O professor Rogério do PT, um dos candidatos à presidência do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, disse ter recebido com espírito democrático a impugnação da candidatura do presidente da sigla, Francimar Melo, à reeleição. Por meio de nota à imprensa, o postulante ao cargo explica sua decisão.
"Recebemos com responsabilidade e espírito democrático a decisão da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT/MA) que impugnou a candidatura de Francimar Melo à reeleição e determinou seu afastamento da presidência estadual da sigla. Sabemos que ainda cabe recurso ao Diretório Nacional, mas entendemos que essa deliberação já representa um passo importante para a reconstrução ética e democrática do PT no Maranhão.
Essa medida, ainda que dura, representa um marco necessário para a retomada dos debates democráticos entre os candidatos à presidência do PT no Maranhão — debates que vinham sendo silenciados. Também reafirma a importância da ética, da democracia interna e do respeito às bases do partido.
A impugnação de uma candidatura envolvida em denúncias de irregularidades, perseguições internas e boicotes a outras lideranças é um recado claro: o PT do Maranhão não pode estar a serviço de interesses externos à sigla, nem ser refém de alianças oportunistas que desrespeitam sua história e sua militância.
O Partido dos Trabalhadores nasceu da luta popular, da organização de base, da transparência e do compromisso com a transformação social. Não aceitaremos que essas bandeiras sejam manchadas por práticas que negam nossa história.
Acreditamos que este é o momento de reconstruir o PT no Maranhão com legitimidade, diálogo e inclusão das companheiras, dos companheiros e da população maranhense — especialmente daqueles que mais precisam da transformação social proposta pelo nosso partido.
Nossa candidatura nasce dessa esperança viva, fortalecida pelo apoio massivo das militantes e dos militantes do campo e da cidade, das bases que sustentam o PT. Temos um compromisso inegociável com o projeto nacional liderado por Lula Presidente e com a eleição de Felipe Camarão Governador no Maranhão.
Não seremos linhas auxiliares de nenhum grupo político que queira capturar o PT para outros fins. O partido é do povo — e é com o povo que queremos governar.
Reafirmamos, portanto, nosso compromisso com:
A democracia interna e a participação ativa da militância;
A renovação ética e política do nosso Diretório Estadual;
A autonomia do PT, livre de interferências externas;
E com a construção de um projeto popular e de base, que devolva o protagonismo ao nosso partido no Maranhão.
Seguimos firmes, com coragem e coerência, ao lado de quem constrói o PT todos os dias. É com luta, dignidade, responsabilidade e esperança que dizemos: É tempo de mudança. É tempo de fortalecer o PT nas bases. É tempo de Rogério do PT 310.
Saudações petistas"
Nenhum comentário:
Postar um comentário