Banner Betano

terça-feira, 16 de junho de 2026

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu nesta terça-feira (16) grupo de trabalho para aprofundar a avaliação da segurança da vacina contra a dengue Butantan-DV

De acordo com a Portaria nº 715/2026, cabe ao novo colegiado coordenar e dar suporte técnico às atividades de um painel de especialistas, responsável por analisar dados clínicos de eventos adversos notificados após a aplicação do imunizante.

Segundo a norma, o grupo de trabalho atuará na avaliação de informações complementares apresentadas pelo detentor do registro da vacina e na consolidação de dados necessários para revisar o perfil de risco e benefício do produto.

A iniciativa ocorre no contexto do monitoramento contínuo da segurança de vacinas, conhecido como farmacovigilância.

Composição 

O grupo será formado por representantes de diferentes áreas da Anvisa, incluindo setores responsáveis por produtos biológicos, farmacovigilância, monitoramento de produtos e inspeção sanitária, além de diretorias da agência. 

Há previsão de participação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, como convidado nas atividades.

O painel de especialistas terá caráter consultivo e será formado por profissionais externos à agência, escolhidos com base em critérios de qualificação técnica, experiência profissional e ausência de conflito de interesses. A participação será voluntária e não remunerada.

Decisão

A portaria estabelece que as conclusões do grupo de trabalho e do painel de especialistas servirão como subsídio técnico para decisões da Diretoria Colegiada da Anvisa, responsável pelas deliberações finais.

O grupo terá duração indeterminada e poderá permanecer em atividade enquanto houver necessidade de acompanhamento e análise relacionados à segurança da vacina.

Com informações da Agência Brasil

Lula sanciona lei do Marco Legal do Transporte Público Coletivo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que institui o Marco Legal do Transporte Público Coletivo. O objetivo do texto é modernizar a política desse tipo de transporte no país, com a diversificação do financiamento e a melhoria da regulação e da operação dos transportes públicos urbanos.

Um dos avanços estruturais do novo marco é a ruptura com o modelo predominante no Brasil, no qual o financiamento do transporte coletivo recaía quase exclusivamente sobre a tarifa paga pelo usuário. A Lei nº 15.432/2026 foi publicada, neste domingo (14), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A medida abre caminho para a discussão da tarifa zero e autoriza o uso de novas fontes de custeio para subsidiar as tarifas, como publicidade, exploração comercial de espaços e recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide Combustíveis).

A Cide é um tributo federal cobrado na importação e comercialização de petróleo, gás natural, álcool combustível e seus derivados. Criada por uma lei de 2001, tem seus recursos destinados à infraestrutura de transportes, projetos ambientais e subsídios ao preço de combustíveis.

O texto foi aprovado em maio pelo Congresso Nacional e também trata do fortalecimento da integração física e tarifária dos sistemas de transporte, da ampliação da transparência na gestão pública, da transição para fontes renováveis de energia e da criação de mecanismos nacionais para compartilhamento de dados e monitoramento da qualidade dos serviços.

Outro ponto de destaque é a definição de parâmetros mínimos de qualidade para os sistemas de transporte público, incluindo critérios como regularidade, pontualidade, acessibilidade, segurança, conforto e satisfação dos passageiros. O texto também prevê que a remuneração das operadoras possa ser vinculada ao desempenho e à qualidade do serviço prestado.

Vetos

Em comunicado, a Presidência de República informou que os vetos presidenciais ao Marco Legal do Transporte Público Coletivo tiveram como objetivo preservar a sustentabilidade fiscal e evitar impactos sobre políticas de gratuidade já existentes.

Foram retirados trechos que obrigavam estados e municípios a custear integralmente gratuidades e descontos tarifários com recursos do orçamento público, além de dispositivos que vinculavam subsídios públicos à remuneração das operadoras.

“A avaliação foi de que essas exigências poderiam gerar despesas sem previsão de recursos e colocar em risco benefícios já concedidos à população”, diz o comunicado, ao acrescentar que os vetos não impedem a concessão de subsídios para financiar gratuidades e descontos tarifários.

“O que foi retirado foi a obrigatoriedade desse custeio e o prazo para adequação, medidas que poderiam inviabilizar o modelo atualmente adotado por diversos entes federativos e gerar instabilidade no sistema”, reforçou a Presidência.

Também foram vetados dispositivos relacionados às competências dos entes federativos, como a obrigatoriedade de isenção de pedágio para ônibus em rodovias estaduais e municipais e a previsão de subsídios federais para tarifas de transporte local. A justificativa foi preservar a autonomia de estados e municípios, evitar novas despesas obrigatórias para a União e garantir segurança jurídica na gestão dos sistemas de transporte.

Outros vetos se aplicam à criação de novas estruturas administrativas, regras de indenização a concessionárias e a vinculação obrigatória de 60% dos recursos da Cide Combustíveis para áreas urbanas. Segundo o governo, as medidas buscam evitar aumento de gastos permanentes, reduzir riscos fiscais para o poder público e preservar a flexibilidade do orçamento para atender às diferentes necessidades e prioridades do país.

Com informações da Agência Brasil

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Motta convoca reunião de líderes para votar PL do fim da escala 6x1


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (15) que convocou para a tarde de amanhã (16) uma reunião do colégio de líderes para tratar do projeto de lei (PL) 1838/26, do governo federal, que acaba com a escala de seis dias de trabalho para cada dia de folga, a escala 6X1.

O objetivo é ter pontos do texto esclarecidos pelo relator, o deputado federal Léo Prates (Republicanos-BA).

Encaminhado pelo governo em abril, o projeto define em 40 horas semanais o limite da jornada normal de trabalho na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e oito diárias, além de garantir ao trabalhador dois repousos semanais remunerados de 24 horas consecutivas.

Por ter sido encaminhada em regime de urgência, a proposta está trancando a pauta do plenário da Câmara, que só pode deliberar propostas de Emenda à Constituição (PECs), Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) e requerimentos de urgência até que o projeto seja votado.

“Convoquei Reunião de Líderes para amanhã (16), às 14h. Na ocasião, o deputado @leopratesba vai esclarecer pontos do seu parecer sobre o PL que acaba com a escala 6x1, apesar de já termos aprovado a PEC sobre a redução da jornada de trabalho. Com a apreciação da matéria, destravamos a pauta da Casa”, escreveu Motta em uma rede social.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Na quinta-feira (11), Motta designou o deputado Leo Prates, que também relatou o texto da PEC que acabou com a escala 6x1, como relator do projeto. O texto aprovado no final de maio reduziu a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas e estabelece a escala de cinco dias de trabalho por dois de folga (5x2). A atualmente a PEC está em análise no Senado Federal.

Além do projeto de lei que acaba com escala 6X1, os líderes vão debater ainda o PL 896/23, que equipara a misoginia ao crime de racismo, o que a torna inafiançável e imprescritível.

Na última quarta-feira (10), a coordenadora do grupo de trabalho que debate a proposta, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), apresentou uma nova versão do texto, que já foi aprovado no Senado.

“Já a deputada @tabataamaralsp apresentará os resultados do GT da Misoginia. Devemos votar os dois projetos em plenário ainda nesta semana”, completou Motta.

A relatora alterou principalmente a definição de misoginia.

“A fim de preservar a uniformidade conceitual da legislação penal e processual penal sobre o tema, propomos a substituição dos termos ‘ódio’ e ‘aversão’, previstos no projeto para a caracterização da misoginia, pelas expressões ‘menosprezo ou discriminação’ em razão da ‘condição de mulher’.”

Com informações da Agência Brasil

Secretária Socorro Araújo destaca à Rádio Assembleia investimentos para incrementar o turismo no Maranhão


A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, participou na manhã desta segunda-feira (15) de entrevista na Rádio Assembleia (96,9 FM). Ela destacou investimentos realizados pelo Governo do Estado para incremento ao turismo no Maranhão.

Em entrevista ao apresentador Ronald Segundo, no programa Diário da Manhã, a secretária Socorro Araújo afirmou que o Maranhão vem ampliando cada vez mais sua participação no mapa do turismo internacional e está no ranking dos 10 estados brasileiros que mais cresceram na entrada de turistas estrangeiros no primeiro quadrimestre de 2026. O dado foi divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal.

De acordo com a Embratur, o Maranhão registrou alta de 257,1%, passando de 28 para 100 chegadas de turistas estrangeiros, no balanço comparativo dos primeiros quadrimestres de 2025 e 2026, respectivamente.

Cinco dos nove estados nordestinos, incluindo o Maranhão, estão no ranking dos 10 que mais cresceram na entrada de turistas internacionais. Na avaliação da agência, um dos fatores que contribuíram para o aumento da entrada de turistas estrangeiros no país, especialmente no Nordeste brasileiro, foi o avanço da conectividade aérea internacional.

Mais visitantes

Números do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), confirmam o crescimento do fluxo de visitantes internacionais no Maranhão nos três primeiros meses do ano.

Somente em janeiro deste ano, mais de 360 turistas internacionais passaram pelos balcões de atendimento do CAT. Em fevereiro, esse quantitativo subiu para 421 e, em março, chegou a 438 visitantes estrangeiros atendidos nos balcões do CAT.

Levantamento do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), setor de pesquisas da Setur-MA, já apontava crescimento na chegada de turistas internacionais em 2025. Em janeiro do ano passado, foram registrados 120 desembarques de turistas estrangeiros; em fevereiro, 107 visitantes internacionais; em março, 125; e, em abril de 2025, houve 275 recepções a  turistas estrangeiros.

O aumento do interesse de turistas estrangeiros tem relação direta com uma série de ações promocionais de divulgação do destino Maranhão no mercado internacional do turismo, além da criação de novos voos internacionais, como a recém-lançada rota São Luís–Lisboa, que será operada a partir de outubro pela companhia europeia TAP Air Portugal.

Feira internacional

Outra estratégia de divulgação do destino Maranhão no trade turístico internacional foi a participação do estado em importantes feiras internacionais de turismo, a exemplo da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), em Portugal, e da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em setembro do ano passado, na Argentina.

“As feiras nacionais e internacionais de turismo das quais o Maranhão participa são uma vitrine global e uma grande oportunidade para a geração de negócios. Nosso objetivo é posicionar o Maranhão de forma cada vez mais competitiva, conectando o destino a parceiros qualificados e ampliando as oportunidades para o trade turístico”, detalhou a secretária Socorro Araújo.

Rota São Luís – Lisboa

Mais recentemente, em maio deste ano, a Setur-MA promoveu duas ações para consolidar a nova rota São Luís–Lisboa no trade turístico europeu: uma famtour (viagem de familiarização) com os principais operadores de turismo de Portugal e uma press trip (viagem de imprensa) com jornalistas de vários países da Europa.

Nas duas ações, os visitantes conheceram as riquezas culturais e as potencialidades naturais dos municípios que integram o Polo Turístico dos Lençóis Maranhenses, com visitas técnicas a meios de hospedagem e experiências imersivas em cada uma das localidades.

A famtour e a press trip com os visitantes internacionais incluíram, ainda, um city tour pelos principais pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís. O objetivo dessas iniciativas é ampliar a visibilidade do estado no mercado internacional e aproximar os visitantes estrangeiros do destino Maranhão.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Candidatos ao Enem 2026 devem pagar taxa de inscrição até quarta-feira


O prazo para os candidatos ao Exame Nacional do ensino Médio (Enem) de 2026 pagarem a taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (17).

O valor é de R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento da taxa de inscrição está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso usar a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.

Devolução

O Inep avisa que o valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem, assim como o pagamento em caso de duplicidade.

O edital do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

A inscrição será confirmada somente após o processamento da taxa pelo Banco do Brasil. 

Isentos 

O participante concluinte do ensino médio em escola da rede pública em 2026 é isento da taxa de inscrição e, por isso, não será gerada guia para pagamento.

O mesmo vale para os participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) que terminam o ensino médio em 2026.

Também não pagam taxa de inscrição os participantes do Enem 2026 que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que tenham convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Com informações da Agência Brasil

Justiça federal condena município de Amarante do Maranhão a reformar escola indígena


O município de Amarante do Maranhão foi condenado a reformar e garantir condições adequadas de funcionamento da escola indígena da Aldeia Cigana. A decisão da Justiça Federal atende a pedido formulado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), em Ação Civil Pública que posteriormente teve atuação do Ministério Público Federal (MPF).

A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Amarante do Maranhão reforme a escola, comprovando o cumprimento das obrigações por meio da apresentação de documentos, como contratos, notas fiscais, relatórios de vistoria e fotografias em até 90 dias.

Devido ao descumprimento reiterado de decisões judiciais, o prefeito Vanderly Miranda foi condenado ao pagamento de duas multas pessoais. A primeira, no valor de R$ 12,9 mil, foi aplicada por ato atentatório à dignidade da justiça. 

A segunda é resultado do acúmulo de multas diárias, que chegaram ao total de R$ 510 mil, pelo atraso no cumprimento da liminar. Além disso, o juiz determinou o envio do caso ao MPF para apuração de eventual crime de responsabilidade por parte do gestor municipal.

 ATUAÇÃO CONJUNTA

A atuação conjunta do MPMA e do MPF buscou assegurar o direito fundamental à educação da comunidade afetada. O processo teve início após investigações da Promotoria de Justiça de Amarante do Maranhão, em 2017, apontarem deficiências críticas na infraestrutura da unidade, como telhado danificado, buracos no piso, paredes sujas, carteiras quebradas ou insuficientes e interrupções no fornecimento da merenda escolar. Em decorrência dos problemas, a escola não tinha condições de funcionar em dias de chuva.

Diante da ACP proposta pelo MPMA, a Justiça Estadual deferiu pedido de tutela de urgência, determinando que o Município realizasse procedimento licitatório para reforma da unidade escolar. Citada, a gestão municipal não apresentou contestação e se limitou a entrar com recurso contra a decisão.

Na sequência, o processo foi remetido à Justiça Federal, que firmou sua competência, manteve a decisão liminar e admitiu o ingresso do MPF na ação. O município foi intimado novamente a comprovar o cumprimento das obrigações, mas não respondeu.

Em sua manifestação, o MPF destacou a existência de inquérito civil no âmbito federal sobre os mesmos fatos, com registros de vistoria anterior indicando condições precárias da unidade escolar e ausência de comprovação de melhorias substanciais.

Posteriormente, diante da ausência de cumprimento da decisão judicial, foi realizada a intimação pessoal do prefeito, registrando a longa duração do processo e a ausência de providências efetivas por parte do município. No entanto, não houve manifestação do gestor municipal.

Na sentença, a Justiça Federal destacou que a educação é um direito fundamental e que o poder público tem a obrigação de garantir condições adequadas de ensino às comunidades indígenas. 

O juiz ressaltou, ainda, que a falta de recursos não pode ser usada como justificativa para deixar de assegurar direitos básicos, especialmente quando estão em jogo a dignidade e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio


As inscrições para o processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram abertas na sexta-feira (12) para contratação temporária de pessoal para as atividades do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

Ao todo, são oferecidas 8.238 vagas para pessoas com nível médio, distribuídas em cinco funções:
 

Agente censitário administrativo1.110 vagas
Agente censitário de informática1.089 vagas
Agente operacional regional948 vagas
Agente censitário regional948 vagas
Agente censitário supervisor4.143 vagas

Os contratos temporários dos aprovados terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados conforme a necessidade da operação censitária.

O certame terá as seguintes modalidades de concorrência de vagas: ampla concorrência, pessoas com deficiência, pretos ou pardos, indígenas e quilombolas.

O procedimento de confirmação complementar à autodeclaração de pessoas pretas ou pardas será realizado de forma telepresencial e aplicado exclusivamente aos candidatos que, no ato da inscrição, se declararem desta forma e forem aprovados na prova objetiva.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. O prazo se encerra às 23h59 de 1º de julho de 2026.

