Inúmeras pessoas que passam constantemente pela área da Fonte do Ribeirão, no Centro de São Luís, têm questionado por que as carrancas da histórica fonte não jorram mais água, pois secaram de vez.
A população cobra da Prefeitura de São Luís uma explicação convincente, já que o monumento foi construído no final do século XVIII, mais precisamente em 1796, pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha, com cinco carrancas de pedra com biqueira de bronze, que serviam para abastecer a pacata população da capital maranhense na época.
O monumento público foi tombado em 1950 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Tive o prazer de entrar na galera da fonte uns 2 meses atras e pode ver que s carrancas não jocaram água para fora devido estarem entupidas de areia. As várias nascente existentes na galeria da fonte joram uma grande quantidade de areia que vem com a agua.. Atras das carrancas tem uma especie de uma pequena vala que foi obstruída pela grande quantidade de areia, sem contar tbm que cerca de 3 nascentes tbm estão sem jorrar agua porque a areia tbm acabou fazendo com que a nascente cercasse... Uma boa enchada e uma pá resolve o problema de maneira simples sem gastar rios de dinheiro..
ResponderExcluir