O ex-presidente da República e escritor, José Sarney, lança em São Luís, nesta sexta-feira (5), às 18h, uma coletânea especial com três de seus romances mais reconhecidos nacional e internacionalmente: O Dono do Mar, Saraminda e A Duquesa Vale uma Missa.
Em entrevista ao Imirante, Sarney falou com franqueza sobre literatura, memória, política, suas raízes no Maranhão e a esperança de reconectar as obras com novas gerações de leitores.
Durante a entrevista, José Sarney afirmou que o retorno dos romances ao mercado editorial foi uma proposta da Ciranda Cultural, editora responsável pela nova coleção. Segundo ele, as obras estavam esgotadas há anos, o que dificultava o contato das novas gerações com seus livros.
“Escolhi os três romances que tiveram repercussão nacional e internacional muito grande, que marcaram a minha presença quando iniciei a publicação a nível nacional”, justificou o escritor.
Sarney explicou que o relançamento “o rejuvenesce”, pois lembra o período em que era mais conhecido como intelectual do que como político. Ele ressaltou que, após décadas marcadas por sua atuação pública, sente renovado o desejo de reencontrar leitores.
“Deixei de procurar eleitores. Agora, estou atrás de leitores novos”, disse.
Para o ex-presidente, a republicação representa um convite às novas gerações. “Quero que os novos leitores tenham acesso aos livros que escrevi”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário