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segunda-feira, 27 de junho de 2022

CONEXÃO POLÍTICA- 27/06/2022

O PV no Maranhão pode descartar apoio ao ex-governador Flávio Dino (PSB), na disputa ao Senado da República, e apostar num apoio à reeleição do senador Roberto Rocha (PTB). O caso vai ser decidido em reunião da Executiva Nacional do partido, já que o PV faz parte da federação com o PT e PCdoB que apoiam Dino.


Pré-campanha brandonista corre contra o tempo para evitar crescimento de Weverton


Preocupados com o crescimento real da pré-campanha do senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Maranhão e correndo contra o tempo eleitoral, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) usou as redes sociais para informar que a segunda-feira, 27, começou com reunião da coordenação da pré-campanha do governador licenciado Carlos Brandão (PSB).

Porém um fato chama atenção, já que a reunião está sendo coordenada pelo pré-candidato a vice, Felipe Camarão (PT), que tem se desdobrado em visitas ao interior do estado para preencher a brecha deixada pela ausência médica de mais de um mês de Brandão nos eventos políticos.

A turma dos Leões comuno-socialistas sabe que nesse momento é preciso frear o ímpeto e volume da pré-campanha do senador Weverton, que vem agregando importantes aliados em seu palanque rumo às eleições de outubro e isso acendeu o sinal vermelho no Palácio.






domingo, 26 de junho de 2022

Roberto Rocha expõe que a verdade dos ferry boats está à deriva no Maranhão


O senador Roberto Rocha (PTB), pré-candidato à reeleição, escreveu em seu blog que o caos no sistema do transportes de ferry boats no Maranhão não é apenas um simples problema, mas algo mais profundo, por revelar a omissão do ex-governador Flávio Dino (PSB), na trágica tentativa de estatizar um serviço público que vinha servindo a população por mais de 30 anos.

Leia abaixo a íntegra da narrativa do parlamentar trabalhista:

Em 10 de maio subi à tribuna do Senado para tornar pública a situação dos ferryboats da travessia entre São Luís e a Baixada maranhense. Mostrei que não se tratava de simples problemas operacionais, mas sim de algo muito mais profundo. Era uma situação provocada não pela omissão do Governo do Estado, mas antes pela ação deliberada deste, ao estatizar um serviço que vinha servindo à população por 36 anos seguidos.

Foi um deus-nos-acuda dentro do Governo, que rapidamente tratou de criar um grupo que se reuniu e declarou que, como era um governo sério e voltado para a solução dos problemas, já estava tratando do assunto que seria resolvido em não mais que uma semana.

E, de fato, uma semana depois anunciou a compra de um novo ferryboat que começaria a operar imediatamente, resolvendo o problema. Lá estava ele, nas fotos, pintado em cores vibrantes, quase estalando de novo. Quanta eficiência, não?

Ocorre que logo se viu que não se tratava de um novo ferry, mas de um verdadeiro ferry velho, construído em 1987, que foi garibado para tentar enganar os incautos. E que ainda precisava passar pela vistoria da autoridade marítima local.

Agora, pasmem: o tal ferry velho chegou a São Luís, vindo de Belém, sem uma série de itens obrigatórios, a começar pela identificação da embarcação, condição para obter a certificação segundo as Normas da Atividade Marítima Brasileira. Seria para esconder a idade e o longo histórico prestado nos rios do Pará? Também viajou sem um Sistema de Fundeio devidamente instalado e talvez sem autorização da Capitania dos Portos de Belém. Pois esta não poderia autorizar a saída da capital paraense sem que estivesse em conformidade com as normas.

Mas o pior ainda estava por vir: essa embarcação foi construída para navegar apenas em águas abrigadas dos rios amazônicos. Águas remansosas! Será que possui resistência estrutural suficiente para suportar as fortes correntes do boqueirão, com ventos, ondas e correntes que assolam a região no período de julho a novembro?

Muitas outras perguntas terão que ser respondidas. Listo apenas algumas:- A motorização instalada possui potência suficiente para navegar na área?
– O sistema de fundeio, que foi instalado em São Luis, foi testado e segurou a embarcação com carga?
– A embarcação consegue navegar com um só motor, em caso de avaria do outro?
– O AIS, Sistema Automático de Identificação, e o radar estão operando?
– O contrato de afretamento foi autorizado pela Antaq e está registrado no cartório e Tribunal Marítimo?
– O Boletim de Atualização foi encaminhado a Marinha do Brasil informando o nome do armador responsável pela embarcação?

Como se vê, não se trata apenas de trazer uma embarcação e colocar em funcionamento. São muitas vidas e muito patrimônio que estarão em jogo a cada travessia. O modo como o Governo do Maranhão praticamente destruiu a empresa responsável pelo serviço deve servir de alerta para que tomemos cuidados redobrados.

