Banner Betano


quarta-feira, 9 de abril de 2025

Saída à francesa de Juscelino era esperada por Lula


Horas após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do União Brasil, avisou nesta terça-feira (8) que iria deixar o governo. Ele balançava no cargo desde 2023, devido às suspeitas de corrupção dos tempos de deputado e a erros de conduta no cargo.

No ano passado, quando foi indiciado pela Polícia Federal, ficou combinado que Juscelino deixaria o cargo se fosse denunciado pela PGR ao Supremo. Como era esperado, isso aconteceu.

A PGR afirma que Juscelino recebeu como propina parte dos 5 milhões de reais em dinheiro público que enviou em forma de emendas Prefeitura de Vitorino Freire (MA), que era comandada por sua irmã Luanna Rezende à época. 

O dinheiro chegou à cidade pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), que está sob controle do Centrão desde o início do governo Bolsonaro.

As emendas usadas por Juscelino eram do tipo que se tornaram conhecidas como orçamento secreto, devido à falta de transparência.

Juscelino é o primeiro ministro do governo Lula a ser denunciado por crimes. Manteve-se no cargo por ter apoio forte : era indicado ministro pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também do União Brasil, e tinha o respaldo do ex-presidente da Câmara Arthur Lira.

Com informações de O Bastidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alema aprova MP que dá incentivo fiscal para contribuinte de ICMS que financiar projeto cultural

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (22), a Medida Provisória nº 477/2025 , de autoria do Poder Executivo , que ...