Banner Betano

domingo, 1 de junho de 2025

Senado deve aumentar mandato de senador de 8 para 10 anos


O plenário do Senado se mobiliza para aumentar de oito para dez anos o período de mandato dos senadores, revertendo a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que aprovou na semana passada a redução desse prazo para cinco anos. 

A medida faz parte da proposta de emenda à Constituição (PEC) que proíbe a reeleição para cargos do Executivo, unifica as eleições e redefine a duração dos mandatos eletivos. 

A mudança, no entanto, não beneficiará os atuais senadores e só valerá para os eleitos a partir de 2034, quando as eleições municipais e gerais serão unificadas.

O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI/foto), é categórico ao defender a restauração do texto original e afirma que há maioria para isso no plenário.

"Não tenho a menor dúvida de que o plenário votará a favor do mandato de dez anos. É uma regra universal. Em quase todos os países do mundo, o mandato de senador é mais extenso que o de deputado. O Senado é a casa da estabilidade, da segurança e da moderação", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado

Na sessão plenária desta terça-feira (3), o deputado estadual Catulé Júnior (PP) abriu oficialmente o ano legislativo de 2026, com um discur...