidades com nomes diferentes na eleição municipal de 2012, a Werbeth Macedo Castro e Werbeth Machado Castro. Beto Castro nega a acusação.

Em setembro de 2013, Beto Castro chegou a ter o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Mas, poucas horas após, por ordem da juíza Luzia Nepomucena, titular da 3ª Zona Eleitoral de São Luís, o vereador obteve uma liminar que assegurava sua sua permanência na Câmara até o julgamento de seu processo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em dezembro do mesmo ano o TRE-MA decidiu novamente cassar o mandato do vererador por 4 votos a 2. Em março de 2014 por 4 votos a 3, os membros do TRE-MA julgaram o recurso da defesa e reconduziram Beto Castro à Câmara dos Vereadores.

O suplente Carioca afirmou que continuará sua batalha, lutando na justiça para ter o seu sonho concretizado. na sessão desta terça-feira, 21, ele agradeceu a acolhida de todos os integrantes do Legislativo Municipal. "O jogo não terminou. O jogo apenas começou. O inteteresse é grande para tirar Carioca do mandato", frisou.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Maranhão retira da CCJ processo que poderia salvar Cunha


Do Congresso em Foco

Brasília- O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA/foto), pediu nesta segunda-feira (20) para que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) retire da pauta a consulta sobre a votação em plenário de pedidos de cassação de mandato, matéria que poderia beneficiar o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A consulta deveria ser votada hoje, mas com o pedido de retirada de tramitação não será mais analisada. A comissão iria decidir se o relatório aprovado pelo Conselho de Ética poderia ser substituído por outro, com novo conteúdo, e aprovado em plenário – o que beneficiaria o presidente afastado da Câmara. A consulta à CCJ foi feita pelo próprio Maranhão e já havia recebido parecer favorável a Cunha pelo relator Arthur Lira (PP-AL).

Cunha, que prepara pronunciamento, já tinha eleito a CCJ como o seu novo campo de batalha. A comissão, que é presidida pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), aliado do presidente afastado da Câmara, teve alguns membros trocados para tentar reforçar a tropa de choque do peemdebista. Na ocasião, o líder do PR, Aelton Freitas (MG), substituiu os deputados Jorginho Mello (SC) e Paulo Feijó (RJ) na CCJ. Os dois foram trocados, respectivamente, por Laerte Bessa (PR-DF) e Wellington Roberto (PR-PB), dois conhecidos defensores de Cunha.

Na semana passada, o peemedebista foi derrotado no Conselho de Ética, que recomendou a cassação de seu mandato. O processo no colegiado foi o mais longo da história, com sete meses de duração. Agora, a decisão cabe ao plenário da Câmara, e Cunha terá o mandato definitivamente cassado caso venham a ser registrados 257 votos (maioria absoluta) a favor do parecer de Marcos Rogério (DEM-RO) pela sua cassação.

Com o arquivamento da consulta à CCJ, o plenário deverá votar diretamente o pedido de cassação do peemdebista. Cunha ainda pode, porém, recorrer contra o parecer do conselho na própria CCJ. O prazo para a apresentação do recurso vai até quinta-feira (23).

Astro de Ogum se reúne com professores grevistas


O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), esteve reunido nesta segunda-feira, 20, com um grupo de professores da rede municipal de ensino da capital que está em greve desde o dia 25 de maio deste ano. A categoria exige 11,36% de aumento salarial, enquanto a Prefeitura apresenta como contra proposta de 10,67%. O click foi feito pelo fotógrafo Paulo Caruá.

PMDB ainda pode fechar com Edivaldo


O PMDB em São Luís ainda pode fechar aliança com a pré-candidatura à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Apesar disso, o senador João Alberto, que preside o diretório estadual da legenda no Maranhão, já até gravou um vídeo informal reafirmando o apoio do partido em torno do nome do vereador Fábio Câmara, que se esforça para ter a unidade da sigla à sua pré-candidatura.

Já existem conversas de bastidores que estariam avançadas, só esperando o momento certo para firmar aliança. No entanto, o senador João Alberto vem embalando a virtual pré-candidatura de Fábio Câmara, a contra gosto de um claro esforço do vereador que tem buscado apoio nacional do PMDB para se fortalecer e garantir a maior parte da militância do partido.

Com as recentes pesquisas de intenções de votos nada favoráveis ao pré-candidato da legenda, até mesmo o nome da deputada estadual Andrea Murad voltou a ser cogitada, por membros do próprio PMDB.

Policiais civis mantêm greve por tempo indeterminado


Em Assembleia Geral, realizada na tarde de sexta-feira, 17, no auditório da Secretária de Segurança Pública-SSPMA, os Policiais Civis do Estado do Maranhão, por ampla maioria, decidiram rejeitar a proposta de reajuste apresentada pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Com a decisão da categoria, os Policiais Civis, que haviam suspendido temporariamente a greve, retomaram imediatamente o movimento paredista.

