A TV UFMA ingressou em 2026 celebrando conquistas inéditas. A emissora é a grande vencedora do Prêmio FAPEMA 2025, na categoria Comunicação Científica, modalidade "Telejornalismo", com a reportagem Zane Ze'Eg: App, do repórter John Haién. Outro reconhecimento relevante foi a indicação do especial Nordeste em Alta, da TVE Bahia - que apresenta a reportagem de Luciana Rodrigues, produzida pela TV UFMA - ao Prêmio TAL 2025, concedido pela União dos Canais Públicos e Culturais da América Latina.
Com imagens de Edu Santos, Dênis Corrêa e SECOM estadual, a matéria da TV UFMA mostra as belezas culturais e os encantos naturais do Maranhão. A produção é de Hugo Borges e Luciana Rodrigues e edição de Paulo Rubim e Miguel Chaves. Os Prêmios TAL (Televisión América Latina) são o principal reconhecimento do melhor da televisão pública na região. Promovem e celebram a excelência e a qualidade do conteúdo audiovisual das emissoras públicas, educativas e culturais da América Latina.
Vale lembrar que, no ano passado, a TV UFMA ganhou ainda o Prêmio Porto do Itaqui de Jornalismo. Com produção de Fernanda Aroucha e Linda Rodrigues, bolsistas do Núcleo de Jornalismo da TV e alunas de comunicação da UFMA, a matéria conta histórias de mulheres ocupantes de cargos estratégicos no Porto do Itaqui e mostra como o protagonismo feminino ganha espaço em uma importante área da economia do Maranhão. As imagens são de Marcos Leite e edição de Paulo Rubim e Berg Santana.
Solenidade de Premiação
A solenidade de entrega do Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está agendada para este mês. A reportagem premiada foi exibida no quadro Em Dia com a Ciência, da TV UFMA, e apresenta o aplicativo Zane Ze'Eg: App, um glossário interativo da língua Tentehar, que leva para o ambiente digital expressões e conhecimentos do povo Guajajara.
Para a diretora-geral da TV UFMA, Cecília Leite, as premiações são um importante reconhecimento ao trabalho da equipe que faz a TV UFMA. “ É uma honra imensa para a nossa emissora poder concorrer e vencer essas e outras renomadas premiações estaduais, nacionais e agora internacionais. Elas reafirmam o papel da TV universitária como espaço de formação, inovação e excelência na comunicação pública. Reforçam também a relevância da nossa emissora no cenário da comunicação pública do Maranhão e do país. Parabéns a todos os que contribuíram com mais essas conquistas para a TV da Universidade Federal do Maranhão”, concluiu a diretora.
O jornalista John Haien Ribeiro destacou sua satisfação com o resultado do Prêmio Fapema. “É um reconhecimento que não é só meu, mas de toda a equipe da TV UFMA, que acredita na divulgação científica feita com sensibilidade, responsabilidade e compromisso social. Receber o Prêmio FAPEMA 2025 ratifica que estamos no caminho certo e nos estimula a continuar contando histórias que importam, contribuindo com a sociedade”, finalizou o repórter.
Prêmios TAL
Em 2025, os Prêmios TAL destacaram a importância da convivência pacífica e do diálogo para a construção de um futuro compartilhado. É um espaço para coprodução, intercâmbio e fortalecimento de sistemas de televisão de serviço público. Em um continente marcado pelo constante movimento de seus povos — muitos forçados por desigualdades, violência ou crises — a noção de cultura migrante torna-se essencial à compreensão de suas identidades em constante evolução. A televisão pública, como espelho e força motriz dessas realidades, acompanha e amplifica essas vozes em movimento.
Para a repórter Luciana Rodrigues, “a participação no Nordeste em Alta significa a ampliação do nosso público, pois a matéria produzida pela TV UFMA será exibida no Nordeste e as matérias dos nove Estados serão exibidas nas emissoras participantes. A indicação ao Prêmio TAL aumenta esse público. A TV pública merece esse reconhecimento! A TV UFMA, uma emissora universitária do Maranhão, destaca-se cada vez mais pela excelência do seu trabalho”, concluiu a jornalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário