segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro segue indefinida e pode ser decidida por 7% dos eleitores, diz Datafolha


Brasil 247 – A eleição entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) permanece indefinida a menos de dez dias do segundo turno, marcado para 25 de outubro. A decisão poderá ficar nas mãos de uma parcela de apenas 7% do eleitorado, formada por brasileiros que ainda admitem mudar de voto. 

A avaliação é de Luciana Chong, diretora do Datafolha, em entrevista publicada pelo jornal Valor Econômico, na qual analisa as tendências da disputa, os efeitos da polarização e as possibilidades de crescimento dos dois candidatos.

Com mais de 30 anos de experiência no instituto, Chong afirma que a eleição deverá ser apertada e ressalta que os indicadores tradicionais de aprovação e rejeição já não são suficientes para determinar o comportamento dos eleitores. 

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (15) mostrou Flávio Bolsonaro com 47% das intenções de voto totais, contra 45% de Lula, configurando empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

A composição desse grupo indica que fatores econômicos, propostas sociais, debates e mobilização política podem ter relevância para a decisão final.

A diretora do Datafolha também destaca que a presença dos candidatos nas ruas e seu desempenho nos debates da Band e da Globo podem influenciar os eleitores que ainda não consolidaram suas preferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleição entre Lula e Flávio Bolsonaro segue indefinida e pode ser decidida por 7% dos eleitores, diz Datafolha

Brasil 247 – A eleição entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) permanece indefinida a menos de ...