No ato de inscrição, o candidato deverá escolher o município onde deseja realizar a prova objetiva, conforme a previsão de vagas ofertadas e detalhadas no edital do processo seletivo.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$ 53. O edital especifica que podem pedir a isenção da taxa os doadores de medula óssea com atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a doação; e também os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que sejam membros de família de baixa renda. Neste caso, não é necessário o envio de documentação.

Remuneração dos convocados

As remunerações dos aprovados convocados variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, conforme a função exercida.

Os contratados também terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e décimo terceiro salário proporcional.

Provas

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e uma resposta correta, distribuídas pelas disciplinas por função.

Para ser aprovado, o candidato precisa ter acertado, no mínimo, 18 pontos no total da prova objetiva; e ter alcançado, no mínimo, um ponto em cada disciplina.

De acordo com o edital, a data prevista da prova objetiva é 27 de setembro, com duração de quatro horas.

A previsão de publicação do resultado final do processo seletivo simplificado é 18 de dezembro.

Com informações da Agência Brasil

Cardiopatias congênitas em debate no ‘Mais Saúde’


As cardiopatias congênitas, alterações estruturais ou funcionais do coração que se desenvolvem ainda durante a gestação, afetam aproximadamente uma em cada 100 crianças nascidas vivas. 

O tema foi abordado pelo cirurgião cardíaco Vinícius Nina, durante entrevista ao programa ‘Mais Saúde’, exibido pela TV Assembleia, neste domingo (14) destacando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento especializado para aumentar as chances de tratamento e cura.

Segundo o médico, as alterações cardíacas podem surgir a partir da oitava semana de gestação e, por isso, o acompanhamento pré-natal é essencial para identificar possíveis problemas ainda durante a vida intrauterina.

“Qualquer criança que nasce com alteração na estrutura ou na função do coração é considerada portadora de cardiopatia congênita. Hoje, o pré-natal permite identificar muitas dessas alterações ainda durante a gestação, possibilitando o planejamento do tratamento logo após o nascimento”, explicou.

Vinícius Nina ressaltou que exames como o ultrassom morfológico e o ecocardiograma fetal são fundamentais para detectar precocemente as malformações cardíacas. Em alguns casos, a criança pode necessitar de intervenção cirúrgica logo nos primeiros dias de vida.

O especialista também esclareceu a diferença entre as cardiopatias congênitas e as doenças cardíacas adquiridas ao longo da vida. Enquanto as primeiras estão presentes desde o nascimento, as demais podem surgir devido a fatores como hábitos de vida inadequados, predisposição genética e envelhecimento.

Conscientização e diagnóstico

O médico destacou ainda a importância do Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, celebrado em 12 de junho. A data foi escolhida estrategicamente para coincidir com o Dia dos Namorados, utilizando o simbolismo do coração para ampliar a conscientização da população sobre a doença.

“É uma campanha que busca sensibilizar profissionais de saúde, pais e futuros pais sobre a importância do pré-natal e do diagnóstico precoce. Existe um apelo emocional muito forte e isso ajuda a levar informação para mais pessoas”, observou.

Professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e integrante do Hospital Universitário da instituição, Vinícius Nina participou recentemente de um projeto inovador de telemonitoramento cirúrgico em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A iniciativa permite que equipes médicas de diferentes regiões do país realizem procedimentos de forma colaborativa, utilizando transmissão em tempo real de áudio e vídeo dentro das salas cirúrgicas.

“Nós operamos cerca de 50 crianças dentro desse projeto. A tecnologia permite que equipes experientes acompanhem e orientem procedimentos realizados em locais mais remotos, como se todos estivessem na mesma sala de cirurgia”, explicou.

De acordo com o cirurgião, o modelo já vem sendo adotado em estados como Amazonas, Minas Gerais e Paraíba, ampliando o acesso de crianças a tratamentos especializados.

