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domingo, 19 de agosto de 2018

E por que não falarmos em educação!


Por Mario Carvalho
Jornalista e candidato a Deputado Federal/Patriota 5133

Aproveitamos esse domingo,19, para colocar em pauta o real papel transformador da educação no contexto social e econômico do país ou de um estado como o Maranhão.

Segundo especialistas na área, a educação no Brasil sempre teve negligenciada sua relação com a economia. Com isso, vieram as implicações que apareceram no setor educacional, quando analisamos o processo educativo em nosso país.

Para especialistas, mudanças sociais estruturais, que levem a população a ter uma melhor condição de vida, nem sempre acontecem porque a própria transformação pode ser reacionária, conservadora ou progressista.

Dados educacionais revelam que a riqueza de um país, expressada por seu Produto Interno Bruto (PIB), isto é, toda a riqueza que é produzida, nem sempre corresponde ao resultado observado na Educação. Mas não se pode negar que o nível de escolaridade está intimamente ligado ao grau de desenvolvimento econômico. 

Para os técnicos do setor, o problema começa quando se confunde o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social; ou pior quando nem aos menos considera os indicadores sociais, tais como taxa de natalidade e mortalidade, expectativa de vida, mortalidade infantil, taxa de analfabetismo e outras. 

O desenvolvimento social implica em qualidade de vida para a população, independente do desenvolvimento econômico.  O país pode ser uma grande economia e não ser desenvolvido socialmente. Sua população, nesse caso, não desfruta dos direitos que deveriam ser assegurados pelo Estado – como saúde, moradia, transporte, segurança e, é claro, educação.

#Estamos na Luta!

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