Rádio Web Conexão

sábado, 21 de março de 2015

Deputada constata superlotação nas UPAs

A deputada Andrea Murad (PMDB), titular da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, visitou a UPA do Itaqui Bacanga na quinta-feira (18), e ficou impressionada com a quantidade de doentes que superlotam a unidade.

Segundo a parlamentar, a calçada da UPA continua servindo de assentos para quem busca atendimento. Andrea relatou, ainda, que ao entrar na recepção, o espaço estava completamente lotado e em muitos momentos, a triagem era feita na própria recepção.

"Vi o desespero de muitos pacientes por causa da demora no atendimento. Superlotada, com pacientes aguardando atendimento sentados na calçada, recepção alagada, pacientes tomando soro em pé nos corredores, mais de 7 horas de espera e crianças quase convulsionando de febre na porta dos consultórios. Para minha tristeza, uma situação totalmente diferente do que eu vi ano passado quando visitei a mesma UPA. Infelizmente as Upas estão virando Socorrao", avaliou Andrea Murad.

A deputada falou também sobre a existência de salas onde o piso está infiltrado e que, na ala de classificação de risco, onde acontece a aferição da pressão e da temperatura, os doentes estavam em pé, sendo que uma delas, estava envolta de cobertores sem ter onde sentar. Por conta da situação, a deputada solicitou uma cadeira para a paciente.

A direção da UPA explicou que a unidade atende com plantão 2 clínicos gerais, 2 pediatras e 1 médico intensivista, chegando a receber até 600 pessoas por dia. Ao se reunir com a diretoria, a deputada lamentou que a qualidade no atendimento tenha caído consideravelmente e disse que que pretende estar mais perto das demandas da saúde até para cobrar do governo o que vem presenciando nas unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dino forma maioria no STF e nega pedido para blindar Bolsonaro de prisão por atos antidemocráticos

Flávio Dino foi um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que formou maioria, em julgamento virtual, para negar pedido para encerr...