Banner Betano

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Vereadora bolsonarista sugere que toda frota de coletivo de São Luís tenha adaptações para pessoas com deficiência


A Câmara Municipal de São Luís recebeu o Projeto de Lei Nº 0451/2025, de autoria da vereadora Flávia Berthier (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade de adaptação integral da frota municipal de transporte coletivo e do transporte complementar para o atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A proposta foi encaminhada às Comissões de Constituição e Justiça, de Assistência Social e de Orçamento para análise.

A proposição estabelece que 100% da frota de veículos do Sistema Municipal de Transporte Coletivo e do Transporte Complementar deverá ser plenamente adaptada para assegurar acessibilidade a pessoas com deficiência física, sensorial e com mobilidade reduzida. 

Entre os requisitos previstos estão a instalação de elevadores ou plataformas elevatórias em pleno funcionamento, espaços reservados e devidamente sinalizados para cadeiras de rodas, com cinto de segurança e apoio apropriado, além de sinalização visual e sonora com informações essenciais sobre as linhas e os pontos de parada.

O projeto também determina que os veículos estejam em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente, as NBR 14022 e NBR 15570 – normas fundamentais de acessibilidade para transporte coletivo urbano – ou outras que venham a substituí-las ou complementá-las. 

O Poder Executivo Municipal poderá estabelecer um cronograma de adequação progressiva da frota, respeitando as condições contratuais vigentes e os princípios da razoabilidade e da eficiência administrativa.

Na justificativa do projeto, a vereadora Flávia Berthier destaca que a iniciativa busca assegurar direitos fundamentais às pessoas com deficiência. “O projeto visa garantir dignidade, autonomia e inclusão social às pessoas com deficiência física, sensorial ou mobilidade reduzida que utilizam o sistema de transporte público do Município de São Luís”, afirma.

A parlamentar ressalta ainda que a ausência de adaptação integral da frota compromete o acesso ao transporte público e afronta a legislação que assegura os direitos de acessibilidade e inclusão. 

Segundo a justificativa, a proposta fixa diretrizes e metas de interesse público, sem interferir na competência do Poder Executivo, ao deixar sob sua responsabilidade a regulamentação, o cronograma e os procedimentos técnicos de adequação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ex-ministro de Dilma é cotado para assumir Ministério da Justiça

O nome de Wellington César Lima e Silva ganhou força para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no lugar do ministro Ricardo ...