Na ilha de São Luís, o local de concentração será no Plantão Central do Parque Bom Menino, localizado no Centro de São Luís. No interior do Estado o local de concentração será na sede de cada Delegacia Regional.

A proposta era pra que fosse incorporada a gratificação de dedicação exclusiva (GDE) ao subsídio e a aplicação de reajuste de 10%, para implementação em junho de 2016. E decorrente da renúncia do retroativo da GDE, o pagamento seria parcelado em 26 vezes, a partir de janeiro de 2017, sendo que, ao final das parcelas, o valor seria incorporado ao subsídio. Desse modo, em 2017 haveria um reajuste total de 20,5%. O acordo seria estabelecido por acordo judicial.

Para os trabalhadores da segurança pública, a proposta apresentada continua sendo vergonhosa e incoerente com a atividade de investigação executada.

Desta forma, funcionará 30% do efetivo entre Comissários, Investigadores, Escrivães, Peritos Criminalísticos Auxiliares, Auxiliares de Pericia Médico Legal, Motoristas e Operadores de Rádios da ilha de São Luís, trabalhando nos plantões policiais, conforme especificado na Lei n. 7.783/89, artigo Art. 9º, de 1989.

Os Policiais Civis devem seguir os procedimentos da Instrução Normativa de n° 001/2016 INSTRUÇÃO-NORMATIVA

Serão cumpridos os autos de prisão em flagrante delito somente aqueles: decorrentes de latrocínio, extorsão qualificada pela morte, estupro (em todas as suas modalidades), epidemia com o resultado morte, favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, decorrentes de crimes contra a criança e o adolescente, decorrentes de crimes contra o idoso, decorrentes da aplicação da Lei Maria da Penha, desde que se trate de homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal de natureza grave.

Com informações do Sinpol MA

João Alberto grava vídeo de apoio à Fábio Câmara

O vereador Fábio Câmara mais uma vez mostrou ser o preterido candidato do PMDB para disputar as eleições em São Luís
O senador João Alberto (PMDB) declarou em vídeo apoio à pré-candidatura do vereador Fábio Câmara (PMDB) à Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano. As declarações do senador, que também presidente o diretório estadual da legenda, vieram à tona depois de crises internas na sigla, cujo nome da deputada estadual Andrea Murad voltou a ser cogitado para disputar o pleito no lugar de Câmara. 

A tentativa de troca veio depois que o vereador ficou em sexto lugar, obtendo apenas 2,6% das intenções de votos registrado pela pesquisa Econométrica, divulgada há duas semanas. 

Novo canal de comunicação


O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), dispõe de um novo espaço para dialogar com a população. Qualquer cidadão pode dar a sua opinião ou sugestão para melhorar a infraestrutura da cidade.

Veja o que diz o prefeito


Vamos conversar sobre São Luís? 


Agora tenho um novo espaço para dialogar com vocês sobre os rumos de nossa cidade. Para participar, acessemhttp://www.edivaldoholandajunior.com.br/ e deixem sua opinião ou sugestão para construirmos juntos uma São Luís ainda melhor!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Agentes penitenciários pegam porrada no governo Flávio Dino


A Tropa de Choque da Polícia Militar do governo Flávio Dino (PCdoB) entrou em confronto, na manhã desta sexta-feira, 17, com o movimento paredista dos agentes penitenciários, em frente ao Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Cinco agentes penitenciários saíram feridos e foram levados para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, da Cidade Operária, na região metropolitana de São Luís.

A categoria dos agentes penitenciários pressionam o governo por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Eles alegaram que estavam fazendo uma manifestação pacífica, mas a Tropa de Choque interveio com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os agentes. 

A assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) informou que uma equipe tenta dialogar com os agentes penitenciários, que estão realizando, desde as 7h, uma paralisação de advertência no local.

"Edivaldo é um gestor honesto, tem grupo político e é carismático", diz Ivaldo



O vice-líder do governo municipal, vereador Ivaldo Rodrigues (PDT/foto), afirmou nesta sexta-feira, 17, em entrevista ao programa Câmara em Destaque, transmitido pela rádio Difusora AM, que o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), é um gestor honesto, tem grupo político e é carismático. "Portanto, é um político que reúne todas as qualidades necessárias", declarou.

Ivaldo Rodrigues destacou ainda que o prefeito vem realizando grandes obras e serviços na cidade e que deve intensificar mais ações nos bairros da capital numa ampla parceria com o Governo do Estado. "Essa era uma coisa que não havia antes e a população sempre almejou", ressaltou.

