Rádio Web Conexão

terça-feira, 2 de junho de 2020

Anormalidade virtual na divulgação de óbitos por Covid-19 no Maranhão


EDITORIAL


O portal da Secretaria de Estado da Saúde (SES) parece ter parado no tempo e no espaço e deixado de contabilizar o real número de óbitos no Maranhão. É inquestionável que já ultrapassamos o quantitativo de mais de 1 mil mortes no estado, porém os dados oficiais não batem com a realidade do avanço do novo coronavírus (Covid-19) nos 217 municípios maranhenses.

Pelo que temos observado somente crescem os números de infectados pela doença, que atualmente já ultrapassa a casa dos 36 mil confirmados e 992 suspeitos, conforme dados "atualizados".

Na semana passada, o próprio secretário de Saúde, o advogado Carlos Lula, admitiu, em entrevista à TV Mirante, que os dados oficiais de mortes no Maranhão tem um atraso considerável de uma ou até duas semanas para divulgação no site da SES.

"A gente tem um atraso de uma ou duas semanas na divulgação dos óbitos, porque temos uma fila de pessoas para realizar os exames e nós temos prioridades. As prioridades são pessoas que estão internadas em hospitais. Por isso, temos esse atraso...".

Podemos perceber claramente esse atraso virtual, mesmo com toda tecnologia disponível no mundo, onde a comunicação galopa a passos largos. Ao que parece, em tempos da pandemia da Covid-19, o Maranhão vai tentando amenizar esse triste quadro de gravidade com estatísticas fora do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

O rendimento médio mensal domiciliar per capita do Brasil chegou a R$ 1.848 em 2023. Esse é o maior valor já apurado no país e representa um...