A primeira providência, ao anunciarem a chegada de um “novo” equipamento, em prazo exíguo, deve nos deixar de orelha em pé. Por aí já dá para notar que a verdade está à deriva. Ainda bem que a Marinha do Brasil não compactuará com essa pantomima. São vidas da sofrida população da Baixada Maranhense que precisam ser protegidas.

Autoria: Senador Roberto Rocha 

Bolsonaro sugere recorrer ao golpe militar caso venha perder as eleições de outubro para Lula


Acuado após o vazamento das ligações perigosas que escancararam a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) já dá mostras que pode optar pela via nada democrática, caso venha a perder as eleições para o ex-presidente Lula (PT).

No sábado, 26, o chefe do Planalto voltou a fazer menções sobre "tomar decisões que devem ser tomadas", numa espécie de mantra fora das quatro linhas da Constituição, ressaltando ter à sua disposição um exército de mais de 200 milhões de pessoas.

"Sempre tenho falado das quatro linhas da Constituição. Tenham certeza: se preciso for, e cada vez mais parece que será preciso, nós tomaremos as decisões que devam ser tomadas. Porque, cada vez mais, eu tenho um exército que se aproxima dos 200 milhões de pessoas nos quatro cantos desse Brasil", disse Bolsonaro em discurso na Marcha para Jesus, em Balneário Camboriú (SC).

Apesar de falar em amplo apoio popular, pesquisa Datafolha revelou na semana passada que o presidente Bolsonaro tem uma rejeição elevada que beira a casa dos 47%, com aprovação apenas de 26%.

sábado, 25 de junho de 2022

Ligações perigosas: esposa de ex-ministro confirma que Milton já sabia de operação da Polícia Federal


O cerco cada vez mais se fecha contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. Depois de ser apontado como suspeito de ser o principal informante da prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, na última quarta-feira, 22, pela Polícia Federal, novas revelações reacaem como uma bomba na direção do chefe do Palácio do Planalto.

Isso porque em diálogo interceptado pela própria Polícia Federal, a esposa do ex-ministro, Mary Ribeiro, disse que "já estava sabendo" que seu esposo seria alvo da PF. No áudio interceptado por agentes federais, a esposa de Milton Ribeiro conversa com um homem identificado como Edu, que não teve o restante da identidade revelada.

"Ele não queria acreditar, mas ele... ele estava sabendo. Para ter rumores do alto (...) é porque o negócio já estava certo", disse a esposa do ex-ministro da Educação.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Indiciamento de Edivaldo pode gerar grave ruído em sua campanha ao Governo do Maranhão


O pedido de indiciamento do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Braga Junior (PSD), pelo relatório da CPI dos Transportes da Câmara de Vereadores, pode atrapalhar os planos políticos do ex-gestor da capital em sua corrida ao Governo do Maranhão para as eleições de outubro.

Vale lembrar que o relatório da CPI, apresentado na última segunda-feira, 20, assinado pelo vereador Álvaro Pires (PMN), cita que o ex-prefeito foi "omisso e conivente com os erros e equívocos do processo de licitação dos transportes públicos de São Luís", ocorrido em 2016, quando Edivaldo ainda geranciava o Palácio La Ravardière, sede do governo municipal.

Além disso, o relatório, que contém mais de 200 páginas, ressalta que seis reajstes de tarifas de ônibus ocorreram na gestão Edivaldo, sem que fossem apresentadas as planilhas de custo, sequer um balanço do fluxo financeiro de entradas e saídas no caixa das empresas de transporte consorciadas, contrariando o princípio da gestão democrática e controle social de planejamento e avaliação, com base na Lei Federal nº 12.587/2012.

Com a conclusão do relatório, o caso deve parar nos próximos dias nas mãos do Ministério Público Estadual (MPE), após votação no plenário da Câmara de São Luís.

Deputado diz que se refinaria no Maranhão tivesse sido criada, política de preços da Petrobras teria menos impacto


O deputado federal Hildo Rocha (MDB) criticou nas redes sociais, nesta sexta-feira, 24, a política de preços da Petrobras atrelada ao mercado internacional que tem elevado com extrema frequência o tabelamento dos combustíveis no Brasil. 

Para o parlamentar, o país poderia fazer diferente se tivessem investido mais na construção de refinarias, como é o caso da Refinaria de Bacabeira, no Maranhão, que foi abandonada à própria sorte e não saiu do papel.

Para Hildo, se essa e outras refinarias tivessem sido construídas o país não ficaria refém dos preços internacionais que corroem o bolso dos consumidores e contribuem para o aumento da inflação.

