Banner Betano
domingo, 14 de dezembro de 2025
Zambelli deve ficar presa em Brasília se for extraditada pela Itália
sábado, 13 de dezembro de 2025
Eu já sabia: Flamengo dá um baile no Pyramids e vai enfrentar PSG na final do Intercontinental
No Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, Léo Pereira abriu o placar aos 23 minutos de jogo. Arrascaeta cruzou na medida para o zagueiro mandar, de cabeça, para o fundo da rede.
Na segunda etapa, Arrascaeta apareceu de novo, em mais uma assistência, mas dessa vez para Danilo. Após cobrança de falta do uruguaio, Danilo surgiu na segunda trave para cabecear e ampliar o placar para o Rubro-negro.
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o PSG, campeão da Champions League, na final do Intercontinental. As equipes entram em campo na próxima quarta-feira (17), às 14h (de Brasília), também no Estádio Ahmad bin Ali.
O jogo
A partida em Al-Rayyan começou morna. Cebolinha teve boa chance logo aos quatro minutos de jogo, mas parou na zaga do time egípcio. Depois disso, a criação do time de Filipe Luís foi escassa.
Apesar de dominar a posse de bola, o Flamengo não chegava com muito perigo. O primeiro grande lance foi justamente o que abriu o placar. Aos 23 minutos, Arrascaeta cruzou na medida para Léo Pereira balançar a rede de cabeça.
Depois do gol, o jogo ficou mais movimentado. Arrascaeta quase ampliou aos 29, tirando tinta da trave. Os únicos lances de perigo do lado egípcio saíram depois dos 40 minutos. Rossi saiu com os pés e tocou para Alex Sandro atravessando a área, Mayele quase roubou a bola.
Aos 42, Zalaka recebeu sozinho cara a cara com o goleiro, mas finalizou em cima de Rossi.
Com informações da CNN Brasil
Flamengo busca manter 100% contra africanos para ir à final da Intercontinental
Embalado após vitória na estreia, o Flamengo volta à campo pela Copa Intercontinental neste sábado (12), às 14h (de Brasília), em duelo pela Challenger Cup, a fase semifinal da competição.
Se na quarta-feira (10) o adversário foi o mexicano Cruz Azul, desta vez a equipe comandada por Filipe Luís terá pela frente um rival do Egito, o Pyramids. E se depender do histórico contra times do continente africano, o Flamengo tem tudo para chegar à decisão.
Na história, o rubro-negro enfrentou times da África em apenas duas oportunidades. Esta também é a segunda vez que um egípcio entra no caminho do Flamengo.
Na primeira oportunidade, em 2023, o Flamengo era comandado por Vitor Pereira e bateu o Al-Ahly por 4 a 2. Com a vitória, o rubro-negro ficou com o terceiro lugar do Mundial daquele ano.
Alguns nomes do elenco atual estavam naquela partida, como Everton Cebolinha, Erick Pulgar, Arrascaeta e Pedro. O atacante, inclusive, marcou duas vezes no duelo, enquanto Gabigol também balançou as redes em duas oportunidades.
2025 já teve duelo contra time africano
O último confronto com africanos foi mais recente. No Mundial de Clubes deste ano, nos Estados Unidos, o Flamengo entrou no grupo D e estreou contra o Espérance, da Tunísia.
A vitória do time rubro-negro no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, veio após gols de Arrascaeta e Luíz Araújo.
Flamengo contra africanos na história
2 jogos
2 vitórias
100% aproveitamento
6 gols marcados
2 gols sofridos
Com informações da CNN Brasil
Copa Intercontinental: Flamengo enfrenta Pyramids do Egito em busca de vaga na final contra PSG
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
Em comunicado publicado nesta sexta-feira (12), o governo dos Estados Unidos retirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, da lista de pessoas sancionadas pela Lei Magnitsky.
Também foi retirado o nome da esposa do ministro, a advogada Viviane Barci de Moraes, e do Instituto Lex, ligado à família do ministro. A decisão é do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro norte-americano.
