Comercial da Prefeitura de São Luís

Comercial da Prefeitura de São Luís

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Câmara destaca a reinstalação da justiça eleitoral

Presidente Astro de Ogum e o vice do TRE, Lourival Serejo
A Câmara de São Luís deu início a comemoração dos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil e no Maranhão, com a realização, ontem, 17, de um painel, proposto pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR). 

Ele destacou “a importância da Câmara de Vereadores ser escolhida para iniciar a comemoração da reinstalação da Justiça Eleitoral, já que esta Casa tem sempre procurado estar presente em atos importantes para nossa população e para nossa sociedade”.

O evento teve como painelista o vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Lourival Serejo, falando inicialmente sobre a escolha do Legislativo para o início das comemorações.

“Primeiramente se deu por uma justificativa histórica, porque as Câmaras Municipais foram os primeiros locais de exercício da cidadania, composta pelos homens de bem da localidade, hoje elegíveis, e também porque aqui estão estes homens que passaram por ficha limpa e outras exigências para estarem aqui”, disse o magistrado. 

Na oportunidade, foi detalhado um histórico da instalação da Justiça Eleitoral no Maranhão no dia 21 de outubro de 1932, sob a presidência do desembargador Alberto Correia Lima, tendo seu funcionamento interrompido em 1937. A sua reinstalação aconteceu em 6 de junho de 1945, com a presidência do desembargador Costa Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário