Banner Betano

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Fique por dentro das ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea


A superintendente de Gestão das Unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Eteana Trajano, detalhou, em entrevista ao programa Diário da Manhã, nesta quinta-feira (12), a estrutura montada pelo Governo do Maranhão para garantir atendimento médico durante o período carnavalesco na Região Metropolitana de São Luís, especialmente no circuito “Vem pro Mar”, na Avenida Litorânea.

Segundo a gestora, o planejamento começou ainda no pré-carnaval, quando as equipes já atuaram na avenida. “Sexta-feira a gente já iniciará os trabalhos do Carnaval, na verdade dando continuidade, porque nós estivemos na avenida durante os quatro dias de pré-Carnaval. Já contabilizamos 368 atendimentos, sendo 20 transferências”, informou.

Etana explicou que os atendimentos seguem um fluxo previamente estabelecido. Casos que exigem maior complexidade são encaminhados para unidades de referência, como o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão 2), além de unidades estaduais, como a UPA do Araçagi e o Hospital da Vila Luizão.

“Tudo vai depender da situação do paciente. Já tivemos também casos de gestantes na avenida que precisaram de atendimento e foram transferidas para maternidade por meio das ambulâncias”, destacou Etana Trajano.

Entre as ocorrências mais frequentes estão os atendimentos relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, principalmente entre jovens de 20 a 30 anos. “Esse é o principal”, afirmou a superintendente, acrescentando que também têm sido recorrentes os casos de crises de ansiedade.

Estrutura reforçada na Avenida Litorânea

Para atender à grande concentração de foliões na Avenida Litorânea, o Governo do Estado instalou dois hospitais de campanha em pontos estratégicos do circuito. A unidade localizada na concentração, no bairro Olho d’Água, próximo ao posto do Salva-Vidas, passou por ampliação devido à alta demanda registrada no pré-Carnaval.

“Nesta unidade conseguimos colocar mais duas poltronas e mais um leito de estabilização. Hoje temos cinco leitos, mais dois de estabilização e nove poltronas”, detalhou Eteana.

O segundo posto funciona na área de dispersão, ao final do percurso dos trios elétricos, nas proximidades do Rio Pimenta. De acordo com a superintendente, a procura por atendimento aumenta significativamente com a aproximação do último trio. “Quando se aproxima o último trio, a demanda sobe muito. Por isso os postos estão em pontos estratégicos”, explicou.

Cada unidade conta com duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico, ambas aptas a realizar transferências. O Corpo de Bombeiros também atua de forma integrada, garantindo que nenhuma unidade fique desassistida.

Medicamentos e farmacêutico

Além disso, os postos dispõem de estoque completo de medicamentos. Neste ano, a novidade é a presença de um farmacêutico durante todo o plantão, oferecendo suporte técnico às equipes. A farmácia e o almoxarifado estão instalados no Posto 1, que possui estrutura mais ampla.

Etana Trajano reforçou que o objetivo da estrutura é assegurar atendimento rápido e eficiente, minimizando riscos e garantindo a segurança dos foliões. “A saúde está lá exatamente para favorecer essa assistência, caso seja necessário”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro das ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea

A superintendente de Gestão das Unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Eteana Trajano, detalhou, em entrevista ao programa Diário ...