As sanções da Lei Magnitsky foram impostas a Alexandre de Moraes pelo governo de Donald Trump no fim de julho. Em setembro, a lista passou a incluir também o nome de Viviane.
Entenda
A Lei Magnitsky é um mecanismo previsto na legislação estadunidense usado para punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos no exterior. Entre outros pontos, a medida bloqueia bens e empresas dos alvos da sanção nos EUA.
Entre as sanções previstas estão o bloqueio de contas bancárias, de bens e interesses em bens dentro da jurisdição em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.
Ao aplicar a sanção a Moraes, o órgão do Departamento de Tesouro norte-americano acusou Alexandre de Moraes de violar a liberdade de expressão e autorizar “prisões arbitrárias”, citando o julgamento da tentativa de golpe de Estado e decisões contra empresas de mídia social estadunidenses.
De acordo com o Secretário do Tesouro, Scot Besset, Moraes seria responsável por uma campanha opressiva de censura, por detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e por processos politizados, "inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro".
Com informações da Agência Brasil
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Dino diz que ex-assessora atuava "supostamente sob ordens diretas de Lira" no desvio de emendas parlamentares
A PF (Polícia Federal) realizou nesta sexta-feira (12), em Brasília, uma operação para investigar desvios na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e que teve Mariângela Fialek (foto) como alvo. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa e sala de trabalho dela.
Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli
Incêndio na madrugada consome prédios históricos de São Luís
MPMA realiza fiscalização em imóveis do Centro Histórico de São Luís
O objetivo nessa etapa das vistorias foram os imóveis do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol, e o Solar da Baronesa de São Bento, localizado na Rua de Santo Antônio. O foco dos trabalhos, realizado com drones, foi verificar o estado de conservação dos telhados das edificações, que é ponto importante para evitar a deterioração dos imóveis.
“O artigo 62 da Lei n° 9605/1998 considera crime a deterioração de bens imóveis culturais. O MP sugere especial atenção dos proprietários para a conservação de seus imóveis, a fim de evitar desabamentos”, explicou.
Dos imóveis vistoriados essa semana, causou preocupação o estado de conservação do Solar da Baronesa de São Bento. Foi verificado pela equipe da Promotoria de Justiça que parte do teclado lateral está desabando. Neste caso, será encaminhada uma notificação judicial ao Estado do Maranhão, para que tome as medidas necessárias para a correção do problema e conservação do imóvel.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
MPF obtém condenação de ex-prefeito de Esperantinópolis por dispensa ilegal de licitação
Prefeitura de Paço do Lumiar realiza Circuito Social 360º no sábado
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), irá realizar no próximo dia 13 (sábado), das 8h às 16h, a maior ação beneficente e de ofertas de serviços gratuitos à comunidade. Trata-se do Circuito Social 360º que acontecerá na Quadra da Cafeteira.
Xandão dá 15 dias para PF fazer perícia médica em Bolsonaro
Governador Brandão recebe título de Cidadão Imperatrizense e cumpre extensa agenda na Região Tocantina
Técnico do PSG não quer enfrentar o Flamengo: “Prefiro o Pyramids”
Técnico do Paris Saint-Germain (PSG), o espanhol Luis Enrique foi "sincerão" ao falar sobre uma possível final contra o Flamengo na Copa Intercontinental. Ele não escondeu que prefere evitar o confronto.
Deputado repercute rejeição das contas de ex-prefeito e denuncia perseguição política em Grajaú
O deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) reagiu com contundência, na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, à decisão da Câmara Municipal de Grajaú que rejeitou as contas do ex-prefeito Mercial Arruda, mesmo com parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). Para o parlamentar, a votação representa um ato de “perseguição, ingratidão e truculência” articulado pelo prefeito Gilson Bomfim.
Segundo o parlamentar, a decisão dos vereadores não teve base técnica nem respeito ao Regimento Interno da Câmara, mas foi resultado direto de “pressão política, ameaças e intimidação” praticadas pelo gestor municipal para manipular o resultado.
