Do Estado Maior
Um exercício de matemática básica confirma que depois de gantir ao grupo do presidente reeleito Raimundo Monteiro 50% de participação em todas as instâncias partidárias, a cúpula nacional do PT acabou dando um passo importante rumo à reedição, para as eleições deste ano, da aliança com o PMDB maranhense que venceu o pleito de 2010, em um só turno.
Pelo que ficou decidido, a tendência do atual comando da legenda terá direito a indicar 125 dos 250 delegados que decidirão a tática eleitoral da sigla para este ano. Os 125 restantes serão indicados pelas tendências comandadas por Rodrigo Comerciário , Mundico Teixeira, Henrique Souza, Augusto Lobato e Márcio Jardim.
Ocorre que, entre os cinco oposicionistas, dois deles, Comerciário e Teixeira, apesar de enfrentar Monteiro na disputa interna, "fecham" com o presidente quando o assunto é a eleição, e também apoiam a aliança com os peemedebistas.
"Nosso posicionamento não mudou em nada. Lançamos uma candidatura competitiva pela presidência do Diretório Estadual do PT e fizemos oposição ao atual presidente . Mas isso é uma disputa interna. No debate sobre a eleição deste ano, continuamos do mesmo lado que sempre estivemos, defendendo a aliança com o PMDB", afirmou Rodrigo Comerciário, recente e entrevista a O Estado.
A decisão de ontem, portanto, bloqueia de vez a tentativa dos comunistas de contar com o apoio formal do partido da presidente Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário