Rádio Web Conexão

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Vereador diz que titular da SMTT sonega informações sobre sistema de transporte de São Luís

A Prefeitura de São Luís teve que desembolsar a quantia de R$ 30 milhões para acabar com a mais nova greve dos rodoviários, que durou cinco dias consecutivo e deixou milhares de usuários do transporte coletivo sem o direito de ir e vir na semana passada.

A surpreendente afirmativa foi feita, na quarta-feira, 3, pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte da capital, Diego Rodrigues, durante convocação do parlamento municipal para esclarecer a velha crise no sistema de transporte da capital maranhense.

Na oportunidade, o vereador Álvaro Pires (PMN) abriu a audiência questionando a auditoria no sistema tarifário do transporte público. Segundo o parlamentar, a apresentação do relatório que balizou o reajuste na tarifa paga pelos usuários e os valores de compensação financeira que serve para equilibrar o déficit do sistema não foram explicados pelo titular da SMTT.

“Infelizmente o secretário diz que não tem condições técnicas ainda para repassar essas informações, mas essa Casa precisa ter acesso ao relatório de auditoria feito pela empresa Planum que serviu para aumentar a passagem de ônibus pela segunda vez em nossa cidade”, disse Álvaro Pires.

Para ter conhecimento real do caso, o vereador sugeriu a realização de uma diligência da Casa até a SMTT para que o órgão possa fornecer o documento. “O contrato de licitação prevê a realização de auditoria para conhecer a realidade do sistema. A auditoria foi feita, mas o órgão sonega essa informação que contribuiu para balizar o reajuste da passagem e serve de parâmetro para os repasses de subsídios”, afirmou.

Já o co-vereador Jonathan Soares, do Coletivo Nós (PT), lembrou que não adianta o prefeito Eduardo Braide (PSD), ou seus aliados, tentarem culpar os empresários do setor de transporte pelo caos e afirmou que a crise no sistema é culpa da própria gestão municipal.

“A Constituição e a Lei Orgânica falam que a responsabilidade pelo transporte público é do Poder Executivo municipal. Ou seja, não são os empresários que são responsáveis pela gestão do transporte, mas o próprio prefeito”, declarou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara de São Luís apresenta nesta quinta relatório pela cassação ou absolvição de Domingos Paz

A Câmara Municipal de São Luís realiza nesta quinta-feira, 9, a partir das 13h, sessão extraordinária para apresentação do relatório do vere...