Em seu discurso, Ricardo Arruda afirmou que o prefeito Gilson Bomfim perdeu, ao longo da gestão, todas as máscaras que o sustentavam politicamente, como a de homem honesto, a de líder religioso equilibrado e a de gestor comprometido com o diálogo. Para o deputado, o comportamento autoritário, perseguidor e intimidatório de Gilson se revela em perseguições políticas, ameaças de demissão e pressão direta sobre servidores e vereadores.
Ricardo reforçou que, apesar da manobra política, Mercial permanece elegível, já que não possui condenações nem qualquer ato de improbidade. Para o parlamentar, Gilson teme enfrentar nas urnas um ex-prefeito ficha limpa, querido e com legado sólido. “O prefeito Mercial é amado e tem amigos. Gilson é temido. E sabe que sua casa vai cair, seja pelas mãos do povo, seja pela Justiça”, afirmou Ricardo Arruda.
Ele também agradeceu aos vereadores Pedim do Remanso, Flávio Henrique e ao presidente da Câmara, Elielson do Caboco Mamede, por manterem a dignidade e seguirem o parecer técnico, mesmo sob forte pressão.
Encerrando seu pronunciamento, o deputado afirmou que nenhuma manobra política impedirá o julgamento das urnas.
“Em 2028, o povo de Grajaú saberá reconhecer quem é honesto e quem traiu seu próprio grupo. Saberá julgar quem trabalha com seriedade e quem age com perseguição e ameaças”, garantiu Ricardo Arruda.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Deputados criticam tentativa de responsabilizar Brandão pela possível cassação do prefeito Braide
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) da terça-feira (9), deputados criticaram a tentativa de responsabilizar o governador Carlos Brandão sobre um pedido de cassação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD). Segundo os parlamentares, o possível impeachment do Chefe do executivo ludovicense deve-se ao não cumprimento de normas legais por parte do gestor municipal e não por uma atuação do governador.
Em seu pronunciamento, o deputado Catulé Júnior (PP) classificou como “temerária” a tentativa de se atribuir ao governador Carlos Brandão o pedido de cassação do prefeito Eduardo Braide que chegou à Câmara Municipal de São Luís.
“Acredito com convicção que o nosso governador nada tem a ver com essa iniciativa. O nosso governador é um homem pacato, sempre fez do diálogo a sua marca e acredito de forma muito convicta que ele não tem nada a ver com isso”, disse o parlamentar, deixando claro que não faz parte da base política do prefeito Eduardo Braide, mas que manifestava solidariedade ao gestor.
Dr. Yglésio (PRTB) também eximiu o governador Brandão de qualquer responsabilidade sobre o pedido de impeachment de Eduardo Braide e, ao mesmo tempo, chamou atenção para o crescimento da bancada de defesa do prefeito de São Luís. “Acabou de ser formada aqui a maior bancada ‘braidista’ que já teve na história”, pontuou o parlamentar em tom de ironia.
Ainda em seu discurso, Dr. Yglésio fez questão de esclarecer que o pedido de cassação de Eduardo Braide está diretamente relacionado com uma representação movida por um auditor fiscal aposentado do município em virtude de um corte de R$ 10 mil na remuneração da categoria. “Foi um auditor que perdeu 10 mil reais do salário dele. O pedido (de cassação) teria que ser analisado para seguir para tramitação através de uma comissão”, disse o deputado.
Líder do governo da Casa, o deputado Neto Evangelista (União Brasil) afirmou estar surpreso com o interesse de se transferir para o governador Carlos Brandão a responsabilidade pelo pedido de cassação de Eduardo Braide. O parlamentar também ironizou o crescimento da bancada do prefeito na Assembleia e a diminuição da base do vice-governador Felipe Camarão (PT), pré-candidato ao governo em 2026.
“Eu deixo esse questionamento aqui: qual o interesse em responsabilizar o governador em um fato que não tem absolutamente nada a ver com ele? É interesse eleitoral e eles estão querendo colocar esse fato no colo do governador. Esse tem que ser um debate com responsabilidade”, frisou.
