Rádio Web Conexão

sexta-feira, 12 de março de 2021

Para não ver sua popularidade despencar, Dino evita lockdown no Maranhão e adota novas medidas restritivas contra a covid que não impedem colapso na saúde


Ao invés de ter decretado o indigesto, mas preventivo, lockdown no Maranhão, assim como fez o governo do Ceará, o governador Flávio Dino (PCdoB), com medo de ver sua popularidade despencar e de olho nos votos para 2022, preferiu adotar novas medidas restritivas que apenas amenizam o caos já instalado no estado por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Vale ressaltar que hoje o Maranhão já conta com diversos municípios com mais de 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, o que segundo especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) configura colapso no sistema de saúde pública, como é o caso de São Luís.

Pelas recentes medidas anunciadas nesta sexta-feira, 12, pelo chefe maior do Palácio dos Leões, os donos de bares e restaurantes terão que permanecer com seus estabelecimentos fechados por uma semana, a partir da próxima segunda-feira, 15, e terão de se conformar com um auxílio emergencial de R$ 1.000,00.

No entanto, igrejas e templos evangélicos poderão continuar funcionando com uma capacidade reduzida, no limite de 30% em toda região metropolitana de São Luís, que engloba além da capital os municípios adjacentes de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Já escolas das redes pública e privada e universidades federal e estadual permanecerão fechadas, enquanto o comércio da Grande Ilha pode funcionar livremente das 9h às 21h, cuja balança não consegue evidenciar equilíbrio, promovendo nova disseminação do vírus em pontos comerciais da cidade, onde há grande concentração popular.

Para o setor cultural, que já anda bem capenga desde o ano passado, por conta da pandemia, artistas e promotores de eventos terão de se contentar com um auxílio emergencial estadual de R$ 600,00. Vale lembrar que a classe anda "P" da vida com as ações dinistas, tanto que fizeram protesto na semana passada em frente ao Palácio dos Leões.

Tanto donos de bares e restaurantes, quanto representantes do setor cultural, terão que fazer cadastro no site da Secretaria da Indústria, Comércio e Energia.

Por enquanto, parecem ser isto o que o governo do Maranhão tem para conter o avanço da covid-19 no estado, desagradando muitos e agradando alguns apaniguados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comissão de Ética da Câmara de São Luís pode arquivar denúncia contra Domingos Paz

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de São Luís pode arquivar as denúncias que pesam contra o vereador Domingos Paz...