Rádio Web Conexão

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Partidos de esquerda preferem não embarcar na onda de Dino


PCdoB, PT e PSOL ainda nem chegaram a avaliar a defesa intransigente do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que em recente entrevista ao jornal Folha de São Paulo pregou a renúncia de partidos de esquerda em troca do apoio ao nome do pedetista Ciro Gomes, na corrida sucessória ao Palácio do Planalto, para as eleições de outubro.

Em sua justificativa, Dino diz que a esquerda corre sério risco de ser derrotada já no primeiro turno se não se unir em torno de um único nome.

“Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”, afirmou.

Para o governador, o PT não tem nome capaz de unir a esquerda e deveria apoiar Ciro, caso Lula não consiga viabilizar sua candidatura, porque o pedetista é hoje o melhor posicionado, segundo as pesquisas, dentro desse campo político.

O PCdoB, partido de Dino, tem hoje como pré-candidata a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (RS) e o PSOL trabalha com a pré-candidatura de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Para o governador do Maranhão, a prisão de Lula é “muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964″. Na avaliação dele, um mês após a prisão do ex-presidente, é momento de reconhecer que sua candidatura se tornou inviável e de traçar estratégias para vencer a eleição.

“O ponto de interrogação que está dirigido, sobretudo ao PT, é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse.

“Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós”, emendou. A possibilidade de uma aliança no primeiro turno ainda é vista com reservas pela cúpula do PT, que insiste na candidatura de Lula como opção única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União Brasileira de Mulheres repudia fala machista de deputada no Maranhão

A União Brasileira de Mulheres do Maranhão (UBM) lançou nota pública, manifestando repúdio e indignação contra as recentes falas machistas ...