Rádio Web Conexão

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Juiz amigo de infância de Dino é vetado por Bolsonaro para o STJ, após indignação de ministro do STF


O juiz e desembargador do Tribunal Regional Federal-1ª Região (TRF-1) Ney Bello, considerado amigo de infância do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), candidato ao Senado da República, teve o nome vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma das vagas a ser indicadas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão do presidente repercutiu nacionalmente, após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçar romper com Bolsonaro, por ser contrário à nomeação do magistrado maranhense Ney Bello.

Vale destacar que na sexta-feira passada, 29, Nunes Marques, que foi nomeado ao STF pelo próprio presidente, esteve com Bolsonaro e na oportunidade, disse que não concordava com a nomeação de Bello para o STJ, pois não perdoava a atuação dele contra sua indicação ao STF, em 2020.

Ney Bello, que contava com o apoio do ministro Gilmar Mendes, do STF, e do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, era o favorito para ocupar uma das duas cadeiras do STJ, mas diante da pressão de Nunes Marques, o presidente da República resolveu mudar a nomeação.

Bolsonaro definiu então os nomes de Messod Azulay Neto, atual presidente do TRF-2, e de Paulo Sérgio Domingues, desembargador do TRF-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta qui...