Atendimento humanizado

Além dos desafios clínicos, o diagnóstico de uma cardiopatia congênita também exige acolhimento emocional das famílias. Para isso, o atendimento é realizado por equipes multidisciplinares formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

“Tudo o que envolve o coração gera muita ansiedade. Muitas vezes a criança precisa passar por mais de uma cirurgia e isso traz angústia para os pais. Por isso, buscamos esclarecer todas as dúvidas quantas vezes forem necessárias, sempre de forma humanizada”, destacou.

domingo, 14 de junho de 2026

Vinícius Júnior admite atuação ruim do Brasil: "Precisamos melhorar"

 

BRASIL- Autor do gol do Brasil na estreia da Copa do Mundo, o atacante Vinícius Júnior reconheceu que a seleção canarinho não teve boa atuação no empate por 1 a 1 com Marrocos. Em entrevista coletiva no MetLife Stadium, em Nova Jersey, depois do confronto deste sábado (13), o camisa 7 disse que sair perdendo atrapalhou os planos da equipe.

"Sem dúvidas, tem o peso da estreia. É sempre o jogo mais difícil, em que você tem que se adaptar o mais rápido possível. Tomamos o gol cedo, isso muda a nossa forma de jogar. Para ganhar a Copa, vamos ter que sofrer, que virar jogos. E temos que estar preparados para isso", afirmou o atacante, eleito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) o melhor em campo.

Dominado, o Brasil viu Marrocos sair na frente aos 20 minutos, em um golaço por cobertura do atacante Ismael Saibari. A seleção africana controlava o jogo, mas em jogada individual pela esquerda, após receber passe do volante Bruno Guimarães, Vinícius Júnior deixou tudo igual dez minutos depois.

"A gente não está feliz com nossa partida. Marrocos é uma excelente equipe, que joga junto há muito tempo. Precisamos melhorar para ganhar os próximos jogos", resumiu o camisa 7 brasileiro.

Questionado sobre as opções do elenco para atuar ao lado dele na sequência da competição, Vinícius Júnior evitou polemizar.

"Acho que a gente tem que se adaptar com os jogadores que temos aqui. Isso vai fazer toda diferença. Cada um tem sua característica. A experiência conta muito e tem o gás da galera jovem. Vamos precisar dos 26 jogadores", finalizou o atacante.

A seleção canarinho volta a campo na próxima terça-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, que é todo disputado nos Estados Unidos - México e Canadá são os demais anfitriões.

Ancelotti garante que empate na estreia da Copa não abala confiança


O técnico Carlo Ancelotti foi sucinto na entrevista coletiva que concedeu no MetLife Stadium, em Nova Jersey, após o empate da seleção brasileira com Marrocos, por 1 a 1, na estreia da Copa do Mundo. Apesar da cara fechada e de respostas mais curtas que o usual, o italiano garantiu que a confiança do elenco segue inabalada.

"O primeiro tempo foi difícil. A equipe estava ansiosa, com muitas bolas perdidas. Fizemos um segundo tempo muito melhor. O resultado não é mau. A Copa não se ganha no primeiro jogo", comentou o treinador.

"A confiança é total. No futebol, nem tudo sai perfeitamente. A estreia, por muitas razões, pode não sair como se quer. O objetivo é classificarmos, passarmos da fase de grupos e melhorarmos com o tempo", acrescentou.

Durante a entrevista, Ancelotti foi questionado sobre as escolhas de Ibañez (que é zagueiro de ofício) para a lateral direita e Igor Thiago para o comando do ataque no time titular. Ele também teve de responder sobre a opção por manter o atacante Endrick no banco. O treinador optou por não entrar em detalhes.

"Não estou aqui para falar individualmente de jogadores. Falei que a escalação inicial não é a que termina o jogo. E quem entrou fez um bom jogo", avaliou o italiano.

O próximo compromisso do Brasil será na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, que tem jogos nos Estados Unidos e ainda conta com a Escócia. Segundo Ancelotti, há possibilidade de a formação titular ser diferente da que encarou Marrocos.

"[A escalação] Pode mudar, dependendo das características do rival", resumiu.

O técnico aguarda, ao longo da semana, a presença de Neymar aos treinos. O atacante se recupera de uma lesão na panturrilha direita e ainda não foi a campo desde a convocação para a Copa.

Com informações da Agência Brasil

Mundial Feminino de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras

Falta exatamente 1 ano para o pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina. O torneio começa em 24 de junho de 2027 no Brasil e será uma compet...