Rádio Web Conexão

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Maranhão: uma porta aberta para a exploração do turismo sustentável

Jornalista e blogueiro Mario Carvalho está pré-candidato a deputado federal pelo Patriota
O Maranhão é o segundo maior estado em extensão territorial (331.937.450 Km2) da região Nordeste e o oitavo maior do Brasil, possuindo uma população de mais de 7,2 milhões de habitantes.

Com esses atributos territoriais, o estado também possui o segundo maior litoral do país e uma diversidade de ecossistemas. Segundo o site Wikipédia, são 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, diversas variedades de cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas.

Também é perceptível, na maior parte do ano (entre os meses de maio a novembro), a seca branda na Microrregião das Chapadas do Alto Itapecuru, acentuadamente em São João dos Patos e Barão de Grajaú. Essa diversidade está organizada em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos.

São eles: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e o polo da Floresta dos Guarás. Com redução de altitudes e regularidade da topografia, é apresentado um relevo modesto, superior a 90% da superfície inferiora 300 metros.

TocantinsGurupiPindaréMearimParnaíbaTuriaçu e Itapecuru são os rios mais importantes e pertencem às bacias hidrográficas do Parnaíba, do Atlântico Nordeste Ocidental e do Tocantins-Araguaia.

"Pelo que se pode observar, o Maranhão é um estado rico em belezas naturais , sendo uma porta aberta para a exploração do ecoturismo. Esse deve ser um dos pontos a ser explorado e melhor gerenciado pelas autoridades políticas do nosso estado, com o foco direcionado para o desenvolvimento sustentável, trazendo para a população uma melhor qualidade de vida", afirma o jornalista e blogueiro Mario Carvalho, pré-candidato a deputado federal pelo Patriota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Othelino cai na real, deve deixar o PCdoB e migrar para o Solidariedade

Depois da esposa, a senadora Ana Paula Lobato ter se filiado ao PDT e assumido a liderança do partido no Senado, agora é a vez do deputado ...