Rádio Web Conexão

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Professores da rede municipal de São Luís não descartam greve da categoria se não houver acordo com Braide


Professores da rede municipal de ensino de São Luís paralisaram nesta quarta-feira, 24, suas atividades e fizeram um protesto em frente à Prefeitura, para cobrar do prefeito Eduardo Braide (Podemos) reajuste salarial e melhorias na estrutura das escolas públicas da capital maranhense, em tempos da pandemia da Covid-19.

Segundo os manifestantes, a categoria vai para o sexto ano consecutivo sem reajuste salarial e o prefeito Braide, até o momento, recusa-se a abrir a Mesa de Negociação 2021 e discutir com o sindicato dos educadores esta pauta financeira.

O percentual aprovado em Assembleia Geral Extraordinária para este ano, de Revisão Salarial, foi de 16,43%, já, para 2022, a categoria aprovou a sugestão de 21% a partir de um Projeto de Lei, remetido à Câmara Municipal, para garantir reajuste salarial já nos primeiros meses de 2022.

Há mais de cinco anos sem reajuste salarial e quase dois anos de atraso no pagamento dos Direitos Estatutários, os professores e professoras de São Luís não aguentam mais tanto arrocho, pois o custo de vida aumentou significativamente, com elevação dos preços do gás, do combustível, das tarifas de água e energia, IPTU, IPVA, etc e seus salários permanecem congelados.

A categoria alega que o prefeito Braide, quando deputado estadual e federal, e nas eleições de 2020, dialogava com a categoria e garantiu que iria defender os direitos dos professores e professoras no que tange aos PRECATÓRIOS DO FUNDEF, à AMPLIÇÃO DA JORNADA DE PROFESSSORES COM ACÚMULO e ao REAJUSTE SALARIAL. 

Com quase 11 meses do seu mandato, o prefeito não recebeu o sindicato uma única vez para abrir oficialmente a Mesa de Negociação, apesar de todo os esforços da direção do Sindeducação em dialogar e propor soluções para situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta qui...