Banner Betano


WEB RÁDIO ONDA AZUL

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Vereador de São Luís é alvo de operação do Gaeco por suspeita de desviar mais de R$ 2 milhões em "rachadinha"


Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 13, o vereador de São Luís, Umbelino Junior (PSB), que não conseguiu se reeleger para um novo mandato na Câmara Municipal, foi alvo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MPMA), que deflagrou a operação Oculta Nexus, tanto na capital maranhense como no município de Imperatriz, na região sudoeste do estado.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, emitidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, visando investigar um esquema de “rachadinha” envolvendo o vereador Umbelino Júnior.

As investigações apontam para uma organização criminosa, supostamente liderada pelo parlamentar, que se utilizava do desvio de salários dos servidores de seu gabinete na Câmara Municipal de São Luís.

O Ministério Público solicitou a prisão preventiva de Umbelino Júnior e mais três envolvidos, mas o pedido foi indeferido pela Vara Especial Colegiada.  Em substituição, foram impostas medidas cautelares, incluindo o comparecimento mensal em juízo, proibição de acesso à Câmara Municipal, suspensão de contato com outros investigados, e a proibição de deixar a comarca sem autorização judicial.

Além disso, o vereador foi afastado de suas funções públicas para garantir a integridade das investigações.

Para assegurar o ressarcimento ao erário, o bloqueio de R$ 2.182.339,33 foi determinado nas contas bancárias dos investigados, bem como a apreensão de bens. A ação busca proteger a moralidade pública e evitar prejuízos ao andamento das apurações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado final do Concurso Nacional Unificado será divulgado em 11 de fevereiro

  O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21), que os resultados finais do Concurso Pú...