Banner Betano


WEB RÁDIO ONDA AZUL

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Vereadores instauram CPI na Câmara de São Luís e esperam revirar o baú do sistema de transportes na capital


É com enorme expectativa que a população de São Luís, em especial a grande massa assalariada que utiliza o sistema de transporte coletivo da capital maranhense, aguarda um desfecho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na quarta-feira, 24, na Câmara de Vereadores, que terá a espinhosa missão de apurar irregularidades no setor. 

A criação do colegiado basea-se na Resolução nº 047/2021, assinada pelo presidente do Legislativo, vereador Osmar Filho (PDT). A CPI dos Transportes será composta pelos parlamentares Octávio Soeiro (Podemos), Astro de Ogum (PCdoB), Marquinhos (DEM), um dos autores do requerimento que pediu a instalação da CPI, Chico Carvalho (Pros), que também pediu a instalação da CPI por meio de requerimento, e Álvaro Pires (PMN).

Apenas dois vereadores integrarão a CPI como suplentes: o co-vereador Jhonatan Soares, integrante do Coletivo Nós (PT), e a vereadora Karla Sarney (PSD), quarta secretária da Mesa Diretora.


REUNIÃO- Na próxima semana, o colegiado se reunirá para definir quem serão o presidente e o vice da CPI. Escolhido quem conduzira a comissão, o presidente escolherá o relator.

A CPI deverá divulgar a data de abertura dos trabalhos, bem como o seu Regimento Interno, do qual não poderá ferir os ditames da Constituição Federal, da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, dando publicidade a todos os seus atos.

Todo processo de investigação no sistema de transportes da capital terá o prazo máximo de 60 dias para conclusão dos trabalhos, com a possibilidade de prorrogação por igual período, quando solicitada pelos próprios integrantes do colegiado.

Vale lembrar que a CPI foi motivada pela recente paralisação no sistema de transporte de São Luís, cujo motim durou quase duas semanas sem a circulação dos ônibus na região metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aldo Rogério assume com afastamento judicial de Umbelino Jr por prática de "rachadinha"

O primeiro suplente de vereador, Aldo Rogério , deve assumir um mandato de menos de dois meses na Câmara Municipal de São Luís, com o afasta...