Para o vice-líder, hoje o gestor municipal possui um grupo político forte que vai fazer a diferença nas eleições de outubro deste ano. "Sem dúvida o PDT cresceu muito, tem candidaturas em 95 municípios maranhenses para prefeito e seguramente, contribuiremos para a reeleição do prefeito Edivaldo", frisou.

Para o vereador, o PDT fará uma grande campanha neste ano.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

"Essa não é a hora de testar novas ideias", diz Weverton Rocha sobre as eleições em São Luís


O deputado federal Weverton Rocha (PDT) afirmou nesta quinta-feira, 16, em entrevista ao programa Ponto e Vírgula, da rádio Difusora AM (das 18h às 19h),  que a população de São Luís não irá se arrepender em dar mais um voto de confiança pela reeleição do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). 

"Esse não é o momento de testar novas ideas. Temos um prefeito sério e honesto, que vem planejando as situações da cidade. O prefeito vai fazer uma boa campanha e um bom debate e com certeza, vai chegar à vitória nas eleições de outubro", disse o deputado pedetista.

Nesta sexta-feira, 17, o PDT fará um ato de lançamento oficial da pré-candidatura do gestor municipal, na Assembleia Legislativa do Maranhão, a partir das 17 horas.

Assessor de deputado do PMDB defende nome de Andrea Murad

Ruy Pires
O ex-líder estudantil Ruy Pires e assessor do deputado estadual Roberto Costa (PMDB), usou as redes sociais (facebook) para defender o nome da deputada estadual Andrea Murad como o nome do PMDB para unir o partido em torno de uma candidatura vencedora na disputa pela Prefeitura de São Luís, nas eleições de outubro deste ano.

Veja o que diz Ruy Pires:

Andrea Murad o nome para unir o PMDB de São Luis! 

A deputada Andrea Murad apesar de nunca ter tido a mesma oportunidade e espaço dentro do partido igual ao vereador Fábio Câmara, inclusive nas inserções de tv. Sempre pontuou nas pesquisas eleitorais na capital.
O que mais me chama atenção como militante do partido é que apesar de tudo o que tem passado Andrea Murad se mantém fiel ao PMDB e chegou a abrir mão de disputar as prévias partidárias em nome da unidade.
É chegada a hora, mostram as pesquisas, que a eleição em São Luis está aberta de apresentar uma candidata disposta primeiro a UNIR O PMDB e segundo a ser uma alternativa viável para uma disputa em São Luis! E na minha opinião esse nome é o da deputada ANDREA MURAD!



João Alberto tenta minimizar crise interna no PMDB


O senador João Alberto (foto) vai tentando apagar o incêndio que tomou conta do PMDB, depois que o nome do vereador Fábio Câmara volta a ser questionado para ser a indicação do partido na disputa eleitoral à Prefeitura de São Luís. Um dos defensores da troca é o suplente de senador Lobão Filho, que pretende resgatar o nome da deputada estadual Andrea Murad para encabeçar chapa majoritária para o pleito de outubro.

Para João Alberto, que preside o diretório regional do PMDB no Maranhão, apesar do fraco desempenho do vereador Fábio Câmara, na última pesquisa Econométrica, divulgada no sábado passado, 11, não há motivo para desistir da pré-candidatura lançada pelo parlamentar. No levantamento, Câmara aparece em quinto lugar com apenas 2,6%.

"A pesquisa (Econométrica) é muito falha, pois não inclui todos os pré-candidatos. Portanto, não podemos nos guiar por ela. Por enquanto, o que posso dizer é que o candidato do PMDB em São Luís é Fábio Câmara e seguirmos firmes e fortes com ele", enfatizou o senador João Alberto.

Lobão Filho quer trocar Fábio Câmara por Andrea Murad

O nome da deputada estadual Andrea Murad começa a ser cogitado no PMDB para disputar a Prefeitura de São Luís
Mediante o pífio quinto lugar, obtendo apenas 2,6% das intenções votos registrados pela pesquisa Econométrica, com relação ao nome do vereador Fábio Câmara na corrida sucessória à Prefeitura de São Luís membros do PMDB já começam a cogitar eventual mudança de rumo em termo de candidatura majoritária.

Um dos integrantes do PMDB que defende outra indicação para entrar na disputa eleitoral de outubro deste ano é o suplente de senador e empresário Lobão Filho, que ainda defende que o nome da deputada estadual Andrea Murad não pode ser esquecido e, segundo ele, a parlamentar tem que se manter inserida no contexto.

"Andrea pode ser uma alternativa (do PMDB), por ser uma deputada combativa e, como não era pré-candidata, não teve como ser avaliada nesta última pesquisa (Econométrica)", declarou Lobão Filho.

O mentor da "mudança" enfrenta suas primeiras greves


O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB/foto), enfrenta nesta quinta-feira, 16, suas três grandes paralisações no setor público, que prometem lhe dar muita dor de cabeça. Na área da Segurança Pública, a gestão comunista terá que baixar a bola e dialogar mais como movimentos paredistas que envolvem os policiais civis e os peritos criminais, que desde a semana passada, já haviam anunciado que cruzariam os braços no dia de hoje.

Os policiais civis rejeitaram em ampla maioria a proposta por eles considerada “imoral”, que foi apresentada pelo Governo do Estado, após meses de negociação. O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) informou à categoria que na última quarta-feira, 8, o secretário de Governo, Antonio Nunes, apresentou que a proposta seria de 15%, sendo que ainda parcelada em três anos, sendo 6% a partir de junho de 2016, outros 6% em março de 2017, e por fim mais 3% em fevereiro de 2018, além de R$ 146,21 reais para a Gratificação de Dedicação Exclusiva, que seria incorporada no subsídio.

Já a categoria dos peritos criminais garante que após uma negociação exaustiva de um ano e seis meses, onde a categoria já havia cedido a todos os pedidos do governo, a gestão comunista Flávio Dino decide apresentar uma tabela de reajuste humilhante de 15%, dividido em três parcelas, de 6%, 6% e 3%, respectivamente para os anos de 2016, 2017 e 2018.

Outra categoria que também decidiu amanhecer nesta quinta-feira em estado de greve são os dos funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Entre as inquietações do movimento estão o debate sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Detran, auxílio alimentação nas férias e licenças e reajuste do auxílio, aumento do número de terceirizados do Detran por indicações políticas, recomposição das perdas inflacionárias de 2015 e outras questões.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Wellington oficializa pré-candidatura a prefeito de São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso garante que sua pré-candidatura em São Luís está mais do que oficializada 
Ainda surfando na onda de ter aparecido na terceira posição na última pesquisa Econométrica de intenções de votos, divulgada no sábado, 11, com 16,9%, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) anunciou nesta quarta-feira, 15, no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, que é mesmo pré-candidato a prefeito de São Luís, para as eleições de outubro deste ano. " O povo pediu minha pré-candidatura", afirmou.

Wellington é um parlamentar de primeiro mandato na Casa, mas no pleito de 2012 teve uma experiência frustrada quando não conseguiu a legenda do PSL para sair candidato a vereador da capital. 

Porém, dois anos depois, o empresário da área de curso pré-vestibular e concursos públicos, investiu pesado na campanha para deputado estadual, tendo sido eleito pelo PPS, mesmo partido da pré-candidata à Prefeitura de São Luís, deputada federal Eliziane Gama.

Wellington garante que desta vez não tem pra ninguém e segue no cenário pré-eleitoral sendo o pré-candidato que mais cresce nas intenções de voto.

As qualidades de um vice

O suplente de senador Pinto Itamaraty também vem sendo sondado pelo PSDB para ser vice da deputada Eliziane Gama
Do blog de Daniel Matos

A figura do vice guarda importância estratégica para qualquer projeto político majoritário. Nos tempos atuais, marcados por permanente atualização de discursos e de práticas eleitorais e de gestão, quem pretende compor uma chapa deve estar antenado a essa nova dinâmica, sob pena de tornar-se um fardo e inviabilizar um projeto de poder.

Em São Luís, despontam como principais pré-candidatos à sucessão municipal a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP). Os três, apesar de já experimentados na política, exibem aparência e conteúdo que remetem ao novo, à modernidade e ao vigor necessário para administrar uma metrópole com mais de 1 milhão de habitantes.

Seria mais lógico e produtivo, então, associar suas imagens joviais a postulantes a vice com iguais características, sob pena de causar uma distorção na chapa, marcada por incoerência de ideias, falta de sinergia, descompasso no manejo dos canais de interação com a população, dentre outras incongruências.

Sendo assim, a experiência, por si só, não é o bastante. Mais do que longa estrada, quem pretende ser o primeiro na linha sucessória precisa entender o contexto de agora e desprender-se do passado, uma vez que a velocidade das mudanças obriga a lançar olhos atentos ao que está adiante.

Um candidato a vice não pode, em hipótese alguma, passar a imagem de ultrapassado. Para tornar-se importante para a chapa, precisa agregar confiança e respeito junto ao eleitorado.

As virtudes de um vice passam, obrigatoriamente, pela capacidade de acompanhar a evolução ora em andamento e de conectar-se às transformações. Sem esse perfil, não é possível somar. Pelo contrário, corre-se o risco de condenar a chapa ao fracasso.