Flamengo garantiu R$11,8 milhões ao vencer o Cruz Azul do México pelo Dérbi das Américas
Flamengo encara mexicano Cruz Azul na estreia da Copa Intercontinental
Iracema Vale parabeniza servidores por qualificação profissional por meio de convênio
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), fez um registro especial durante a sessão plenária desta terça-feira (9) sobre os resultados positivos do convênio entre a Alema e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).
Firmado em agosto de 2023 e recentemente prorrogado até agosto de 2026, o acordo tem possibilitado que servidores da Casa ampliem sua formação acadêmica com cursos de mestrado.
“Tivemos a oportunidade de firmar esse convênio que hoje já rende frutos muito significativos. Já contamos com três servidores que concluíram o mestrado e defenderam suas dissertações, e outros seguem em fase final de conclusão. É um marco importante, resultado de uma gestão que valoriza o conhecimento e a formação continuada”, afirmou a presidente.
A parlamentar parabenizou as servidoras Clícia Valéria Leite, Tiara das Neves Pereira Diniz e Suzamira Ramos Moura Santos, que já obtiveram o título de mestras por meio do convênio. Além disso, destacou os servidores Alex Bruno Canela Villela, Felipe Cauê Lima Moreira, Gabriel Manzano Dias Marques, José Anderson Abreu Rocha, Letícia dos Santos Oliveira Souza e Patrícia Santiago de Abreu, que estão em fase final da escrita de suas dissertações.
“É motivo de orgulho para esta Casa ver nossos servidores alcançando esse nível de qualificação. Essa parceria com a UNOESC tem proporcionado oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional, fortalecendo, também, a imagem da Assembleia e do Maranhão”, enfatizou Iracema Vale.
O convênio entre a Alema e a Universidade do Oeste de Santa Catarina integra o conjunto de ações da atual gestão voltadas à valorização dos servidores públicos, com foco na formação acadêmica, inovação institucional e aprimoramento técnico.
A presidente reforçou ainda que a continuidade do programa até 2026 permitirá que novos servidores participem da iniciativa, ampliando o número de mestres formados pela Assembleia.
“Nosso compromisso é seguir investindo em conhecimento. Servidores capacitados fazem uma Assembleia mais forte, moderna e preparada para atender melhor a população maranhense”, concluiu.
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
"Não há dúvida que o candidato é Orleans", diz deputado sobre sucessão ao governo do Maranhão
Weverton, relator da nova Lei do Impeachment, tenta consenso com líderes sobre texto
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas
Governo do Maranhão inaugura Vila Encantada e inicia oficialmente a programação do Natal 2025
As comemorações natalinas já começaram no Maranhão. Neste fim de semana, o Governo do Estado inaugurou a Vila Encantada do Ipem, no Calhau. A festa integra a programação do “Natal do Maranhão 2025”, que já reúne famílias em um espaço de convivência, lazer e imaginação, pensado para todas as idades, com acessibilidade, inclusão e valorização dos artistas maranhenses.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, também participou da inauguração e falou sobre a programação. “A programação de Natal se inicia hoje, aqui no Ipem, dia 6, e vai até o dia 29, todos os dias. Além disso, haverá programação em Imperatriz, a partir do dia 10, com uma decoração incrível no calçadão, além de video mapping”.
“O evento está extremamente organizado, muitas atrações, tudo muito bem organizado, higienizado e os funcionários extremamente educados. Ter um espaço cultural assim é incrível, com espaço para crianças, um espaço reservado para acessibilidade. Isso é sinal de que o governo pensa em todos nós”, elogiou a cerimonialista Natcha Vaz.
Zambelli deve ficar presa em Brasília se for extraditada pela Itália
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu na sexta-feira (12) aos questionamentos feitos pela Justiça da ...
-
O ex-prefeito de São Luís e médico oftalmologista, Tadeu Palácio , voltou a ser notícia no cenário político maranhense ao afirmar em um tex...
-
Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até ...
-
Com a ausência do prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), que já se entregou à Polícia Civil após ser acusado de matar o polici...
-
Um estudo realizado entre 2019 e 2023, avaliou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 60 milhões de mulheres a cada ano, com idad...
