Parlamentares da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia se reuniram nesta quarta-feira, 1º, na sala das comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), para discutir a elaboração de um relatório global sobre as obras paralisadas e inacabadas em todas as regiões do estado.
Ao abrir a reunião, o presidente da comissão, deputado Ricardo Arruda (MDB), fez uma explanação sobre os serviços incompletos com base em informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Arruda revelou que há cerca de 540 obras paralisadas ou inacabadas no Maranhão: “A situação destas obras é bem mais crítica no Maranhão, que só perde para o estado do Pará”, afirmou o presidente da comissão.
Ele acrescentou que é um grande desafio retomar pelo menos 89 obras paralisadas, mas que podem ser reiniciadas a qualquer momento, desde que para elas seja restabelecido o fluxo financeiro.
“Com um planejamento financeiro adequado e um assessoramento técnico às prefeituras, com certeza o cenário que se tem hoje no estado, pode ser modificado”, declarou o deputado Ricardo Arruda.
Além do presidente e do vice-presidente, Leandro Bello (Podemos), a reunião da Comissão de Educação contou também com as presenças dos deputados Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB) e Juscelino Marreca (Patriota).
SUGESTÕES
Carlos Lula sugeriu que sejam aprofundadas as discussões e encaminhamentos sobre as obras paralisadas e inacabadas na área da educação, em todas as regiões do estado. Ele propôs também que o assunto seja tratado de forma conjunta pela Comissão de Educação e pela Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa, presidida pelo deputado Cláudio Cunha (PL).
O deputado Júlio Mendonça sugeriu que a discussão seja, também, compartilhada com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Os deputados Leandro Bello, Juscelino Marreca e Cláudia Coutinho manifestaram todo o apoio à proposta de levantar a situação de cada uma das obras paralisadas para que, o quanto antes, possam ser retomadas.
“Acho que é inadiável este trabalho de aprofundar este levantamento de verdadeiros elefantes brancos – creches, escolas, quadras esportivas etc – que estão espalhados em diversos municípios. Daí a importância de um diagnóstico destas obras, para se avaliar a real situação de cada uma delas e lutar para que sejam retomadas e concluídas em benefício da população”, frisou Cláudia Coutinho.