Rádio Web Conexão

sábado, 4 de novembro de 2023

Lula enfraquece Haddad e gera incertezas no mercado após negar zerar déficit fiscal


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fechou a semana sob os holofotes negativos da mídia nacional ao declarar que o governo federal não conseguirá zerar o déficit fiscal em 2024. A polêmica manifestação pública do presidente caiu como uma bomba no Planalto e abalou as bolsas e o mercado financeiro.

Lula também passou a ser acusado de enfraquecer o ministro da Fazenda, o petista Fernando Haddad, e o seu esforço hercúleo para o equilíbrio das contas públicas no país. Para analistas econômicos, a tal atitude do presidente Lula coloca em xeque o controle da inflação, a queda dos juros, o financiamento da dívida pública e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Até bem antes de Lula falar sobre o déficit fiscal, Haddad vinha sendo considerado um hábil negociador do governo no Congresso Nacional. Tendo conseguido elogios com a aprovação, em agosto, do arcabouço fiscal, substituindo o teto de gastos.

Mediante a polêmica fala do presidente Lula, observadores atestam que o rombo nas contas públicas pode ficar entre 0,25% a 0,5% do PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado do PCdoB levanta suspeita de conluio entre Sinproessema e banca de advogados no precatório do Fundef

O deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) disse ser "um roubo" a tentativa da direção do Sindicato dos Professores do Maranhão ent...