Banner Betano


domingo, 20 de abril de 2025

Ministros do STF confirmam legalidade da reeleição de Iracema Vale


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes já se posicionaram pela legalidade da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale (PSB), ocorrida no dia 13 de novembro de 2024.

A disputa interna da Alema ganhou a mais alta corte de Justiça do país depois que o deputado Othelino Neto (Soliariedade) insatisfeito, resolveu questionar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN)  o critério, por idade, mediante o empate em 21 a 21 contra a presidente reeleita, tentando retirá-la da cadeira pela judicialização do caso.

Até agora, apenas o ministro Alexandre de Moraes fez algumas observações sobre o critério de desempate entre ambos parlamentares, mas defendeu a legalidade do pleito em questão, portanto, validando voto em favor da presidente Iracema Vale.

Pelo visto, vai ficando cada vez evidente a transparência do processo de escolha para a reeleição da deputada socialista. Vale lembrar que a ministra-relatora Cármen Lúcia confirmou a legalidade da eleição na Alema, por entender se tratar de matéria interna corporis do Legislativo maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Iracema Vale participa do lançamento do programa Maranhão Livre da Fome

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PAB), participou, nesta sexta-feira (9), do lançamento oficial do...