Rádio Web Conexão

quinta-feira, 11 de março de 2021

E agora Braide: decretar ou não lockdown em São Luís que já conta com 94% dos leitos de UTI ocupados pela covid-19



Sei que se trata de uma das medidas mais extremas econômica e psicologicamente em tempos da pandemia da covid-19. Mas um questionamento que não quer calar: o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) deve ou não decretar o instituto do lockdown na capital maranhense? 

O governador Flávio Dino (PCdoB) vem tirando o corpo fora, para não desagradar empresários, comerciantes e não abalar sua popularidade pré-eleitoral para 2022. O chefe do Palácio dos Leões literalmente jogou a bomba no colo dos 217 prefeitos maranhenses sobre que decisão tomar, mediante a grave crise sanitária da segunda onda avassaladora do novo coronavírus no Brasil e no mundo.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), São Luís está com 94% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, beirando o caos total, o que pode configurar no colapso do sistema em breve, caso não haja uma mudança radical nos casos graves de internação de pacientes.

Atualmente, a capital maranhense aparece entre as 13 cidades do país com índice de ocupação acima dos 90% e cuja tendência de revertimento, considerada de difícil resolução emergencial.

Sem vacinas a contendo para atender a demanda populacional, a única saída pode ser medidas extremas de contenção no município para frear a disseminação do vírus, que no Maranhão já chega a quase 5.400 mortes, em um pouco mais de um ano de pandemia anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereadora volta denunciar falta de vagas na rede de ensino da capital maranhense

A vereadora Professora Eva Barros (PSB) voltou a denunciar a falta de vagas em escolas da rede municipal de ensino de São Luís. A parlament...