Banner Betano


WEB RÁDIO ONDA AZUL

sexta-feira, 5 de maio de 2023

CPI da Saúde será instalada na Câmara de São Luís na próxima semana

Dos 31 vereadores, 26 assinaram o requerimento com pedido de instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde na Câmara Municipal de São Luís. O objetivo é investigar a gravidade do sistema de saúde da capital maranhense, onde em meados do mês passado um bebê indígena morreu enquanto a família procurava leitos para internação. 

O documento oficializando a CPI já foi protocolado, aguardando apenas a leitura e publicação da resolução no Diário Oficial para instalação, que deve ocorrer na próxima semana. 

A leitura do pedido de criação da CPI será feita pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PCdoB), em plenário, seguido da publicação no Diário Oficial do Município. A partir daí, o colegiado estará formalmente criado. Antes disso, porém, ocorrerá entendimento para definir a proporcionalidade da composição da comissão, de acordo com o tamanho das bancadas e blocos partidários na Casa.

O requerimento foi apresentado de forma coletiva e contou com o número regimental para sua apreciação. No documento, os signatários alegam que a crise no sistema municipal de saúde se agravou com a morte de um bebê indígena em decorrência de negativa de atendimento, motivo pelo qual foram efetuados diversos questionamentos ao representante do Executivo Municipal. 

“Nas respostas obtidas por estada Câmara Municipal em sede de Audiência Pública realizada no dia 25/04/2023, o secretário Municipal de Saúde informou dados e informações divergentes daquelas que estão representados nos ofícios apresentados pelo governo do Estado do Maranhão”, diz trecho do documento subscrito por mais de 21 vereadores.

Além disso, o requerimento aponta ainda a realização de uma audiência de convocação com o secretário Joel Nunes (Semus) buscando eventuais esclarecimentos, principalmente, em relação à obra do Hospital da Criança, que passa por uma reforma que já dura há 10 anos. O encontro, entretanto, não foi satisfatório para buscar uma solução para o problema. 

"Das informações extraídas dos depoimentos, constata-se a possível irregularidade do gestor da Secretaria de Saúde e do Prefeito Municipal, o que consequentemente implica em ato de improbidade administrativa, conduta passível de punições administrativas e legais. Nessa linha, o Prefeito Municipal concorre com violação dos princípios da legalidade e moralidade, e demais princípios da Administração Pública”, completou os signatários no documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roberto Costa defende aprovação de projetos do Executivo e questiona politização da oposição sobre o tema

O deputado estadual Roberto Costa (MDB) defendeu, na sessão desta quinta-feira (21), requerimentos de sua autoria solicitando a votação em ...