RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

segunda-feira, 30 de julho de 2018

O jogo eleitoral vai definindo seu perfil de candidatáveis para 2018

O jornalista e blogueiro Mario Carvalho entra na disputa por uma vaga à Câmara Federal pelo Patriota
Definitivamente a campanha eleitoral vai desenhando seu perfil de candidatos a cargos majoritários (presidente da República, senador e governador) e proporcionais (deputados federais e estaduais), visando as eleições do dia 7 de outubro do corrente ano, que promete ser um pleito diferenciado, com eventuais surpresas no cenário representativo.

Os partidos políticos que ainda não realizaram suas convenções, têm até o dia 5 de agosto para fazê-los, sob pena de ficarem de fora do processo eleitoral.

A partir do dia 6, a Justiça Eleitoral começa a vedar, às emissoras de rádio e de televisão, em programação normal e em noticiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, incisos I, III a VI) as seguintes normatizações:

1. Transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;

2. Veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes;

3. Dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação;

4. Veicular ou divulgar, mesmo que dissimuladamente, filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;

5. Divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome do candidato ou com a variação nominal por ele adotada. Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

As medidas estabelecidas pela Justiça Eleitoral visam dar tratamento igualitário a todos os concorrentes a cargos públicos, apesar de alguns desníveis no processo.

O certo é que a partir de agora o eleitor terá o papel fundamental de melhor escolher os candidatos que se apresentam como lobo em pele de cordeiro. Portanto, cabe somente ao eleitorado definir e mudar os rumos atual de nossa política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Camarão mantém coerência e se retira da campanha de Fred Campos em Paço do Lumiar

O vice-governador e secretário estadual da Educação, Felipe Camarão (PT), tomou uma decisão firme ao se retirar do apoio à campanha de Fred...