Rádio Web Conexão

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Se não existisse Humberto de Maracanã...

Cantador de toadas Humberto de Maracanã em suas muitas apresentações
A cultura popular do Maranhão está de luto. Morreu, na tarde desta segunda-feira (19), o cantador do Boi de Maracanã, Humberto de Maracanã, que estava internado na UTI do Hospital Estadual Carlos Macieira, em São Luís, em estado grave. De acordo com nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Humberto, que era diabético, teve uma infecção generalizada e foi submetido a uma cirurgia para amputação da perna esquerda.

De acordo com a viúva do cantador, Maria José Soares, ele passou mal em casa na terça-feira passada (13) e foi levado às pressas para a unidade de saúde. Segundo último boletim médico, divulgado às 17h de domingo (18), Humberto de Maracanã encontrava-se na UTI, sob sedação, e sendo mantido em ventilação mecânica. Ainda de acordo com o boletim médico houve melhora no quadro de infecção após o procedimento de amputação realizado no membro inferior esquerdo.

Perfil

Humberto Barbosa Mendes nasceu em São Luís, em 2 de novembro de 1939, e era mestre do Boi de Maracanã desde 1972. O cantador acompanhou a tradição do boi desde menino: começou como compositor e intérprete de toadas aos 12 anos de idade. Aos 34 anos, tornou-se o cantador Humberto do Maracanã. Foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular.

Humberto de Maracanã, tinha 75 anos e mais de 40 anos dedicados ao bumba meu boi, interpretando toadas do Boi de Maracanã, no sotaque de matraca. Um dos símbolos do São João do Maranhão, o cantador era autor da toada “Maranhão, Meu Tesouro, meu Torrão”, que foi gravada pela maranhense Alcione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irmã de deputado comunista irá disputar Prefeitura de São Luís visando demarcar território

O cenário pré-eleitoral em São Luís ganhou mais um nome para demarcar território na disputa para a Prefeitura de São Luís. Depois de anuncia...