"Queremos um governador que esteja alinhado ao projeto de desenvolvimento de São Luís e esse nome é Weverton", diz Braide em coletiva à imprensa



O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), participou na noite de quinta-feira, 23, de uma coletiva de imprensa, no Rio Poty Hotel, para reafirmar publicamente seu apoio às pré-candidaturas do senador Weverton Rocha (PDT) ao Governo do Maranhão e do senador Roberto Rocha (PTB) à reeleição para o pleito de outubro deste ano.

Na oportunidade, o gestor da capital ressaltou a importância do município em ter um governo forte a seu lado e uma bancada federal, tanto na Câmara quanto no Senado, alinhada aos anseios da cidade, que seja referência no estado para os demais 216 municípios que dependem de um braço amigo para a geração de emprego e renda, na tentativa de superar a crise econômica que atravessa o país.


Braide voltou a ressaltar o poder de articulação política do senador Weverton Rocha para São Luís, tendo conseguido emendas que ajudaram em setores fundamentais como educação e saúde. Por conta disso, o prefeito disse que não teve outra alternativa a não ser votar em alguém que consegue dialogar com todos os segmentos da política. "Por tudo isso, meu candidato a governador será o senador Weverton Rocha, por ser um político jovem e que pode ajudar muito mais a Prefeitura de São Luís", frisou.

O senador Weverton agradeceu a postura política de independência do prefeito Braide e garantiu que se for o escolhido da população maranhense para ser o novo governador do estado, desde o primeiro momento, fará parcerias importantes para mudar a cara de São Luís, assim como também a cidade de Imperatriz, seu mnicípio de origem. "Conheço muito bem essas duas cidades do Maranhão e vamos estar alinhados desde o primeiro momento", enfatizou o pré-candidato pedetista.


Já o senador Roberto Rocha voltou a tecer duras críticas ao ex-governador Flávio Dino (PSB) mostrando que durante os mais de 7 anos que o comuno-socialista passou no comando do Palácio dos Leões, ao invés de alavancar o estado com políticas de fomento para o desenvolvimento, fez foi retroceder no tempo, com o fechamento da Alumar e aumento da miséria no Maranhão.

"Basta ver que foi só ele deixar o poder, a Alumar voltou a operar e a pobreza, na gestão dele, só aumentou no estado, tendo o Maranhão incluído entre os 40 municípios mais pobres do país", destacou o parlamentar trabalhista.


Também fizeram parte da coletiva a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge; o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho; o presidente da Câmara Municipal de São Lís, Osmar Filho (PDT), os deputados federais Gil Cutrim e Cleber Verde (ambos do Republicanos), além do pré-candidato a vice na chapa de Weverton, deputado estadual Hélio Soares (PL) e os deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil) Márcio Honaisser (PDT), Detinha (PL) e Dra. Thaiza Hortegal (PDT), entre outras lideranças políticas.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

CONEXÃO POLÍTICA- 23/06/2022

Já era esperada a decisão tornada pública hoje pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), de que este ano seu candidato ao Governo do Maranhão será o senador Weverton Rocha (PDT), que vem liderando as pesquisas de intenções de voto e polarizando a pré-campanha contra o governador licenciado Carlos Brandão (PSB), que busca a reeleição.

Braide não faz curva nos bastidores e declara apoio a Weverton na disputa ao Governo do Maranhão


O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), não hesitou ao afirmar na manhã desta quinta-feira, 26, no programa Bastidores da TV Mirante, que seu candidato ao Governo do Maranhão para as eleições de outubro deste ano será o senador Weverton Rocha (PDT), que vem liderando as pesquisas de intenções de voto e polarizando a pré-campanha contra o atual governador Carlos Brandão (PSB), que concorrerá à reeleição.

O anúncio de Braide em favor do pedetista não foi nenhuma surpresa política, pois já era esperada essa decisão do gestor municipal, visto que no segundo turno da campanha de 2020, o senador Weverton declarou apoio ao então candidato Eduardo Braide, na época no Podemos, contra o então candidato e deputado estadual Duarte Jr, na época no Republicanos e hoje no PSB, que tinha o apoio do ex-governador Flávio Dino.

Braide disse que subirá no palanque de Weverton por entender que o senador pedetista é um político que sabe dialogar com todas as forças políticas, tanto em âmbites federal, estadual e municipal. "Por isso, este ano o meu candidato a governador será o senador Weverton Rocha", frisou o prefeito de São Luís.

Indiciamento nos três inquéritos prevê penas máximas de até 68 anos para Bolsonaro

I Indiciado nesta semana pela Polícia Federal (PF) por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização cri...