RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Roberto Rocha mobilizará Pedreiras com seminário sobre rios maranhenses


O senador Roberto Rocha (PSB), em parceria com o Instituto Cidade Solidária, realizará no próximo dia 26, no município de Pedreiras, a segunda edição do Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, que tem como proposta promover a reflexão e a troca de experiências entre gestores públicos, estudantes e profissionais de diversas áreas para fomentar iniciativas para a recuperação das bacias hidrográficas do estado.

O evento vai ocorrer no auditório da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF), a partir das 8h. A primeira edição ocorreu em março deste ano em São Luís, com proposta de acontecer outros seminários em mais cinco municípios maranhenses. O evento foi idealizado pelo parlamentar, que desde o início do seu mandato no Senado Federal vem tratando com prioridade os graves problemas de assoreamento dos rios maranhenses. 

Em 2015, o senador entregou ao secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, um relatório com informações e fotos enviadas ao e-mail do seu gabinete, mostrando a situação dos principais rios do Maranhão, e solicitou prioridade para a liberação de recursos no Orçamento da União destinados ao projeto de revitalização tanto dos rios, como de suas nascentes.


A proposta dos seminários em várias regiões do estado para tratar sobre a recuperação dos rios maranhenses foi apresentada, também, ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), com quem Roberto Rocha se encontrou, em 2016, para tratar sobre o tema, visando inserir na agenda pública o debate urgentíssimo de revitalização dos cursos d´água do Maranhão. 

O parlamentar já destinou R$ 9 milhões à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf - no Orçamento da União de 2016, por meio de emenda de bancada e mais R$ 2,5 milhões de emenda individual para iniciar o processo de revitalização das bacias hidrográficas maranhenses. Uma parte desse recurso foi destinada à aquisição de máquinas e equipamentos para a realização de estudos para o desassoreamento dos rios.

“Estamos buscando recursos junto ao governo federal para revitalizar os nossos cursos d`água, os nossos rios, afluentes, as nossas nascentes, pois a coisa mais importante que temos no Maranhão são os maranhenses, e, depois disso, são as nossas águas”, ressaltou o senador.

Inscrições - Para participar do seminário, basta se inscrever pelos contatos: inscricoes@cidadesolidaria.org, ou pelo telefone (98) 9-9221-1261. Quem mora em Pedreiras, Trizidela do Vale ou cidades vizinhas, também pode se inscrever na sede da Associação Comercial Industrial e do Agronegócio de Trizidela do Vale, localizada na Rua Santo Antônio, 157, Trizidela do Vale. A entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Risco de "fome catastrófica" sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

A Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada (IPC) calculou que o grau mais elevado de fome, chamado de “fome catastrófica”, pod...