Banner Betano


sexta-feira, 6 de junho de 2025

Na França, Maranhão e Brasil recebem certificação de Zona Livre da febre aftosa sem vacinação


Como parte de sua agenda de compromissos oficiais na Europa, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), participou nesta sexta-feira (6), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da cerimônia de entrega do certificado internacional que reconhece o Brasil como país livre da febre aftosa sem vacinação. O título foi conferido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OMSA) e a solenidade foi realizada em Paris, na França. 

O reconhecimento abrange todas as regiões do país, incluindo o Maranhão, que desde abril de 2024 já havia sido reconhecido no âmbito nacional, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como zona livre da febre aftosa sem vacinação.  

A outorga do certificado ao Brasil é uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro, líder mundial na exportação de carne bovina e é resultante de mais de 60 anos de trabalhos conjuntos que envolveram vacinação em massa, reforço na vigilância sanitária e cooperação entre União, estados e produtores rurais. 

Com a certificação internacional, a carne exportada pelo Brasil e pelo Maranhão terão acesso a mercados internacionais que exigem maior controle sanitário de carnes, redução de custos e a melhoria da imagem da pecuária brasileira em todo o mundo, como avalia o governador Carlos Brandão. 

“Isso abre portas para a exportação tanto do bovino como do suíno, e abre, inclusive, o mercado internacional. A gente já vendia para dentro do país, com certificado de zona livre de aftosa interestadual, mas agora recebemos essa certificação internacional. O que eu pude ver aqui são vários proprietários de frigoríficos com interesse no Maranhão. Agora eles podem se instalar, gerar emprego, gerar renda e exportar pelo Maranhão”, ressaltou o governador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maioria dos deputados aposta no crescimento e fortalecimento do nome de Orleans para 2026

Ganha cada vez mais força no cenário pré-eleitoral do Maranhão o nome do secretário estadual de Assuntos Municipais, Orleans Brandão , para ...