Rádio Web Conexão

terça-feira, 25 de julho de 2023

OAB-MA lança nota de repúdio por vandalismo religioso contra estátua de Iemanjá em São Luís


A seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), por meio de suas Comissões da Liberdade Religiosa, de Promoção da Igualdade Racial e da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, emitiu nota de repúdio ao ato de depredação do rosto da estátua de Iemanjá, ocorrido no último domingo, 23, na Praia do Olho d’Água, em São Luís.

Segundo a OAB-MA, a liberdade religiosa, ou de crença, é um dos direitos mais caros à dignidade da pessoa humana e, como tal, deve ser respeitada em sua plenitude, o que lhe é assegurado pelo próprio Estado Democrático de Direito.

Para a instituição, "o fenômeno religioso é parte integrante da vida em qualquer sociedade. A laicidade do Estado brasileiro se afigura na experiência republicana como o caminho de valorização do pluralismo religioso de um povo tão heterogêneo como o nosso.

A OAB Maranhão, enquanto defensora do Estado Democrático, da liberdade de consciência e de crença de cada cidadão maranhense, estará sempre buscando garantir o pleno exercício da liberdade religiosa e seguirá combatendo incansavelmente o desrespeito.

Por fim, a Ordem Maranhense presta toda sua solidariedade ao povo de matriz africana, solicitando às autoridades competentes que tomem as devidas providências na busca pelos vândalos e na recuperação da imagem.

A Seccional Maranhense da Ordem informa ainda que seguirá acompanhando o caso por meio de suas Comissões da Liberdade Religiosa, de Promoção da Igualdade Racial e da Verdade da Escravidão Negra do Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões de valores a receber

Os brasileiros ainda não sacaram  R$ 8,02 bilhões  em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de março, divulgou nesta quarta-fe...