Rádio Web Conexão

segunda-feira, 25 de março de 2019

Marqueteiro lança livro sobre a derrota do grupo Sarney para Dino


O marqueteiro e cientista político Juliano Corbellini, lançou na semana passada o livro: "Lições de uma campanha eleitoral: a derrota do Grupo Sarney", em que o autor revela nos bastidores o fim da era Sarney no Maranhão com a ascensão, nas urnas, do governador Flávio Dino (PCdoB), nas eleições de 2014 e 2018.

Coberllini, que coordenou as duas campanhas eleitorais de Dino, disse não haver chance do governador maranhense se tornar um típico coronel da política do Nordeste, a exemplo do que foi o seu antecessor que comandou com mão de ferro e muita astúcia a política no Maranhão por mais de 50 anos.

"É algo completamente diferente (Dino e o modelo de um típico coronel). (...) Se você olhar a composição do governo, ele (Dino) tem, claro, alguns políticos, mas muitos ascenderam à política nesse movimento de renovação."

Livro Lições de uma campanha eleitoral da editora Tomo Editorial Foto: Divulgação
Em entrevista à Época, o marqueteiro Coberllini explica por que a família Sarney perdeu para Flávio Dino.

"Primeiro, pelo próprio desgaste do tempo. Segundo, a opinião pública maranhense começou a ganhar uma autonomia, e a elite política do Maranhão não percebeu isso. E houve também uma reflexão de estética e da linguagem da oposição, em que a gente rompeu com a visão binária, de que o Maranhão era dividido em quem era Sarney e quem era anti-Sarney. (...) Para a oposição vencer, ela teve que romper um pouco com os arquétipos da sua própria linguagem", declarou o autor do livro.

2 comentários:

  1. Realmente não há chance de Dino se tornar um coronel típico da política do Nordeste, pois ele já o é, esse governador em nada difere do grupo que o antecedeu, as práticas são as mesmas, talvez a difrença entre Dino e Sarney esteja no fato de que este é mais contido e educado enquanto o primeiro parece um louco sem controle, principalmente, qd usa as redes sociais.

    ResponderExcluir

Othelino cai na real, deve deixar o PCdoB e migrar para o Solidariedade

Depois da esposa, a senadora Ana Paula Lobato ter se filiado ao PDT e assumido a liderança do partido no Senado, agora é a vez do deputado ...