Rádio Web Conexão

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Os atos do 3 de Julho "Fora Bolsonaro" em São Luís


Por Mary Ferreira

Professora, Bibliotecária, Feminsta e Doutora em Sociologia

Os atos pelo impeachment de Bolsonaro, em São Luís, vem sendo realizado desde janeiro deste ano, quando uma mobilização puxada pelos Partidos de Esquerda (PT, PSOL, PCdoB, PSB, PSTU, PCB) e várias entidades da sociedade civil, entre os quais o Fórum Maranhense de Mulheres, União pela Moradia, Central dos Movimentos Populares, MST e os diversos movimentos da Juventude e Movimento Estudantil se aliaram na Praça Maria Aragão.

Nos meses de março e abril houve uma parada em virtude do aumento da pandemia e em 29 de Maio o povo foi para a rua novamente, para protestar e intensificar a luta pelo FORA BOLSONARO. 

As razões para estar na rua, segundo a coordenação do movimento, são muitas, e mesmo considerando o perigo que se corre com a COVID 19, ainda com um nível alto de contaminação, a avaliação dos organizadores do movimento é que o vírus não é mais letal do que o perigo que o brasileiro corre de manter um governo que não cria nenhuma alternativa para tirar o Brasil da crise sanitária, econômica, política criada por ele e seus ministro que trabalham em uma única direção: privatizar os que se tem de empresas públicas, fechar as universidades e promover o caos na saúde.

As denúncias recentes de corrupção evidenciando qual era o projeto de Bolsonaro desde o momento em que se negou a comprar vacina, contribuíram para indignar mais ainda a sociedade brasileira. As denúncias de que a cada dose Bolsonaro e seus asseclas ganharam um dólar, demonstra o projeto genocida deste governo e sua falta de humanidade. 


Essas denúncias levaram os movimentos à nova manifestação no dia 3 de Julho. A antecipação deste ato realizado no sábado, foi mais uma estratégia das organizações de pressionarem o Congresso pelo Impeachment Já. Após a entrega do superpedido de impeachment protocolado na Câmara o dia 30 de Junho, por iniciativa de ABJD, PT, PDT, PSB, PC do B e PSOL, que se somaram as organizações sindicais e aos movimentos sociais resolveram realizar os atos do dia 3 J FORA BOLSONARO, por considerarem a necessidade e urgência de acelerar a saída deste governo que não tem projeto para tirar o Brasil da crise.

Em São Luís o ato iniciou as 8:30 da manhã na Praça Deodoro com a presença de milhares de pessoas. Neste ato teve a presença do Boi da Baixada que com seus pandeirões, matracas e toadas contra Bolsonaro, deu um tom especial ao ato.

A manifestação seguiu em passeata pela Rua Rio Branco até a Ponte do São Francisco que foi ocupada pelos mais de 4 mil participantes As palavras de ordem eram todas de denúncias: VACINA PARA TODOS JÁ, FORA BOLSONARO! Um dólar valeu a vida de minha avó! BOLSONARO É UM VÍRUS QUE MATA. FEMINISMO E LUTA PELA VIDA DAS MULHERES. 

As imagens acima refletem a grandeza do movimento e a indignação dos ludovicenses contra este governo responsável por 522 mil mortes, responsável por 14 % de desempregados, responsável pelo aumento do gás de cozinha, da gasolina, do arroz do feijão. O movimento volta as ruas no dia 24 de julho.

Não irá parar até que o Brasil volte a ter esperança e isso somente será possível com o FORA BOLSONARO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta qui...