O programa ‘Maranhão no Campo’, exibido pela TV Assembleia, recebeu neste fim de semana o subsecretário da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Sérgio Delmiro, para falar sobre as inscrições de feiras e exposições que vão integrar o calendário oficial de eventos agropecuários de 2026.
Durante a entrevista, ele destacou o crescimento do setor no estado e reforçou a importância de os municípios garantirem participação no prazo estabelecido. O cadastro para os eventos é on-line e pode ser feito até o dia 6 de março, por meio de um formulário disponibilizado no site do órgão.
Ao fazer um balanço dos últimos dois anos, Sérgio Delmiro ressaltou os avanços registrados tanto na agricultura quanto na pecuária maranhense. “Nós evoluímos demais nos dois últimos anos, principalmente na agropecuária. O estado do Maranhão vem crescendo em área, em produção e em produtividade a cada ano que passa, tanto na agricultura como também na parte da pecuária”, destacou.
Segundo ele, os resultados são percebidos também na melhoria dos índices zootécnicos. “Hoje o nosso rebanho está muito mais eficiente, os nossos pecuaristas melhoraram a sua condição”, explicou. Na agricultura, o cenário também é positivo. “A gente vem em um exponencial de crescimento e acredita que este ano, apesar das intempéries que tivemos no início do plantio, vamos conseguir chegar a uma colheita muito proveitosa e ainda com um crescimento agradável para 2026”, completou.
Durante a entrevista, o subsecretário também enfatizou a parceria entre o Governo do Maranhão e o Governo Federal como fator determinante para o fortalecimento do setor.
“O governador Carlos Brandão tem essa premissa. Ele gosta do diálogo e fomenta o diálogo entre os secretários. O secretário Fábio Gentil constantemente está em Brasília conversando com os ministérios para trazer reforço às ações do Governo do Estado”, afirmou.
Ele acrescentou que a presença de ministros no estado deve resultar em novos investimentos. “Acredito que este ano vamos ver muitas obras em parceria com o Governo Federal também na agropecuária”.
Diversidade de feiras
Sobre o calendário de 2026, Sérgio Delmiro explicou que as feiras contemplam diferentes perfis de produtores. “Temos feiras voltadas para agricultores familiares, para o pequeno e para o médio produtor. Temos feiras voltadas para o grande produtor do agronegócio e, também, eventos muito dedicados à pecuária”, pontuou.
Ele citou como exemplo a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que mantém forte tradição na pecuária. “É um evento com foco muito maior na exposição do rebanho, no melhoramento genético e nos concursos leiteiros, embora a agricultura esteja chegando muito forte na região”, observou.
O subsecretário reforçou que os organizadores devem ficar atentos ao prazo de inscrição para garantir o apoio institucional. “A gente precisa fazer com que as feiras se inscrevam no período correto para que possamos realizar todo o processo de fomento necessário e para que o Estado esteja participando delas”, alertou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário