Banner Betano

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

‘Diário da Manhã’ aborda 20 anos do Prêmio Fapema e os avanços da produção científica no estado


O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), transmitido simultaneamente pela TV Assembleia, recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall.

Ele fez uma explanação sobre a comemoração do Prêmio Fapema 2025, que chega à sua 20ª edição. Considerada o ‘Oscar da ciência maranhense’, a premiação consolida-se entre as mais importantes e representativas do ecossistema científico do estado.

Entrevistado pelo radialista Ronald Segundo, Nordman Wall informou que a cerimônia de comemoração acontecerá em São Luís, nesta quarta-feira (21), às 19h, no Residencial Recepções, localizado na Avenida Mário Andreazza, no Olho d’Água. Segundo ele, nesta edição comemorativa, a premiação traz como tema ‘Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão’.

A premiação homenageará personalidades, entre pesquisadores, inventores, empreendedores e profissionais da Comunicação Social. Entre as novidades da edição histórica, destacam-se ainda as categorias Pesquisador Destaque Fapema 20 Anos e Empreendedorismo.

Seguem no cronograma do prêmio as categorias tradicionais Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Comunicação Científica, Inovação Tecnológica e Popvídeo Ciências, esta última, aproximando a produção acadêmica do público por meio de vídeos curtos e criativos.

O Prêmio

Nordman Wall explicou que o  Prêmio Fapema reconhece aqueles que se destacam ao longo do último ano, pelo impacto social, econômico e científico de suas pesquisas e projetos inovadores. Serão premiados um total de 64 pesquisadores, em 10 categorias, com diploma, troféu e premiação em valores garantidos pelo Governo do Estado, que somam R$ 300 mil.

Os vencedores receberão certificado, troféu e premiação em dinheiro, enquanto os finalistas não contemplados com recursos financeiros receberão Certificado de Menção Honrosa, disponível on-line na plataforma de eventos da Fundação.

Avanços

Durante a entrevista, Nordman Wall destacou a ampliação do raio de atuação da Fapema, desde março de 2023, quando assumiu a presidência da instituição. As iniciativas estão alinhadas aos pilares da fundação – Mais Ciência, Mais Qualificação, Mais Inovação e Popularização da Ciência.

“Esta ampliação é fruto dos investimentos do Governo do Estado, tendo como foco o impulso à ciência e à inovação. E é importante observar que a Fapema tem crescido e, por isso, conseguimos contabilizar em 2025 o maior volume de investimento”, ressaltou.

Ele acrescentou que a Fapema tem contribuído para o Estado do Maranhão com propostas e projetos, que preveem soluções de problemas cruciais para a população.

“A ciência busca exatamente isso: ajuda a resolver os problemas que a gente tem. E resolver de uma forma econômica, social e sustentável, que é o que para nós é o mais importante”, frisou Nordman Wall.

Ele explicou que a Fapema, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), foi criada em julho de 1990 com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, atendendo as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral, através do financiamento de pesquisas e de atividades voltadas para a inovação tecnológica desenvolvida pelas comunidades científicas, em sintonia com às necessidades socioeconômicas que afetam o desenvolvimento sustentável do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

‘Diário da Manhã’ aborda 20 anos do Prêmio Fapema e os avanços da produção científica no estado

O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), transmitido simultaneamente pela TV Assembleia, recebeu, na manhã desta quarta-...