Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes já se posicionaram pela legalidade da reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale (PSB), ocorrida no dia 13 de novembro de 2024.
A disputa interna da Alema ganhou a mais alta corte de Justiça do país depois que o deputado Othelino Neto (Soliariedade) insatisfeito, resolveu questionar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) o critério, por idade, mediante o empate em 21 a 21 contra a presidente reeleita, tentando retirá-la da cadeira pela judicialização do caso.
Até agora, apenas o ministro Alexandre de Moraes fez algumas observações sobre o critério de desempate entre ambos parlamentares, mas defendeu a legalidade do pleito em questão, portanto, validando voto em favor da presidente Iracema Vale.
Pelo visto, vai ficando cada vez evidente a transparência do processo de escolha para a reeleição da deputada socialista. Vale lembrar que a ministra-relatora Cármen Lúcia confirmou a legalidade da eleição na Alema, por entender se tratar de matéria interna corporis do Legislativo maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário